• (11) 29353410 • (11) 29353413

Os 7 Mistérios que Assombram as Academias

SEXTA-FEIRA 13 JÁ PASSOU, MAS ELES CONTINUAM TE ASSOMBRANDO?

O mercado de academias pode até não ser movido por crendices populares, como os mitos da Sexta Feira 13, mas tem muitos proprietários que andam de cabelo em pé e assustados com os desafios que enfrentam no dia a dia do seu trabalho.

São problemas que, se transformados em monstros, poderiam muito bem fazer parte de um roteiro de filme de terror. Mas a realidade de algumas academias mostra que esses desafios devoram os negócios e sonhos de vários proprietários.

Para que você entenda e acabe com essas assombrações que habitam sua academia, separamos quais são os 7 maiores monstros  que assombram a vida dos proprietários de academias e as melhores estratégias para acabar com eles, e transformar para melhor a realidade de cada uma.

A Catraca do azar: quem visita sua academia não quer se tornar seu cliente?

sexta_feira_13-das-Academias-A-catraca-do-Azar-nas-Academiasstatisticamente é possível dizer que das pessoas que visitam as academias, apenas 20% decidem torna-se clientes.

Isso pode parecer pouco, mas pense bem, se 10 pessoas forem até sua recepção, apenas 2 podem tornar-se seu cliente.

E quanto as outras 8 pessoas, serão que elas acham que passar por sua catraca traz azar como passar por de baixo de uma escada?

E antes que você acredite que a evasão de alunos se trate de uma maré de azar caiu sobre sua academia, nós temos uma explicação para esse fenômeno, e acredite, não tem nada de sobrenatural.

O motivo para essa baixa captação não é azar, mas um conjunto de ações que não são realizadas ou são feitas de maneira ineficaz.

Uma dessas ações é o atendimento da sua equipe de vendas às pessoas que visitam sua academia, algo que já abordamos em nosso e-book e postagem “Treinamento de Vendas para Academias.

E não se trata apenas em atender bem, o que é imprescindível, mas ajudar seus futuros clientes a descobrir quais são suas expectativas. Isso significa fazer com que a pessoa tome a melhor decisão ao se tornar seu cliente.

sexta_feira_13-das-Academias-O-Aluno-Fantasma-das-AcademiasO aluno fantasma: O cliente comprou o plano da sua academia, mas desapareceu.

Essa assombração é uma das mais comuns na realidade das academias.

Os motivos que levam seu cliente a simplesmente abandonar sua academia estão em um conjunto de ações que não é praticado ou é realizado de maneira improdutiva.

Uma das razões que levam as pessoas que nunca pisaram numa academia irem embora em poucas semanas, é por que elas tem a percepção que estão sofrendo e que ali não foi feito para eles. O que era para ser um espaço de bem-estar e qualidade de vida passa a ser um lugar de tortura.

O Fluxo de caixa amaldiçoado: o monstro que impede gestores de academias de realizarem objetivos e sonhes

sexta_feira_13-Das-Academias-O-amaldiçoado-Fluxo-de-Caixa-das-AcademiasOs proprietários que enfrentam essa realidade vivem perdendo a batalha com o monstro do fluxo de caixa.

A maioria deixa de fazer coisas importantes e simples, como tirar férias, trocar seu carro, fazer alguma especialização em Gestão de Academia ou participar de alguma feira do segmento.

A falta de fluxo de caixa é consequência da baixa captação e retenção de clientes.

Imagine que você trabalha com planos mensais, e não realiza uma estratégia eficaz de vendas, os alunos tendem frequentar de 3 a 4 meses e depois simplesmente virarem como fantasmas e desaparecerem.

Isso te trará uma dificuldade enorme para planejar novos investimentos em seu negócio, já que não podem saber quanto você irá receber daqui a 6 meses, por exemplo.

O abominável homem sazonal: O clima mudou e ele aparece para espantar os alunos da sua academia

sexta_feira_13-das-Academias-o-Abominável-Homem-SazonalEsse monstro assombra centenas de academias. Ele se disfarça em épocas de alta, como verão, que pela característica da estação atrai naturalmente muitas pessoas para academia, preocupadas em deixar o corpo em forma o mais rápido possível para aproveitar o calor.

Mas é só chegar o inverno ou épocas de chuva, por exemplo, que a aberração aparece e espanta, fazendo com que seus clientes corram.

Um terror para os proprietários de academia, que torcem para que no próximo ano eles retornem.

“O Abominável Homem Sazonal” faz vários alunos deixarem de praticar atividades físicas e além disso,  causam uma horrível baixa no número de visitas e matrículas.

Uma das práticas para acabar com essa aberração são as campanhas sazonais para academias, que tem como principal função, cativar os clientes para que eles permaneçam na sua academia e convidem seus familiares ou amigos a se tornarem alunos.

