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Marketing para Academia Funciona?

Um dos aspectos discutidos no Marketing é a divisão improdutiva que houve entre marketing, vendas e produtos nas academias. Tem sido comum ver profissionais de Educação Física preparando uma aula sem saber que, na verdade, estão trabalhando com o primeiro pé do Marketing: o produto.

Desta maneira, acredito ser mais interessante elaborar todos os produtos obedecendo a seguinte regra: entender de que forma ele vai atender uma necessidade das pessoas. A área de Marketing compreende a sociedade como consumidora e este conceito são ainda mais evidentes nas academias.

Uma criança, independente do sexo, ou um adulto, qualquer que seja a idade, pode frequentar uma academia.

Quando elaboramos um produto, uma das principais questões que podemos considerar é se ele atende uma necessidade da sociedade. Não importa se é uma aula de ginástica, um circuito de musculação, ou uma nova forma de nadar e se divertir na piscina. Essa necessidade pode levar em consideração o fato de que a academia trabalha com o contexto de conforto e conveniência.

marketing para academia

Pontos relevantes
Não é preciso observar todas as academias do Brasil, pois com certeza alguma delas estará atendendo essa necessidade. O que pergunto a vocês é o que as pessoas procuram no contexto onde está localizada sua academia? Quando elaboramos um produto, a pergunta não é o produto em si, mas o benefício que ele entregará à sociedade.

Imagine, por exemplo, que o produto vai oferecer uma sensação de relaxamento e bem estar ao cliente. Mas o benefício que eu vou vender para meus clientes é a sensação de bem estar durante os próximos dias. Com base nessas informações, posso segmentar este benefício para um determinado público e com isso facilitar a comunicação que é o outro pé do Marketing: a promoção.

Pense no marketing personalizado em que um consultor bem preparado vai oferecer informações que auxiliem na tomada de decisões daquele consumidor.

Fazer Marketing traz Venda
O Marketing pretende tornar a venda irrelevante, pois quanto melhor for a comunicação, mais fácil será feita a venda. Dificilmente as academias, ou qualquer empresa, conseguem ter um Marketing tão eficiente em termos de comunicação, que envolva todas as ferramentas como e-mail marketing, outdoor etc.

Portanto, nós temos um pé que é o produto e o outro que é a comunicação (a promoção). Estes dois importantes pilares permitirão ao gestor da academia o desenvolvimento de produtos que levem em consideração a vontade das pessoas e os benefícios que eles proporcionarão. Não somente aquilo que o professor sabe fazer, ou porque alguém disse que é importante fazer.

Nós temos percebido que as academias que aplicam nossas técnicas, estão com as aulas cheias em todos os horários. Já nas academias em que basicamente se repete o que fazem todos os lugares, a realidade nem sempre é a mesma. Isso significa que há horários de pico, em que todo mundo vai e consome aquilo que está disponível, não importando o que seja.

marketing em academia

Comunique o que o cliente espera ouvir
A diferença básica é que o produto que nós entregamos foi desenvolvido para satisfazer o cliente e este fator específico é traduzido como benefício.

Seria interessante que a área de marketing, o gestor e aqueles que vão apresentar o produto aos clientes entendessem e, inclusive, experimentassem, o produto. Desta forma, eles não só terão o conhecimento do benefício como também a experiência do mesmo. Na comunicação humana, a experiência responde por 93% da comunicação enquanto o conteúdo representa apenas 7%.

Por isso, acreditamos que seria importante a academia vender experiências, pois as pessoas não buscam apenas máquinas e professores. Descobrir os benefícios do produto e as expectativas que eles geram, nos leva a uma boa estratégia de comunicação, produtos e vendas.

Desta forma, encerramos nosso primeiro post sobre o Marketing para as academias, pois creio que já há material suficiente para que vocês reflitam sobre a importância deste assunto.
Até a próxima!

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