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Competição e Estratégias de Marketing eficazes para as Academias

No inicio de setembro em São Paulo aconteceu 14ª IHRSA Fitness Brasil 2013, maior evento de negócios fitness da América Latina. O  Cenário perfeito para novas ideias e conceitos de Marketing, principalmente para o Mercado de Academias.

E por mais um ano a Acade – Gestão de Academias não deixou de marcar presença, e integrou o ciclo de palestras e congressos oferecidos pelo evento.

Luis Perdomo, o criador do Modelo Acade – Gestão de Academias, palestrou para  mais de  duas centenas de pessoas, grande parte composta de proprietários e gestores de academias, interessados em desvendar os segredo sobre Competição e Estratégias de Marketing eficazes para Academias.

Em formato de Workshop, Luis contou com a participação do público, e juntos discutiram e criaram novas ideias de produtos e serviços que sejam capazes de transformar as Academias em modelos de negócios com verdadeiro diferencial competitivo.

Nessa postagem, vamos resgatar um pouco do que foi abordado nesse encontro, e responder à algumas perguntas sobre Vendas, criação de valor, indicadores de sucesso entre outros desafios enfrentados pelo mercado de academias.

Um aprendizado para evitar que as academias comentam os erros mais comuns em marketing e gestãoOportunidade para quem esteve presente, relembrar e reforçar o conteúdo apresentado e quem não pode comparecer ter acesso aos conceitos abordados no Workshop.

Explicando o que é vantagem competitiva

Work Shop Luis Perdomo 14 IHRSA Fitness Brasil 2013

Na definição do  Professor Michael Porter, um dos Grande Mestre autores do Marketing que fundamentou todo conteúdo do Workshop, ter vantagem competitiva é fazer melhor que o concorrente a um custo menor e poder ou não cobrar um preço maior.

Isso significa, que os gestores e proprietários de Academias, como donos de seus próprios negócios, devem sempre pensar em oferecer a seus clientes algo único e valioso, que conquiste e fidelize seus alunos.

Para ficar mais claro, Luis utilizou como exemplo a Apple, a maior empresa do segmento de tecnologia do mundo e líder em inovação. Os produtos que ela oferece além de ótimo desempenho, possuem valores agregados muito apreciados por seus clientes: Design, estilo, status, atitude.

Pode até existir pessoas que não achem que os produtos da Apple sejam os melhores, mas o diferencial competitivo da marca está em conquistar uma legião de admiradores e defensores dos conceitos que ela transmite.

Nas palavras de Perdomo, “o diferencial competitivo sempre virá quando você fizer a pergunta ‘quais são os problemas que os meus clientes ou futuros clientes tem e não estão resolvidos?“.

Pensar estrategicamente nessa questão é o ponto inicial para se chegar ao real diferencial competitivo da sua academia. Encante seu cliente.

Criação de Valor competitivo para Academias Work Shop Luis Perdomo Acade Gestão de AcademiasComece a criar valor para sua Academia

Que características do seu negócio seus clientes realmente valorizam ao ponto de preferir frequentar sua Academia?

Em outros casos, porque seus alunos estão buscando saúde e bem estar através dos serviços e produtos que você oferece em seu negócio do que em alternativas muitas vezes perigosas? Por exemplo, cirurgias plásticas, remédios, etc.

A criação de valor para as academias abordadas por Luis no Work Shop tem como principio deixar claro aos proprietários que as academia devem transformar a Gestão de sua Academia para que se tornem a melhor e mais rentável opção de espaço de bem-estar e qualidade de vida que as pessoas procuram.

Um dos exemplos citados são as clinicas de estéticas, em que oferecem produtos e serviços semelhantes aos das academias, porem com estratégias diferentes.

A questão central aqui é sempre pensar: se as pessoas não estão procurando a minha academia para cuidarem da saúde física e mentais quais lugares elas estão indo?

É hora de criar novos produtos e serviços em sua Academia

Work Shop Luis Perdomo 14 IHRSA Fitness Brasil 2013

Como se tratava de um Work Shop, nada melhor do que praticar e estimular as ideias para criar produtos e serviços nas academias que realmente possuem valor e diferencial competitivo.

O mais interessante nesse exercício foi mostrar aos gestores que eles já possuem todo capital humano, profissional e ferramentas para começarem a pensar diferente, e oferecer soluções para os problemas que a sociedade vive.

“Cada problema que vocês encontrarem na sociedade é uma oportunidade de produto para vocês”. Produto bom é aquele que as pessoas querem comprar e valorizam…o resto pode até fazer bem, mais não é um bom produto”, explica Luís

Vamos citar dois exemplos desses produtos discutidos no evento:

Diferencial Competitivo para Academias Desenvolvendo produtos e serviços para academias

Liponatural: alternativa mais saudável e tão eficaz quanto as dolorosas sessões de lipoaspiração do qual milhares de pessoas estão fazendo no Brasil.

Sua academia é capaz de entregar esse serviço, e é necessário que ele tenha qualidade e que funcione.

Desenvolvimento psicomotor: Sua academia possui piscina? Então porque não oferecer serviços além das tradicionais aulas de natação e hidro ginástica.

Dentro da água é um local ideal para que os bebês possam desenvolver suas funções motoras. Agora pense, quanto vale para uma mãe ter registrado em vídeo esse momento do seu filho embaixo d’agua?

Indicadores de sucesso para academias

Um dos últimos temas abordados no Work Shop foi, qual a melhor maneira de uma academia medir seus resultados?

Luís responde utilizando o que Potter chama de  indicadores corretos e incorretos de sucesso competitivo, que são o Lucro, Crescimento de Mercado e aumento no valor da Companhia.

É claro que toda empresa, assim como as academias, tem por objetivo gerar lucro. Mas entenda que o lucro, segundo Potter explica, se baseia numa troca entre você e seu cliente.

Se a sua Academia oferece um conjunto de serviços de qualidade e que funcionem, um bom atendimento e que agregue valores ao cliente, ele te dará em troca o pagamento da matricula ou plano anual.

Ou seja, o aluno estará comprando porque sua academia atende suas expectativas e não porque está sendo enganado.

O retorno financeiro, que deve ser comparado com os serviços de empresas do mesmo setor. Nesse caso o segmento do Bem-estar, qualidade de vida e atividade física.

Academia Cisper Associada Parceira Modelo Acade Gestão de Academias

O crescimento de mercado significa que sua academia está alcançando novos e promissores rumos dentro do seu segmento. Um exemplo pode ser que os números de alunos estão aumentando tanto que está na hora de pensar em expandir os negócios, como abrir uma nova unidade ou ampliar o espaço que você já possui.

Convidamos você também a conhecer mais sobre o Modelo Acade Gestão de Academias e descobrir que é possível que sua Academia tenha um diferencial competitivo.

Se você quer conferir mais sobre o conteúdo do Work Shop, disponibilizamos a apresentação que Luis Perdomo utilizou no evento. Click Aqui e faça o download da apresentação.

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