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Perspectivas para o mercado de academias em 2019

 

O mercado de academias está crescendo apesar de os últimos anos diante da crise financeira no país. Porém, o mercado de uma forma geral anda aquecido e esperançoso com o novo governo mais voltado para o crescimento das empresas, nesse post vamos te explicar tudo que você precisa saber e também o que esperar para o mercado de academias em 2019.

Em 2018, o mercado fitness já contava com mais de 30 mil academias espalhadas pelo país. A concorrência é grande e, por isso, exige uma grande criatividade da equipe para criar formas não só de conquistar mais clientes como de reter os alunos que já possui.

Há um grande público para esse mercado. As pessoas já perceberam que a prática de atividade física não é apenas para quem deseja ter um corpo bonito, mas, principalmente, para aqueles que desejam manter uma boa saúde. Portanto, vale a pena apostar no mercado, porém, para isso, é preciso saber quais as perspectivas que ele apresenta.

 

Economia para 2019

Economia e o Mercado de Academias em 2019. Tudo o que você precisa saber.
No início de 2018, a previsão de crescimento da economia brasileira era de 2,97%, porém, com o passar do tempo, essa expectativa caiu para 2,5%. Dessa forma, a recuperação da nossa economia caminhou a passos mais lentos que o esperado pelos especialistas.
Para 2019 espera-se um crescimento, porém, também moderado e, caso não haja uma reforma da previdência, a tendência é que esse crescimento seja ainda menor. De acordo com os especialistas, a expectativa de crescimento da economia em relação ao ano passado fica entre 2 a 3%. É um crescimento modesto e que vai se manter até o final do mandato do atual presidente, ou seja, até 2022.

Ainda assim, é possível se animar um pouco já que a economia volta a crescer, inclusive para o mercado de academias em 2019, ainda que a passos lentos. Há um certo otimismo por conta do novo governo, mas ainda é cedo para afirmar qualquer coisa.

De qualquer maneira, o mercado de academias precisa se preparar para o ano. Afinal de contas, haverá crescimento e, com isso, as pessoas terão mais dinheiro para investir em prioridades que é o caso da saúde.

Veja abaixo o que esperar do mercado de academias em 2019 e assim, saber como se organizar para faturar mais esse ano!

 

 

Tendências para o mercado de academias em 2019

 

Treinos personalizados

A questão da personalização é uma máxima no mercado e também uma baita tendência para o mercado de academias em 2019, especialmente quando o assunto é saúde.

As pessoas já entenderam que o treino que vale para o amigo, pode não oferecer bons resultados para outra pessoa. Por isso, estão procurando maior especificidade para o momento dos treinos.

Sendo assim, é interessante que a sua academia ofereça um serviço de avaliação e que, a partir dela, o treino do aluno seja traçado com base nos objetivos dele. Oferecer outros serviços agregados como o exame de bioimpedância também é um diferencial.

 

Tecnologia

As academias não têm como escapar da tecnologia e fugir dela é um grande erro. Atualmente, os aplicativos estão sendo a melhor opção para esse tipo de empreendimento. Tem gente treinando sem professor, só por meio de dos apps, não pensar nisso para seu negócio é deixar de lado uma grande tendência do mercado de academias em 2019.

Por exemplo, a academia pode ter um aplicativo com o treino de cada aluno, descrevendo as séries e as repetições. Podem também colocar vídeos de como os exercícios devem ser efetuados. Essa é uma ótima maneira de reduzir, por exemplo, o trabalho dos instrutores e de oferecer maior qualidade e rapidez nos treinos dos alunos. Obvio que, o trabalho do instrutor e do professor, nunca deve ser substituído por esse tipo de estratégia. Esta é uma estratégia COMPLEMENTAR!

Além disso, o aplicativo também serve como uma forma de check-in e assim, quando ele não efetuar o pagamento da mensalidade, o aplicativo pode mandar uma mensagem ou ficar bloqueado.

 

Terceira idade

Em 2030, o nosso país terá a 5ª população mais idosa do mundo e o mercado já está de olho nesse grupo. Os idosos de hoje não são mais aqueles que ficam em casa apenas tomando conta dos netos ou fazendo tricô.

Hoje, eles pensam muito mais na qualidade de vida e sabem que isso está diretamente associado à prática de exercícios físicos. Muitos também se preocupam com a forma física e desejam estar muito bem para serem o mais independentes que puderem.

Por isso, essa é uma forte tendência para o mercado de academias em 2019. Será preciso se adaptar para atender a essa nova demanda do mercado e entender os principais anseios desse público.

 

Diversidade de aulas

É preciso quebrar alguns paradigmas quando o assunto são as aulas da academia. Atualmente, as pessoas estão buscando algo além das aulas de jump.

Treino HIIT, funcional, aulas de ioga, meditação e outras estão sendo constantemente procuradas, especialmente em cidades maiores como as capitais.

O conceito de que academia está direcionada para musculação vem diminuindo gradativamente. A tendência para 2019 é que esses estabelecimentos possam oferecer muito mais do que isso. É uma forma de dar aos alunos poder de escolha e evitar que se matriculem na concorrência.

 

Segmentação

O mercado de academias em 2019 se mostra bastante segmentado, inclusive nas cidades menores.

É possível encontrar estúdios, locais específicos para treino funcional, empresas de corrida, grupos de bicicleta, grandes locais que oferecem CrossFit e assim por diante. Então, é necessário que você saiba em que ponto deseja se posicionar e qual segmento pretende seguir.

 

Marketing digital

Não tem como escapar do marketing digital. Ele consegue oferecer muito mais comodidade para os clientes. Eles preferem, obviamente, conhecer a academia sem precisar sair de casa.

Sendo assim, a empresa precisa estar presente nas redes sociais mais fortes na sua cidade. Tenha vídeos ou um programa no qual as pessoas possam fazer um tour pela sua academia.

Ter visitas físicas às academias é muito mais difícil atualmente. Assim como você, as pessoas estão sem tempo disponível e preferem pesquisar antes de tomar a decisão final.

 

Se adaptar para crescer

Adpte-se! uma das persepectivas para o Sabe o que esperar para o mercado de academias em 2019!

Muitos gestores de academias acreditam que perderam alunos por conta da crise. Porém, essa queda não está diretamente associada a esse fator. Em muitos casos, os seus clientes saíram porque a sua academia não conseguiu se adaptar ao mercado e porque não ofereceu a solução da qual eles precisavam.

Por exemplo, se as pessoas estão passando por um momento de dificuldade financeira, elas podem procurar por mensalidades menores. Mas, se você oferecer, por exemplo, um pacote promocional, com preços menores que os normais, essa é uma ótima forma de manter os seus alunos.

Isso significa que, mesmo com o baixo crescimento da economia, é possível manter e até aumentar o número de clientes. A mudança que precisa ser feita é interna, são os fatores internos e que estão sob o seu controle que precisam ser modificados.

Para isso, o primeiro passo é conhecer bem o seu mercado. Quem são os clientes, o que eles mais gostam na sua academia, do que eles sentem falta? A partir do momento em que os pontos fortes e fracos forem identificados, fica mais fácil saber o que pode ser modificado e melhorado para atender melhor a sua região.

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