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Como fazer o planejamento da sua academia para 2019

Um novo ano se aproxima e você precisa começar a planejar o seu negócio para ele. São muitos os fatores para pensar: finanças, recursos humanos, marketing, vendas, entre outros como crescimento do negócio. O planejamento da sua academia para 2019 deve ser uma prioridade nesse momento.

Não sabe por onde começar? Isso é perfeitamente normal, afinal de contas, são muitas as variáveis. Foi justamente para ajudá-lo nessa importante missão que criamos este post.

Abaixo falaremos sobre como planejar os fatores principais da sua academia e não deixar de lado nenhum detalhe.

 

 

Marketing digital

É claro que a sua academia precisa de um bom planejamento de marketing digital para 2019. O primeiro passo é fazer uma avaliação da sua atual estratégia para descobrir o que está dando certo e o que não está dando. Dessa forma, você pode eliminar os erros ou corrigi-los, evitando que ele se repita no próximo ano.

Além disso, é preciso conhecer as tendências do marketing digital para o ano que vem. Algumas coisas vão mudar e outras novidades devem surgir.

O SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), tem tido cada vez mais destaque dentro das estratégias de marketing digital. Usar uma boa estratégia de SEO ajuda a sua empresa a aparecer nos resultados de busca do Google de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso.

Dessa forma, vale a pena contratar uma agência que tenha, por exemplo, um especialista em SEO ou mesmo uma empresa que faça o planejamento completo do seu marketing de forma específica para o seu nicho de negócio que use boas ferramentas de pesquisa de palavra-chave.

Quer ver outra novidade? As pesquisas por voz feitas pelos smartphones estão tomando conta.

Isso se deve ao fato de ser uma forma de busca mais rápida. Por exemplo, se você está caminhando e quer fazer uma pesquisa de algo que precisa comprar, é mais fácil fazê-la por meio de voz do que parar no meio da rua para digitar, além de ser mais arriscado.

E como a minha academia pode se adaptar a isso? É simples: pense como o seu cliente. Muitos termos são diferentes quando são falados em comparação ao escrito. Porém, isso não significa que a sua palavra-chave deva contar os erros gramaticais e vícios de linguagem que às vezes ocorre na língua falada.

Ao fim, uma coisa é completamente certa: Insira o Marketing Digital no planejamento da sua academia para 2019.

 

 

Marketing offline

O marketing digital está em grande crescimento e expansão, mas isso não quer dizer que o marketing offline, também conhecido como marketing tradicional, tenha deixado de existir. Muitas estratégias podem ser criadas no planejamento da sua academia para 2019.

Por exemplo, participar de mais eventos é uma excelente estratégia e, é claro, não deixe de levar os seus cartões de visita com você. Esse é um excelente momento para fazer com que a sua academia seja ainda mais conhecida e também excelentes parcerias que podem ser perfeitas para o seu negócio.

Quer fazer com que a sua academia seja mais conhecida usando o marketing boca a boca? Então, você pode, por exemplo, dar desconto para uma pessoa que indicou outra que acabou fazendo a matrícula. É uma ótima maneira de não só aumentar o número de alunos, mas também de encantar e fidelizar os já existentes.

Quer mais uma forma de melhorar o seu marketing offline para 2019? Promova eventos para os alunos da academia. Em ambientes assim, as pessoas costumam sentir que fazem parte de um grupo e isso também é uma forma para que os alunos se conheçam melhor e até encontrem outros amigos que frequentam a academia em outro horário.

Para aproveitar esse momento de confraternização, uma boa estratégia é permitir que cada pessoa leve um acompanhante. Faça com que mais pessoas conheçam a sua academia e se familiarizem com o ambiente.

 

 

Como organizar as finanças da academia?

Sem equilíbrio financeiro, o seu negócio não tem como obter o sucesso necessário. Além disso, é preciso ter prioridades para direcionar os investimentos, e é por isso que esse ponto é importantíssimo no planejamento da sua academia para 2019. Vejamos abaixo como analisar as finanças agora para ter melhores resultados em 2019.

