• (11) 29353410 • (11) 29353413

10 Dicas para você ter os melhores profissionais do mercado

Como funciona o processo seletivo para academias?

Todos os dias o mercado forma e oferece diversos profissionais, principalmente voltados para a saúde. Mas você já imaginou como seria um processo seletivo para academias? E, principalmente, a forma como conduzi-lo?

 

Na hora de abrir um processo seletivo para academias é normal surgirem algumas dúvidas sobre como atrair possíveis candidatos e, os meios para divulgar a seleção. Além de sempre ter a preocupação de conseguir perceber a qualificação daquele possível profissional. Afinal, organizar um bom processo seletivo para academias não é fácil. O nosso post de hoje irá esclarecer algumas dúvidas, em dez passos, de como funciona o processo seletivo para academias.

 

Passo 1: Planejamento e definição da vaga

O primeiro passo é sempre definir para qual vaga será iniciado o processo, e qual é o estilo de profissional que você pretende e, consequentemente, a descrição do cargo junto com a função que o candidato irá desempenhar.

 

Passo 2: Apresente os objetivos da empresa

Apesar do pacote de salário e benefícios serem extremamente atrativos, os candidatos geralmente não levam em consideração na hora da escolha. Por isso, durante todo o processo, deixe claro os objetivos da empresa, conte a história da academia, os objetivos que foram alcançados e dê espaço para que o candidato faça perguntas. Já contamos que não fazer isso é um dos principais erros na gestão de academias  por isso é muito importante coloca-los em ação.

 

Passo 3: Refine os critérios de seleção

 

 
Em um processo seletivo de academias é necessário determinar certos critérios de avaliação, que poderá ser utilizado como um peso na hora da avaliação como formação, conhecimentos adicionais, experiências e objetivos profissionais e etc.
Enumere estes critérios e de peso para eles. Por exemplo, Experiência = peso 2, Valores alinhados com a Academia = peso 5, relacionamento com o público = peso 3, instituição de ensino = peso 4 e assim por diante. Você quem decide, de acordo com as suas prioridades :)

 

Passo 4: Também faça entrevistas por telefone

Após selecionar os candidatos e os currilos, faça uma entrevista por telefone, de no máximo 15 minutos com cada um.
Este primeiro passo é importantíssimo para analisar a experiência na área, o real interesse na vaga e principalmente se o candidato(a) tem o perfil e os valores alinhados com você, gestor, e a sua empresa.

 

Passo 5: Sempre envolva o supervisor nas entrevistas presenciais

No processo seletivo de academias é importante o supervisor, ou até mesmo um dos sócios, sempre estar envolvido e presente nas entrevistas, desta forma, fica explicito a importância da cargo, e o candidato certamente vai demonstrar outro tipo de comportamento na frente de alguém com hierarquia maior.
Uma vez com o candidato, prefira perguntas objetivas e diretas que possam eliciar de fato o que você quer saber dele ou dela

 

Passo 6: Realize testes de aptidão

Os conhecimentos técnicos podem ser confirmados de diversas maneiras. Nos casos de academias realize testes de aptidão, veja como ele se comporta na presença dos alunos, explica os exercícios, corrige o que estiver sendo feito de forma incorreta, e ajude aquele que necessita de atenção.
Você pode inclusive inserir alguns testes na hora da contratação para verificar se aquele profissional de fato sabe lidar com a situação em questão. Testes são ótimos para avaliar de fato a capacidade profissional e não só o currículo.

Lembre-se que é muito importante você assumir o papel de líder para este candidato. Saiba mais no vídeo abaixo:
 

 

 Passo 7: Procure informações do candidato

Após ter alguns candidatos selecionados e entrando na reta final do processo seletivo, procure por recomendações dos outros locais de trabalho, assim você poderá usar como um filtro para a decisão. Olhe também as redes sociais do candidato, verifique se os valores dele combinam com os valores de sua empresa. Os valores precisam estar altamente alinhados, caso contrário você tem o risco muito grande daquela pessoa não se adequar a sua vaga.

 

Passo 8: Decida com rapidez

As academias precisam sempre de profissionais certo? Crie um fluxo de contratação ágil, sem essa de ficar semanas e mais semanas na contratação do seu profissional.
Siga os passos deste post para que sua contratação seja perfeita e assim você gaste somente o tempo necessário neste processo!

 

Passo 9: Evite Improvisar

Sabemos que alguns recém-formados apresentam vantagens que compensam a pouca experiência, porém tenha certeza do profissional que deseja contratar, e de qual será a sua função dentro da sua academia.

 

Passo 10: Dê a resposta por telefone ou pessoalmente

Procure sempre dar o feedback por telefone ou presencialmente, isso mostra a importância do cargo, além de já ser possível passar todas as recomendações de documentos necessários para o início do trabalho.

Seguindo esses passos você terá um bom processo seletivo na sua academia e conseguir profissionais qualificados para todas as funções.


Relacionados

Ciclo de Compra e Ciclo de Vendas nas Academias: Entenda como funciona na Prática

Ciclo de Compra e Ciclo de Vendas nas Academias: Entenda como funciona na Prática

Bem-estar na Terceira Idade, um bom investimento para Academias

Bem-estar na Terceira Idade, um bom investimento para Academias

Acade é matéria de capa

Acade é matéria de capa