• (11) 94371-0022

O Marketing 3.0 aplicado na sua academia

Se você não nasceu na era da informática, certamente deve se recordar de quando a vendedora de telemarketing ligava para a sua casa tentando empurrar seus produtos a qualquer custo. Eles não sabia se você estava ou não precisando daquela solução, só queriam vender. Além disso, sempre têm as propagandas que interrompem o seu programa favorito na TV ou mesmo uma monte de panfletos que recebemos na rua e acabam indo pro lixo.

Esse marketing ainda é bastante utilizado, mas já está ultrapassado e agora fala-se do marketing 3.0. Para esse modelo, o consumidor deixou de ser passivo e já não aceita mais qualquer informação que venha das empresas. Ele agora tem mais poder de decisão graças ao amplo acesso à internet.

 

O que é marketing 3.0?

Marketing 3.0 de Philip Kotler

Em 2010, Philip Kotler, uma referência do marketing, lançou o seu livro Marketing 3.0 — As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Ele afirma que estamos no estágio mais avançado do marketing, estágio esse caracterizado por uma mudança de relacionamento entre as empresas e o consumidor.

Esse novo tipo de marketing tem como foco os valores humanos. Com o “boom” da internet, o consumidor agora está no poder e, antes de comprar um produto, ele pode acessar o Google e coletar diversas informações sobre a solução que precisa e escolher entre diversas empresas, preferindo aquela que possa dar a melhor oferta.

Atualmente, os consumidores estão mais atentos e aptos a comprar de marcas que se relacionem com a sociedade de uma forma saudável. Por exemplo, mas marcas que participam da economia verde têm ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, pois elas se mostram humanas e preocupadas com as gerações futuras.

 

Como aplicar esse conceito a sua academia?

Agora que você já sabe do que se trata o Marketing 3.0, vamos ensinar agora como é possível aplicá-lo na sua academia e obter assim bons resultados.

 

Defina os seus valores

Os valores da sua empresa são muito importantes para os seus clientes. Eles querem ver a parte humana por trás do negócio, querem saber no que essas pessoas acreditam, porque estão no ramo fitness, como pretendem melhorar a vida das pessoas, entre outros aspectos. Uma empresa que tem como único valor alcançar maiores lucros, não tem espaço nesse novo mercado.

 

Crie relacionamento

O Marketing 3.0 fala da parte humana das empresas e todo ser humano precisa e deseja se relacionar. Isso nunca foi tão fácil quanto agora. A internet permite que pessoas dos mais diversos cantos do planeta interajam entre si a qualquer momento, facilitando a comunicação.

Assim, aproveite as redes sociais para aumentar o relacionamento com as pessoas que gostam da sua marca, que já são clientes e também com aquelas que querem conhecê-la. Ofereça boas informações, usando uma linguagem apropriada para o público e também para a rede social em questão.

 

Invista em atendimento personalizado

As pessoas querem se sentir únicas, afinal de contas, é exatamente isso que elas são e quanto a mais cedo a sua empresa perceber isso, melhores serão os resultados.

Tente ser o mais pessoal possível na hora de se relacionar com um seguidor, visitante da sua página ou blog ou cliente. Responda aos comentários de forma individual e não com respostas prontas. As pessoas precisam saber que, do outro lado do computador existe uma pessoa e não uma máquina.

Por exemplo, entender porque aquela pessoa quer começar a fazer atividade física, quais são os seus desejos, sonhos e frustrações quanto ao próprio corpo. Todos esses fatores são de extrema importância não apenas para conquistar o aluno, mas para mantê-lo satisfeito.

 

Seja transparente

Os consumidores se sentiram enganados durante muito tempo. Com a internet, tudo ficou mais transparente e os erros das empresas estão estampados em toda a rede. Então, para que se esconder?

Se houve algum problema com algum aluno ou mesmo com os serviços que a sua academia oferece, ele precisa ser esclarecido para todos que questionarem da forma mais honesta possível. Por exemplo, no caso de uma aula que estava marcada no horário errado, dizer que o problema não aconteceu não é a melhor abordagem. Reconheça o erro e peça desculpas, afirmando que esse tipo de situação não ocorrerá novamente.

O Marketing 3.0 pode e deve fazer parte da sua academia, só é preciso utilizar as ferramentas corretas de acordo com a estratégia traçada. Faça um bom plano de marketing, determine como o dinheiro será investido e trabalhe muito para ver a recompensa o quanto antes.

 

Veja também como você pode utilizar o serviço de avaliação física que a sua academia oferece como um diferencial do negócio!


Relacionados

Avaliação Física: Saiba como utilizar como marketing na sua academia

Avaliação Física: Saiba como utilizar como marketing na sua academia

7 dicas para melhor o fluxo de caixa da sua academia

7 dicas para melhor o fluxo de caixa da sua academia

Os 7 Mistérios que Assombram as Academias

Os 7 Mistérios que Assombram as Academias