 

Principais controles

O primeiro passo é focar nas tarefas principais, ou seja, nos pontos de controle financeiro da empresa: o fluxo de caixa, as despesas, os custos, as contas a receber, as contas a pagar, os investimentos feitos, dentre outros.

A partir daí, eis o momento de planejar o seu fluxo de caixa, definindo todas as entradas e saídas que acontecerão por mês. É claro que não dá para saber um valor exato, mas é possível ter uma previsão. Assim, o planejamento financeiro fica bem mais fácil de ser realizado.

 

Gastos não essenciais

Investigue também quais foram os gastos que a empresa poderia ter evitado. Por exemplo, contratar um novo funcionário quando você poderia ter terceirizado o serviço para outra empresa e diminuído os custos. Ou então, resolveu comprar um novo aparelho que pouco foi utilizado.

 

Dívidas da empresa

Ninguém quer começar 2019 pagando dívidas não é mesmo? Faça um balanço e veja o quanto pode pagar. Tem o valor integral? Que tal renegociar a dívida para pagar menos? Também é o momento para pensar se esse empréstimo realmente foi necessário e se poderia esperar um pouco mais para contratá-lo.

 

 

Como organizar as vendas?

Se você está esperando o ano acabar para fazer o planejamento de vendas para o ano que vem, saiba que a hora de fazer isso também é agora. Organizar suas vendas pode e deve fazer parte do planejamento da sua academia. Vejamos quais são os fatores que não podem deixar de ser analisados nesse momento.

 

Alunos e leads

É bom começar fazendo uma análise da quantidade de alunos que são fiéis ao seu estabelecimento e quais são os leads que já estão no seu radar e faltam apenas mais alguns passos para, finalmente, efetuarem a matrícula. Concentre-se neles para o próximo ano.

 

Promoções e custos

Outras informações também devem ficar registradas como as promoções que foram feitas, os custos de cada uma delas para sua academia, como foi o fluxo de caixa ao longo dos anos, quais meses foram mais movimentados e quais não fora. Esse último ponto é essencial para academias, já que existem meses “mais fracos”.

 

Metas

Com esses dados em mãos eis o momento de definir as duas metas para 2019. Quais promoções pretende realizar e em quais datas? Os preços da mensalidade mudarão? Haverá planos para quem se matricular por mais tempo? A sua academia terá mais opções de aulas e atividades físicas?

Tenha uma média das suas despesas no ano de 2018 e tome-as como base para 2019. Com esse valor é possível calcular a sua meta de lucro real, ou seja, os valores que entram na academia menos os custos.

Está com a meta de lucro em mãos? Então, precisa saber quantas matrículas precisa fazer para atingir essa meta. Também pense em como pretende alcançar essa meta. Essas matrículas virão de novos alunos ou dos já existentes ou das duas opções? Inclua nisso as promoções e descontos que pretende oferecer durante o ano.

 

Valor da matrícula

Provavelmente você vai querer aumentar o valor da matrícula para o próximo ano e isso precisa ser calculado com cuidado para não perder os alunos que já possui.

Para definir esse valor, é preciso levar em consideração os custos fixos e variáveis, os diferenciais dos seus serviços, se haverá novas opções, se contratará novos instrutores para atender melhor os alunos.

 

Sazonalidade

Esse é um ponto que requer bastante atenção. Quem é dono ou gestor de uma academia sabe que, a sazonalidade é fator determinante em vários meses do ano, e é por isso que começar a pensar nisso dentro do planejamento da sua academia é super importante.

Você pode pensar em duas alternativas: aproveitar os períodos de academia cheia para aumentar os lucros ou focar em uma boa estratégia de marketing para esses períodos de baixa temporada, ou até mesmo, porque não, as duas coisas.

Parece muita coisa para avaliar não é mesmo? Na verdade é sim e são pontos que exigem o máximo de atenção de toda a sua equipe. Um único erro pode refletir nos dados de todos os setores e mostrar um cenário mentiroso, afetando todo o planejamento de 2019.

Quer ter mais garantias de que o planejamento da sua academia para 2019 será um sucesso? Uma boa ideia é terceirizar esse serviço para empresas especializadas no seu nicho de atuação.

Nós da Acade System podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas


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