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Recepcionistas que Vendem ou Vendedoras que Recepcionam?

Uma academia é uma empresa como qualquer outra e, como na maioria dos casos, quem fica como recepcionista também fica com a importante tarefa de vender o produto, no caso das academias, vender a matrícula, mensalidades, planos e anuidades. Assim, quem fica na recepção acaba tendo uma das responsabilidades mais importantes: conseguir mais alunos.

É a recepcionista que mostrará quais planos a sua academia oferece, quais as vantagens de cada um e como eles podem se adaptar à rotina das pessoas que chegam ali. Quem exerce essa função também terá que oferecer um atendimento personalizado para quem já está matriculado, fidelizando o cliente.

Então, investir na recepcionista da sua academia é uma forma de conquistar mais alunos e, consequentemente, aumentar os lucros do seu empreendimento!

Listamos abaixo quais medidas você precisa tomar para transformar o seu recepcionista em uma verdadeira máquina de vendas.

 

 

Ela deve exercer a paciência

É muito importante que a recepcionista seja paciente com aquela pessoa que está na dúvida de qual plano escolher ou mesmo se quer começar alguma atividade física ou não.

Portanto, a profissional deve estar devidamente informada de como tratar mesmo os clientes mais difíceis. Lidar com pessoas nem sempre é fácil, mas a paciência é uma virtude e é necessário compreender que a recepcionista, assim como toda a empresa, precisa satisfazer os alunos em todos os aspectos.

 

 

Ela deve estar treinado

A recepcionista precisa receber o treinamento adequado para ser uma boa vendedora. A responsabilidade desse profissional é muito grande para não investir nessa função, afinal, a recepcionista é uma das únicas pessoas da sua empresa que lida quase que com 100% dos clientes

Essa profissional representa o primeiro rosto que os possíveis clientes olham quando entram no seu estabelecimento. Assim, é preciso que ele aprenda, por exemplo, a ser um excelente consultora de vendas e diversas técnicas de negociação para vencer as possíveis objeções dos consumidores.

 

 

Ela precisa ter os valores da academia

É muito importante que a recepcionista esteja com os valores alinhados aos da academia. Ela será uma representante do estabelecimento e, por isso, deve transparecer os mesmo valores. Por exemplo, digamos que, mais do que vender, o seu principal propósito é estabelecer um vínculo com os alunos. Portanto, esse tipo de comportamento precisa ser seguido.

 

 

Ela precisa estar motivada

A motivação é um aspecto muito importante para qualquer empresa. Você como diretor ou gestor da academia precisa manter todos motivados. Essa é uma forma de a equipe saber se estão fazendo a coisa certa. Além disso, a motivação faz com que eles queiram sempre melhorar.

O gestor da academia precisa ter a consciência da importância do recepcionista. Portanto, vale a pena investir nesse profissional para que ele possa aumentar os lucros do negócio.

 

 

Além dessa responsabilidade, o gestor possui várias outras e, para facilitar o seu trabalho, nós criamos o eBook Liderança de Equipes para Academias — O Guia Completo. Baixe agora mesmo!


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