fbpx 8 dicas para ter um studio de personal de sucesso | Acade Gestão de Academias
  • (11) 94371-0022

8 dicas para ter um studio de personal de sucesso

Já pensou em ter um studio de personal de sucesso? Um studio oferece diversas vantagens para os clientes. Ele consegue reunir o que a de melhor em uma academia com a orientação de um personal trainer. Por isso, muitas pessoas tendem a procurar esse serviço que oferece um excelente custo benefício.

Quem treina nesse tipo de espaço consegue ter muito mais atenção do profissional, melhor acompanhamento e, consequentemente, maior qualidade nos treinos e resultados mais rápidos. Dessa forma, você oferece um serviço repleto de benefícios e assim, pode agregar maior valor a ele e, é claro, se tornar um grande sucesso.

 

Como fazer isso? Como conquistar mais alunos e se destacar da concorrência? Vamos agora dar 08 dicas para ter studio de personal de sucesso e ajudá-lo a percorrer esse caminho do da forma mais fácil e rápida possível!

 
 

1. Identifique os erros

A primeira coisa a se fazer é analisar cada um dos setores do seu personal studio. Tenho todos os aparelhos necessários? Eu sei como divulgar o meu trabalho? O valor está adequado? Como está o atendimento? A localização é boa?

 
Todos esses pontos e outros que sejam igualmente relevantes precisam ser analisados para que você possa começar a reparar os erros do seu negócio. Afinal de contas, não há como fazer qualquer tipo de planejamento que o levará ao sucesso se você não sabe por onde começar. Além de identificar os pontos fracos da empresa, é preciso também analisar os pontos fortes para melhorá-los. Uma ferramenta que pode ajudá-lo nesse momento é a matriz SWOT.

Esse é o primeiro passo para ter um studio de personal de sucesso!

 

 

2. Faça um planejamento

Um bom planejamento é essencial para ter um studio de personal de sucesso, e também para sucesso de qualquer outro negócio. A falta de um bom planejamento pode, inclusive, levá-lo a fechar as portas, como acontece com diversas empresas no Brasil. Não ter um plano pode levar a problemas como aumento dos custos, perda de alunos (criando prejuízos), desconhecimento das dificuldades do mercado e, quando acontece uma crise econômica, é mais fácil jogar a toalha.

 
 

Baseado nos pontos fracos e fortes já identificados, trace o percurso para alcançar o objetivo. Tenha um plano de ação, especialmente para os momentos de dificuldade econômica como as épocas do ano nas quais há menos alunos matriculados, por exemplo, no inverno, determine a estratégias e as táticas e também as metas, que devem ser alcançáveis e facilmente mensuráveis.

 
 

3. Ofereça um diferencial

Pense: porque as pessoas fariam matrícula no seu studio e não no do concorrente? Você deve pensar bem se colocando no lugar do seu público-alvo e assim, ficará mais fácil identificar qual pode ser o diferencial do seu negócio. Pode ser a quantidade de pessoas por hora que frequentam a academia, a flexibilidade de horários, por exemplo, abrir ao meio-dia, entre outros.

Uma ótima forma de ter boas ideias é fazendo uma pesquisa de mercado com os alunos e o público-alvo. Questione o que falta no local e como ele pode melhorar.
Oferecer um diferencial é um dos melhores caminhos para ter um studio de personal de sucesso

 

 

4. Faça parcerias

As parcerias são muito importantes em um mercado altamente competitivo como o de fitness. Além disso, essas parcerias podem ser, inclusive, o seu diferencial.

Associe-se a nutricionistas, nutrólogos, cardiologistas e demais profissionais que estejam relacionados com o seu nicho. É possível oferecer uma vantagem para os alunos como um desconto e assim, todos saem ganhando.

 

 

5. Renove o conhecimento

Esteja sempre se aperfeiçoando e fazendo novos cursos. No mercado fitness, as novidades não param de chegar, até porque, existem muitas pesquisas relacionadas a isso.

Além de fazer cursos de aperfeiçoamento, você também pode criar o hábito de ler artigos científicos sobre formas de treinamento, resultados obtidos com um determinado tipo de estímulo e assim por diante. Sempre tenha conhecimento embasado em estudos sérios para passar aos seu alunos.

 
 

6. Tenha um atendimento impecável

studio de personal de sucesso - Atendimento impecavel

O atendimento deve ser um dos pontos fortes do seu empreendimento. Você oferece serviços e como há muita concorrência no mercado, é necessário que você esteja sempre aperfeiçoando esses serviços.

Por exemplo, você pode oferecer uma avaliação física gratuita assim que o aluno faz a matrícula e cobrar as outras normalmente. A avaliação é essencial para traçar um plano de treino e isso mostra mais compromisso com a saúde e os objetivos do seu aluno.

 
 

7. Invista em marketing digital

Especialmente se o seu studio não está em um local no qual tem uma movimentação de pessoas muito grande, é preciso ser visto de alguma forma e o marketing digital é uma maneira excelente e com um ótimo custo-benefício.

Você pode criar uma página no Facebook para compartilhar o conteúdo do seu blog, uma conta no Instagram para dar dicas de treinamento e também um canal no YouTube, mostrando um pouco sobre como você trabalha e dando dicas que como fazer determinado exercício da forma correta. Isso consegue oferecer maior credibilidade no mercado e mais pessoas passaram a procurar os seus serviços quando você se tornar uma referência no mercado.

 

 

8. Faça uma boa gestão

O seu nicho é na área de saúde, mas para aqueles que possuem um studio de personal, é preciso que você se veja como um empreendedor. E, como tal, precisa cuidar da gestão do seu negócio.

É preciso saber quantos alunos estão matriculados, qual a média por mês, quantos são inadimplentes, quantos cancelaram a matrícula, se é necessário contratar mais pessoas e assim por diante. Ter o maior controle possível do seu negócio é mais do que necessário. Afinal de contas, sem essas informações você estará à mercê do mercado.

Para ter melhores resultados, pode ser necessário delegar algumas tarefas para profissionais que entendem melhor do assunto. Existem também softwares que podem ajudar e você pode contar a ajuda de consultores que indicarão o melhor para para o sucesso do seu studio de personal.

 
 

Agora que você já sabe como ter um studio de personal de sucesso, que tal melhorar as finanças do seu negócio? Então veja 7 dicas que podem ajudá-lo!

 


Relacionados

Ciclo de Compra e Ciclo de Vendas nas Academias: Entenda como funciona na Prática

Ciclo de Compra e Ciclo de Vendas nas Academias: Entenda como funciona na Prática

10 Dicas para você ter os melhores profissionais do mercado

10 Dicas para você ter os melhores profissionais do mercado

10 livros de gestão para melhorar a sua academia

10 livros de gestão para melhorar a sua academia