• (11) 29353410 • (11) 29353413

Panfletagem nas academias: Deixe de se Sujar e Aprenda Melhores Estratégias para Conquistar Novos Alunos e Fidelizá-los

Você já se perguntou pelos motivos que levam algumas academias a realizar panfletagem de ofertas em frente a academias concorrentes?

panfletagem em frente as academias não funciona 1

É evidente que essa ação contraria qualquer norma de boa vizinhança, moral e critério de ética que o mercado tenha estabelecido. Mesmo assim, isso acontece na Gestão de Academias despreparadas. E sabe porque? Porque alguns gestores acreditam que isso funciona.

Se você ou seu concorrente pratica esse tipo de ação, temos uma péssima noticia: estatisticamente é provado que panfletagem em frente as academias não funciona.

Em termos de estratégias para conquistar clientes é muito mais difícil você conquistar um aluno que já está visitando uma academia do que uma pessoa que está passeando e pensando em praticar atividade física.

A boa noticia é que existem diversas maneiras de abordar quem está fora dos ambientes fitness. Em nossos materiais educativos, você irá encontrar e-books como Marketing Para Academias ou em nosso ACADEcast que explicam passo-a-passo, as melhores estratégias para conquistar e fidelizar clientes.

A rigor, acreditamos que a panfletagem seja uma abordagem improdutiva, e não recomendamos. Ela suja a cidade, é invasivo, incômoda, desagradável e muitas vezes de mal gosto.

guerra entre gestores de academias concorrentesO Quanto a panfletagem atrapalha os negócios nas Academias?

Normalmente não atrapalha o negócio, mas a relação entre dois gestores. Como dissemos, dificilmente a panfletagem será capaz de roubar clientes de uma academia.

A prática da panfletagem pode ser vista como uma miopia de marketing, já que a ideia que muitos têm é de que é mais fácil roubar um cliente de uma academia do que conquistar outro.

Se imaginarmos que apenas 3% da população frequenta academia e os demais 97% estão fora, essa conta já não fecha. É muito mais fácil conquistar alguém que está do lado de fora do que alguém que está dentro.

Até porque toda a academia possui o mesmo problema: os alunos/clientes  tem um ciclo de consumo, onde a maioria volta para casa. Uma pequena parte continua a realizar atividade física seja em outa academia ou clube. E os motivos são diversos:

São essas e outras tantas razões que explicam que mesmo panfletando, se um aluno da academia concorrente vir procurar a sua, isso significa que ele iria te procurar de todo jeito, e não porque você conseguiu roubá-lo do concorrente.

as melhores estratégias de para conquistar aquele fidelizar clientes 2Qual alternativa estratégica é melhor que a panfletagem nas Academias?

A resposta é simples: ter bons planejamentos e posicionamentos mercadológicos. Isso quer dizer, conquistar um público alvo a partir do estudo apurado de novas necessidades e nichos de mercado, construir comunicação adequada que seja capaz de atingi-los com eficiência e principalmente entregar um mix especifico de produtos e serviços e torne seu negócio um diferencial competitivo no mercado. Esse é o melhor antidoto.

Seu concorrente pode panfletar em frente a sua, vendendo que ela é uma boa academia (em muitos casos é mesmo), mas ela não será capaz de oferecer o que você tem apenas porque você possui realmente um posicionamento mercadológico.

O contrário também é verdadeiro. A pior estratégia é você entrar na guerra de preços e baixar o valor de seus serviços sem diminuir a qualidade. O concorrente também tentará fazer a mesma coisa. Os dois estarão entregando mais produtos por menor preço, e isso não é bom para ninguém, pois não há como sustentar o negócio dessa forma.

Quer mais dicas? Baixe nosso Ebook gratuitamente – Clique na imagem abaixo.

Ebook Gestão de Academias com Piscina


Relacionados

6 Passos Para Melhorar as Vendas nas Academias

6 Passos Para Melhorar as Vendas nas Academias

Conquiste as 5 Estrelas do Marketing Para Sua Academia ser Campeã Sempre

Conquiste as 5 Estrelas do Marketing Para Sua Academia ser Campeã Sempre

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos