O desafio de equilibrar a Época de Alta e a Época de Baixa nas academias
O verão é considerado uma das Épocas de Alta nas Academias, sendo que neste período aumenta em média 30% a frequência e adesão nas academias, segundo pesquisa da Podium. Consequentemente o inverno, o tempo chuvoso, a preguiça desestimulam a adesão das academias, gerando a Época de Baixa.
Porém, vale ressaltar que o clima é apenas um dos fatores responsáveis por Épocas de Alta e Baixa nas academias, a complexidade regional do país, o cotidiano das pessoas, e a cultura são fatores relevantes e que devem ser levados em conta para avaliar como aproveitar ao máximo a Época de Alta, e saber enfrentar quando a Época de Baixa chega.
Na Época de Alta, por inúmeros fatores as pessoas são impactadas de maneira impulsiva, em busca de resultados rápidos, movidas por uma Motivação Instantânea, e causa uma sensação ao gestores de academia, que o seu negócio enfim vai lucrar muito mais ou, em alguns casos, sair do prejuízo com o aumento dos alunos.
Entretanto, ver a academia lotada neste período não é pretexto para acomodação, ou de acreditar que tudo está perfeito, porque em muitos casos na mesma velocidade que lotou, a academia é esvaziada, por não saber trabalhar com esses novos clientes uma Motivação Duradoura, que vai além das expectativas iniciais dos clientes.
Como funciona a Sazonalidade nas Academias
A maneira de perceber como acontece a Época de Alta e Baixa nas academias é de uma forma bem simples, basta contabilizar a quantidade de alunos existes, analisando a entrada e saída deles em cada mês. Ao analisar o ano inteiro, um gráfico aproximado disso é o que vive a realidade das academias convencionais.

A sazonalidade pode afetar drasticamente o número de alunos ao longo do ano
Podemos notar que existem picos e quedas drásticas, devido ao fato da maioria dos alunos motivados na Época de Alta, fazem apenas um contrato de 3 meses e não renovam, ou se fazem o anual eles cancelam a matricula, fora os temidos alunos fantasmas que já abordamos aqui no blog.
O que o gráfico nos mostra é uma instabilidade drástica de alunos, e consequentemente no fluxo de caixa. Com um faturamento incerto, gera vários desafios para controlar os gastos, pagamentos e causando receios de investir. Para evitar tudo isso, o ideal é ter uma linha mais equilibrada, sem grandes impactos causados pela época de baixa, mas para isso você pode conferir nosso outro post sobre 7 Sete Dicas Para As Academias Alavancarem as Vendas em Épocas de Baixa.
O importante é manter mais pessoas na sua Academia sabendo motivá-las do jeito certo
Todos os dias, pessoas procuram as academias por Motivações Instantâneas, seja alguns dias antes de realizar uma viajem querendo ficar em forma e começar a ter uma vida saudável. Levando em consideração que boa parte da população já sabe da importância e benefícios da prática de exercícios físicos regulares para a qualidade de vida. Mas o que falta para muitos é por em prática no seu dia-a-dia.
Para quem nunca fez uma academia ou não a frequenta há um certo tempo e pretende voltar a todo o vapor, a Motivação Instantânea é apenas o estimulo para começar, mas se não for desenvolvida de forma adequada, as pessoas se desmotivam e desaparecem das academias.
Acredite, a Motivação Duradoura é o melhor caminho
Recentemente saiu uma pulseira que tem como promessa fazer as pessoas irem as academias, onde caso elas percam o treino, a pulseira dará choques de 17 até 340 volts como punição. Mas será que esse é o melhor jeito de motivar alguém?
Imagine uma pessoa que ainda não tem o hábito de ir a academia, começa a usar essa pulseira controladora como forma de estimulo, e nos primeiros choques ao invés de ir para academia resolve é jogá-la fora.
Para nós, existem outras melhores maneiras para incentivar uma pessoa a se exercitar. A missão da Acade Gestão de Academias é levar e manter mais pessoas na sua Academia, para praticarem atividades físicas em um ambiente seguro, com a orientação e acompanhamento de profissionais, que exercem com excelência o serviço, e o cliente se mantem fiel por mais tempo valorizando a academia e os resultados proporcionados.
Para o cliente valorizar ainda mais a sua academia, pode-se ser trabalhado a Motivação Duradoura, que refere-se a um estado interno que pode resultar de uma necessidade que vai além de um resultado imediatista, especialmente no mundo fitness, pode fazer toda a diferença para levar a mudança de vida e bem-estar. Simplesmente atendendo uma pergunta: O que o cliente realmente deseja com a Academia?
Pode ser uma recompensa externa, como receber um elogio, vestir uma roupa especial, ganhar uma corrida. Ou uma recompensa interna, de bem-estar, saúde, qualidade de vida, porém quando se trata destes quesitos o interessante é trabalhar a sensação atual, de leveza, prazer. Onde alcançar a meta, seja apenas um resultado conquistado e que pode ser mantido e melhorado ao continuar a academia.
Não importa o tipo de tratamento que se pretende desenvolver em um individuo, seja emagrecimento, ganho de massa muscular, ou o que for, o caminho motivacional contínuo será sempre o de suas necessidades pessoais, em que com a prática de exercícios obtenha o que deseja.
É possível ter a Academia cheia o ano inteiro
Acredite, você pode ter sua academia cheia o ano inteiro, sem precisar depender apenas do clima, ou de outros fatores externos para levar mais pessoas a praticarem atividade física em sua academia. Com sua equipe pode ser bem treinada e altamente comprometida, e com uma estratégia e planejamento eficiente, você pode alcançar o sucesso que sempre sonhou.
Acreditamos que com o nosso modelo de Gestão, você irá alcançar resultados que nunca havia conquistado até agora, e acreditamos que se você quiser uma nova realidade em seu negócio, podemos ter uma ótima parceira.
Relacionados

Os 5 livros que Todo Gestor de Academia Precisa Ler

7 dicas para melhor o fluxo de caixa da sua academia

7 tendências para alavancar a gestão de sua academia em 2017