• (11) 29353410 • (11) 29353413

Perspectivas para 2018 no mercado de Academias

PERSPECTIVAS PARA 2018 NO MERCADO DE ACADEMIAS

 

O trabalho de previsão e planejamento não ocorre proveniente de palpites ou chutes. A maneira assertiva de mensurar as perspectivas para 2018, no ponto de vista do mercado de academias, é através de análise e visão omnidirecional referente aos anos anteriores, em especial o de 2017.

Neste ano, os efeitos da crise econômica ainda foram sentidos, porém de maneira estável. As perspectivas para 2018 são de continuidade desta estabilidade. O cenário tende melhorar, porém de maneira tímida.
 

Desafios.
desafios - persepctivas para 2018

A presença de microacademias no mercado tende se tornar ainda maior. Por microacademias, entendem-se locais com espaço pequeno, pouca variedade de atividades, preço alto e alta rotatividade de clientes.

Academias completas e multifuncionais, com a oferta de atividades de clube serão as principais prejudicadas com este cenário. O fator determinante será o preço abaixo do ideal que as redes low cost impõe.

O principal desafio estará relacionado à comunicação, no sentido de explicar e garantir que os clientes entendam profundamente as vantagens de se assinar um contrato com uma academia, mais especificamente: com a sua academia.

Sua argumentação deverá girar em torno dos benefícios, variedades e qualidades que seus concorrentes, fatalmente não possuem.
Visitas.
Infelizmente, dentre as perspectivas para 2018, não se projeta grande aumento de visitas em relação ano anterior. Porém, o número de visitas irá, sim, subir.

O que há de se esperar destas visitas é um nível de ceticismo e barganha elevado por parte dos consumidores. Clientes estão, agora, acostumados com micro academias e redes que cobram valores abaixo do ideal.

Para se preparar e garantir que sua academia não sofra quedas e aproveite desta moderada crescente no número de visitas, recomenda-se esta leitura.

 

Vendas.
Vendas - Perspectivas para 2018Uma das perspectivas para 2018 é que o nível de ceticismo e exigência dos clientes se torne ainda maior. Parte disto se deve ao fator crise econômica e o poder aquisito reduzido ainda vigente. Mas, há também o fator microacademias concorrentes que cobram preços abaixo do ideal que levam os clientes a questionar outras academias.

Para lidar com este ceticismo, recomenda-se reavaliar todo seu mix de produtos, suas ofertas e benefícios.

Prezar pela qualidade, tanto de serviço quanto de comunicação e garantir que o cliente perceba o real valor de pagar o preço que lhe for cobrado.
Renovação de planos.
Este é um ponto, dentre as perspectivas para 2018, onde o gestor deverá investir. A lógica é simples: manter um cliente custa menos do que conquistar um novo.

Dito isto, invista em ter a maior qualidade possível do recurso mais importante em sua academia: sua equipe.

Atenção: Equipe não se refere apenas aos instrutores. Academias são ambientes de cunho social. Alunos, frequentemente, procuram um local onde possam se sentir livres de estresse e frustrações. Garantir que sua equipe contribua para este clima é fundamental.

Para encontrar os melhores profissionais, considere esta leitura.

 

Crescimento de Mercado.
Crescimento de Mercado - Perspectivas para 2018

As perspectivas para 2018 apontam para a volta do crescimento do mercado, porém – como já comentando – de maneira tímida.

O que não significa que você deva ser tímido com seus esforços!
Em situações como estas, deve se aproveitar e todas oportunidades para extrair o máximo de seu negócio.
O Modelo de Gestão de Academias e Consultoria da Acade System já foi testado e comprovado por diversas academias, trabalhando com raciocínio estratégico e inteligência competitiva.

As perspectivas para 2018 mostram que as possibilidades voltarão a se fazer presente, porém ainda há muito trabalho a ser feito.


Relacionados

Vendendo na época de baixa

Vendendo na época de baixa

Lei do atestado médico nas Academias: Use-a a seu favor

Lei do atestado médico nas Academias: Use-a a seu favor

Quais As Desculpas Para NÃO Fazer Academia que As Pessoas Mais Falam?

Quais As Desculpas Para NÃO Fazer Academia que As Pessoas Mais Falam?