O Chamado: O ex-aluno não quer atender o telemarketing da sua academia

sexta_feira_13-das-Academias-O-ChamadoO cliente conheceu sua academia, mas resolveu não efetivar a matricula por algum motivo específico.Então, tempos depois, seu telemarketing começa a ligar para esse cliente, diversas vezes ao dia, interruptamente.Em casa, a pessoa já fica a espreita do telefone, aguardado ele tocar e pensa “Será que é a academia ligando novamente?”.

Em resumo, você não só perdeu um possível aluno mas criou uma situação indesejada e incômoda.

Não há nada de errado com o serviço de telemarketing praticado nas academias, inclusive existem diversas estratégias de fidelização que podem ser realizadas com essa ferramenta.

Mas é necessário tomar cuidado com a abordagem, para que a pessoa não se sinta constrangida com sua ligação, ao ponto de ela acreditar que você só está interessado se ele vai ou não assinar o contrato e pagar a matrícula.

Ao ligar, as vendedoras tem que estar preocupadas em aspectos que foram colhidos quando o cliente estava sendo atendido.

Através da coleta desses dados, é possível saber o que oferecer ao cliente quando for contatá-lo e que isso gere um resultado produtivo para o aluno e para academia.

Entenda que o pagamento da matricula será consequência do bom atendimento que o aluno recebeu.

A academia mal assombrada: sua academia é um cenário de terror para seus clientes?

Essa situação acontece quando o futuro cliente visita a academia e a vendedora realiza um passeio pelo local, e mostra toda estrutura, equipamentos, salas, vestiário, banheiro…

sexta_feira_13-Das-Academias-A-Academias-AssombradaEm nenhum momento pergunta ao cliente os motivos que levaram ele a procurar seus serviços, quais suas necessidades.Se o aluno for uma pessoa que  tomou a decisão de frequentar a academia pela primeira vez na vida, apresentar a sala de musculação, por exemplo, com todas aquelas engenhocas que ele nunca viu na vida, irão mais assustá-lo do que encantá-lo.

Uma das abordagens que trazem mais resultados é a vendedora demonstrar interesse genuíno nas necessidades que o cliente procura e a partir delas explicar quais são os benefícios que os produtos e serviços da sua academia entregam.

Seu cliente procurou sua academia para resolver um problema e não conhecer como cada equipamento funciona.

Mas atenção, isso não significa que você não deve investir em bons aparelhos, só entenda que no processo de venda essa não é a parte mais importante.

O cartão de visitas da sua academia deve ser entregar ao cliente bons serviços e produtos que sejam capazes de atender com qualidade aquilo que ele procura.

A maldição do sofá: Sua academia pode acabar com esse mal

sexta_feira_13_Das-Academias-O-Monstro-do-Sofá-AcademiasAntes de falarmos dessa maldição temos que relembrar sobre duas estatísticas que já abordamos aqui no blog.

A primeira é sobre o crescimento do número de academias no Brasil, que atualmente coloca nosso país em segundo lugar no ranking mundial. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos.

Por outro lado, mesmo que esse crescimento fitness parece ótimo para o mercado, há outra estatística conflitante.

Diversas pesquisas mostram que pouco mais de 95% da população brasileira está fora das academias e para piorar mais da metade dessas pessoas é sedentária e apresenta problemas de saúde como obesidade.

Ou seja, grande parte dos clientes que as academias precisam atender está preferindo o sofá de casa em vez de cuidar da saúde e do bem-estar através da atividade física. A situação fica pior, pois parte desse público está investido dinheiro em outras soluções que não os serviços das academias.

Por exemplo, cirurgias plásticas, remédios e operações de redução de estômago.

Por trás desse cenário de espanto há uma oportunidade: Os proprietários devem repensar seu modelo de atuação para atender com qualidade e eficiência esses 95% de pessoas que estão fora da academia.

Transforme sua academia no melhor local para quem procura cuidar da saúde física, ter qualidade de vida e bem-estar. Se precisar de ajuda, conte conosco.

Quer saber mais sobre como melhorar as vendas de sua Academia? Baixe gratuitamente nosso ebook sobre Treinamento de Vendas para Academias 

Treinamento de Vendas Para Academias Ebook Treinamento de Vendas Para Academias


Relacionados

Lei do atestado médico nas Academias: Use-a a seu favor

Lei do atestado médico nas Academias: Use-a a seu favor

As 7 dicas para academias alavancarem as vendas em épocas de baixa

As 7 dicas para academias alavancarem as vendas em épocas de baixa

Infográfico: Sua Academia Pode Ser Tão Gostosa Quanto um Delicioso Ovo de Chocolate.

Infográfico: Sua Academia Pode Ser Tão Gostosa Quanto um Delicioso Ovo de Chocolate.