• (11) 29353410 • (11) 29353413

Posicione sua academia no mercado

posicionamento mercadologico em academias

Olá leitor do nosso blog, hoje vamos falar como sua empresa pode estar sendo vista no mercado.

Mas o que significa este conceito e como podemos defini-lo? Philip Kotler, em Administração de Marketing, explica que Posicionamento Mercadológico:

É a ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo.

Segundo o autor, o resultado de um posicionamento bem-sucedido cria uma proposta de valor focada no cliente, ou seja, um motivo convincente que fará com que determinado público-alvo compre o produto.

Quando você entende que o Posicionamento Mercadológico está dentro da mente de seu consumidor, há algumas perguntas importantes a fazer:

Todas estas questões geram desafios para que as organizações consigam determinar seu Posicionamento Mercadológico.

Exemplificando em miúdos…
Normalmente, as academias de ginástica planejam o mesmo posicionamento mercadológico. Vejo que muitos vendem musculação, ginástica e natação duas vezes por semana basicamente entregando mensagens iguais e para o mesmo grupo de pessoas.

O ideal seria ter sempre um posicionamento, uma gestão de academia diferenciada dos seus vizinhos, para evitar confusão na mente do seu cliente. Um deles poderia ser, focar em pessoas mais jovens ou direcionado à melhor idade, o que nós chamamos de idade ativa.

Nós podemos ainda atender só mulheres, só homens ou apenas pessoas que malham muito. Enfim, existem vários nichos de mercado que podem ser explorados, porém grande parte das academias acaba focando sempre em um mesmo público.

Quem é o seu público alvo?
Philip Kotler afirma que é importante identificar quais são os possíveis compradores do produto da empresa e quem são as pessoas que decidem ou influenciam.

O público-alvo exerce uma influência fundamental nas decisões do comunicador sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer, explica.

A estratégia de comunicação será diferenciada dependendo da escolha de nosso público.

Uma parte fundamental da análise do público é a avaliação da imagem atual da organização e de seus produtos e concorrentes. Imagem é o conjunto de crenças, ideias e impressões que uma pessoa tem em relação a algo”, afirma o autor.

posicionando sua academia no mercado fitness

Procure o seu diferencial no mercado
Um aspecto que, às vezes, pode nos facilitar esta compreensão é entender quais são as habilidades e ferramentas que eu tenho desenvolvido no meu negócio.

Se determinar que os clientes que se interessarão por estes produtos e definir como fará a comunicação destes benefícios de forma adequada, estará definindo seu posicionamento mercadológico.

É importante tomar cuidado apenas em confundir a marca, o produto e a empresa que são coisas bem diferentes. Pode-se ter um posicionamento mercadológico diferente tanto para a marca, como para o produto e a empresa.

Separamos alguns exemplos para auxiliar vocês:

Nós temos a melhor academia em termos de resultado; este é um posicionamento mercadológico da marca.

Nós somos sérios, muito honestos e entregamos sempre aquilo que nós prometemos. Este pode ser um posicionamento para uma empresa.

A aula X de nossa academia é a mais divertida. Este é um posicionamento de produto.

São posicionamentos diferentes que podem conviver. Qual deles você tem em sua academia? Esta é a pergunta que você gestor poderia começar a responder a partir desse momento para você mesmo.

Quer mais dicas de sobre como melhorar a  Gestão de Academia? Baixe gratuitamente  nosso Ebook Marketing Para Academias:

ebook marketing para academia


Relacionados

Dia 1º de Setembro é dia do Profissional de Educação Física

Dia 1º de Setembro é dia do Profissional de Educação Física

Vença o Sofá: Saiba Como Vender Para Clientes que Nunca Pisaram numa Academia

Vença o Sofá: Saiba Como Vender Para Clientes que Nunca Pisaram numa Academia

Luis Perdomo é Entrevistado Por Solange Frazão Na 23ª Fitness Brasil Santos

Luis Perdomo é Entrevistado Por Solange Frazão Na 23ª Fitness Brasil Santos