• (11) 29353410 • (11) 29353413

Vença o Sofá: Saiba Como Vender Para Clientes que Nunca Pisaram numa Academia

Demonstre interesse nas necessidades do clienteEssas questões são muito importantes de serem observadas pelos proprietários das academias, isso porque boa parte acredita que para atrair quem não está acostumado a atividades físicas devem ser utilizadas as mesmas estratégias para o publico que já frequenta ambientes fitness.

Para temos uma percepção de como isso acontece, encontramos um vídeo em que um sujeito, que alega ter hábitos sedentários, resolve por a prova tudo que se fala a respeito de se praticar atividade física nas academias: disposição, prazer, bom sono,  mais disposição, etc.

O rapaz passou o dia inteiro numa academia, filmou toda sua experiência nos aparelhos e exercícios  propostos pelos professores e deu sua opinião a cada atividade que desenvolvia.

Mesmo com um tom humorístico, o vídeo (que você encontra no final desta postagem) consegue transmitir algumas ideias interessantes sobre como o seu cliente percebe aquilo que você vende para ele no momento da visita. A partir disso, preparamos algumas dicas e sugestões para que você possa identificar se seu negócio realmente está engajado em receber as pessoas que estão fora da academia e precisam tanto de seus serviços.

Demonstre interesse nas necessidades do cliente

Quando você recebe um cliente em sua academia é fundamental a investigação rápida de suas expectativas. Uma maneira bem prática de se obter isso é fazer perguntas “abertas” ao seu futuro aluno. Veja alguns exemplos:

Demonstre interesse nas necessidades do cliente

Essa investigação sem pressupostos torna a abordagem muito mais eficiente do ponto de vista de vendas, que nada mais é do entender e ajudar o cliente a conquistar suas expectativas. Isso nos coloca na posição de “conselheiro interessado verdadeiramente em ajudar“. Portanto escute mais o seu cliente e ofereça aquilo que ele deseja e não aquilo que você acha que ele quer.

Venda mais benéficos do que aparelhos a seus clientes

É comum algumas academias venderem aos clientes apenas sua estrutura com aparelhos, como se fosse isso que fosse conquistar o aluno. Essa abordagem talvez chame a atenção de quem está acostumado a praticar exercícios físicos e frequentar ambientes fitness, mas para quem nunca pisou numa academia, pode além de não ser impactado, ter uma percepção distorcida de seu negócio.

Imagine uma pessoa sedentária que, finalmente resolveu sair de casa para se exercitar e a recepcionista mostra uma sala de musculação com toda parafernália e aparelhos. Ele poderá sentir-se como estivesse entrando numa sala de tortura.

Venda mais benéficos do que aparelhos a seus clientes

O importante é identificar os motivos pelos quais o cliente resolveu procurar sua academia, e a partir da percepção apurada de suas expectativas, oferecer os benefícios que as atividades físicas proporcionam e não necessariamente a atividade, aparelhos ou equipamentos.

Em nossa sessão de materiais educativos, você poderá encontrar dicas importantes para melhorar a Gestão de sua Academia e o marketing de seu negócio para fidelizar e conquistar clientes, inclusive os que estão fora da academia.

Alguns exemplos de benefícios interessantes de se vender a esses clientes são:

Esses pressupostos são particularmente úteis para que os gestores organizem sua comunicação e alinhem com as vendas, buscando demostrar ao cliente as conquistas e benefícios e não os meios para chegar até eles.

Quando comunicamos esses benefícios estamos encurtando o caminho até a decisão do cliente, deixando de falar do caminho para falar da conquista.

Ofereça variedade de aulas com benefícios

As tradicionais salas de musculação, sem dúvida são ambientes multitarefas importantes para o desempenho nos exercícios dos alunos, porém uma das coisas que raramente as pessoas conseguem fazer é se divertir.

Ofereça variedade de aulas com benefícios

Como já falamos, mostrar aparelhos de musculação aos clientes como fator de diferença, pode afastá-lo da tentativa de praticar atividade física.

Aqui entra a importância de se oferecer grande variedade de aulas e atividades que possam atrair o cliente, atender suas necessidades e entregar os resultados esperados.

Compromisso com as mudanças do futuro

Como gestor, sua responsabilidade é acompanhar e alinhar-se as mudanças de paradigmas do mercado e sociedade, pois elas afetam as transformações de comunicação com seus clientes. Isso significa não parar no tempo no processo de evolução de seu negócio.

Mude sua estratégia, mude sua comunicação, mude seu posicionamento. Se precisar de ajuda chame alguém, senão, faça sozinho. Mas faça. Isso vai garantir o sucesso de seu negócio nos próximos 10, 20 ou 30 anos.

Quer mais dicas? Baixe nosso Ebook gratuitamente – Clique na imagem abaixo.

Ebook Gestão de Academias com Piscina


Relacionados

Marketing para Academia Funciona?

Marketing para Academia Funciona?

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

Infográfico: Sua Academia Pode Ser Tão Gostosa Quanto um Delicioso Ovo de Chocolate.

Infográfico: Sua Academia Pode Ser Tão Gostosa Quanto um Delicioso Ovo de Chocolate.