• (11) 29353410 • (11) 29353413

Facebook para Academias – Veja Porque Sua Academia Precisa Entrar Nessa Rede


Nessa postagem irei apresentar  algumas estratégias que sua academia pode fazer para melhorar ainda mais o engajamento de sua página no facebook e estimular você gestor que ainda tem dúvidas se realmente vale mesmo a pena investir seu negócio no digital.

Atualmente o facebook é a rede social mais utilizada pelas pessoas no mundo todo.  A rede conta por volta de 1,11 Bilhões usuários em todo planeta (número que cresce a cada dia). Se contabilizarmos apenas o publico brasileiro, são mais de 65 milhões, sendo que 13% dos que acessam está entre as idades de 13 a 17,  33% entre 18 a 24 anos,  29% entre 25 a 34 anos  e 29% entre 35 a 44 anos .

Eu não vou nem dizer que pode ser uma ferramenta de marketing porque ela já é. Em nossa postagem Facebook para Academias – Conquistando e Fidelizando Clientes além de esclarecer a importância de sua academia ter uma fanpage no Facebook, explicamos passo a passo, como você pode fazer isso.

Porque minha academia deve ter uma página no Facebook? 

Pelo simples fato de que o facebook é uma rede feita de pessoas. Simples assim. A pesar de estarem conectadas ao meio digital, elas não deixam de ser pessoas, com suas características, comportamentos, preferencias, etc…

facebook-mobile-phones

Entender isso é fundamental para podermos nos relacionar com elas. Quando você descobre que por trás dos números de curtires, comentários e compartilhamentos há seres humanos, sua atuação nas redes sociais torna-se diferente e propensa a funcionar como uma ferramenta eficiente de marketing para seu negócio.

Por exemplo, uma academia que possui mais de dez mil curtidores, pode não ser muito, mas para um local como a academia, são 10 mil pessoas que quiseram clicar na fanpage  que representa aquela academia e receber conteúdo, informação… Perceba como o pensamento muda se vermos que 10 mil curtires são na verdade 10 mil pessoas que curtem sua marca.

Quem deve administrar o Facebook da minha academia?

Essa é uma dúvida importante. Muitas vezes, quando sugerimos aos gestores que as recepcionistas/vendedoras desempenhem papel de administradoras do facebook da academia, muitos se preocupam que isso possa diminuir a produtividade. É bem provável que Liberar o acesso ao facebook a suas funcionáras fará com que passem bastante tempo em seus próprios perfis.

Facebook para Academias recepcionistas vendedoras administando o seu facebookIsso é um fato, mas pense por um instante: da mesma forma que elas terão contato com conteúdos que interessem a elas mesmo, também terão acesso a conteúdos importantes para seu negócio.

Mas é importante que, antes de agregar essa responsabilidade a suas recepcionistas, você definir com elas alguns critérios como número mínimo e máximo de postagens diárias, para não sobrecarregar de informações o perfil da academia.

O aconselhável  é de 3 a 5 publicações, distribuídos em horários diferentes do dia. Uma dica é disparar uma postagem de manhã, uma a tarde e duas a noite. É essencial seguir esses períodos, pois são os momentos em que as pessoas estão mais acessando a rede.

Outro ponto importante que você deve alinhar é que,  antes de cada publicação, elas verifiquem a ortografia do que será escrito. Utilize, se necessário, dicionários on line ou em papel. Isso é muito importante, pois erros de grafia no digital costumam ser constante devido a agilidade do processo.

O que devo postar no Facebook da Academia?

O critério básico para medir que tipo de conteúdo pode ser postado em sua fanpage é o bom senso. O que você não faria na vida real, não tem porque utilizar no Facebook. Mas para ser mais objetivo, uma boa dica que eu dou é: divulgue as atividades que acontecem dentro de sua academia.

Facebook para Academias fotos divertidas academias

Tire fotos dos alunos treinado, troca de faixa caso sua academia tenha atividade de lutas ou aquela sua aula de dança que os alunos terminaram aplaudindo o professor.

Outro exemplo, pensando mais em estratégia e objetivo é tirar fotos de uma aula em que há alunos que passaram da fase de sedentários mas que não possuem o estereotipo fitness. Essa imagem irá mostrar que dentro de sua academia existe espaço para todos, inclusive os para quem está fora de forma e nunca frequentou academia por sentir-se inibido.

Diga a seus alunos que você irá postar as fotos no facebook da academia. Além de ter o consentimento deles, com certeza, quando eles chegarem em casa ou pegarem seus smartphones, eles irão curtir as fotos, compartilhar, marcarem-se etc…

Os curtires, comentários e compartilhamentos de seus alunos, serão vistos pelos amigos deles, pelos amigos dos amigos deles, e assim por diante. A partir dessa divulgação gratuita e espontânea, sua academia será vista por pessoas que podem te visitar apenas porque viram que pessoas que elas conhecem praticam atividade física lá.

Use o Check in de sua academia

Uma excelente ferramenta que o facebook possui é o Check In, que possibilita que as pessoas digam a seus amigos em qual local físico que estão. Uma excelente estratégia para que seus alunos avisem quando eles chegaram em sua academia.

Se você cadastrou corretamente o endereço de seu negócio na fanpage, toda vez que alguém usar o check in e marcar sua academia, a exata localização ficará visível na linha do tempo deles, mostrando endereço e rota de como chegar.

O intuito dessa ação literalmente é dizer onde fica a sua academia e o principal, quem está frequentando-a. Quem estiver interessado, irá te visitar. Quem sabe, aquele cliente, que mora perto de você e mal sabia que havia uma academia ao lado de sua casa ou bem próximo.

E o que sua academia ganha com tudo isso?

Engajamento, visibilidade e mais valor a marca de seu negócio. É importante ressaltar também, que mesmo que sua academia não tenha um perfil no Facebook ela pode estar lá. Isso porque, as pessoas irão comentar de qualquer jeito, afinal, hoje a maioria das pessoas possui celulares com acesso a rede, e podem tirar foto e postar em seus próprios perfis.

Colocar sua academia dentro do facebook irá facilitar essa comunicação e agregar mais valor a seu negócio.

Quer saber mais sobre como melhorar a Gestão de sua AcademiaBaixe nosso ebook gratuitamente

E-Book Estratégias Para Academias Em Épocas de Baixa link


Relacionados

10 Dicas para você ter os melhores profissionais do mercado

10 Dicas para você ter os melhores profissionais do mercado

Confira 4 Dicas Para Preparar sua Academia para o Sucesso

Confira 4 Dicas Para Preparar sua Academia para o Sucesso

Aprendendo com os Mestres 2 – mais 11 Frases para Ajudar na Gestão da sua Academia.

Aprendendo com os Mestres 2 – mais 11 Frases para Ajudar na Gestão da sua Academia.