• (11) 94371-0022

Avaliação Física: Saiba como utilizar como marketing na sua academia

A avaliação dentro das academias é algo essencial, apesar de muita gente negligenciá-la. É o mesmo, por exemplo, quando vamos ao médico. Ele realiza uma avaliação completa, fazendo perguntas, exames clínicos e também físico. Sem essa etapa, é impossível realizar o diagnóstico e começar o tratamento. Com a avaliação física funciona da mesma forma.

Assim, fica clara a importância da avaliação, não importa qual atividade física o aluno fará. O problema é que, muitas vezes, a avaliação acaba se tornando um momento monótono e, por causa disso, muitas pessoas não realizam, o que é um erro.

Para ajudá-lo a mudar essa ideia da avaliação física, reunimos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo.

 

1. Mostre a importância da avaliação física

O primeiro passo é mostrar a importância dessa avaliação para os alunos. Afinal de contas, eles precisam entender porque estão passando por uma avaliação física e como isso vai ajudá-los a alcançar e criar as metas.

Por exemplo, por meio da avaliação é possível determinar quanto tempo de aeróbico será necessário para atingir o objetivo final e quanto de musculação. Será preciso exercícios de alta intensidade? Quais serão as metas de curto, médio e longo prazo? Tudo isso deve ser explicado para o aluno antes e durante a avaliação.

 

2. Faça antes, durante e depois

A avaliação deve ser feita constantemente, já que a avaliação é um forma de descobrir se as metas estão sendo alcançadas e em quanto tempo isso ocorre. Por isso, a avaliação deve ser feita não apenas antes de iniciar os exercícios, mas durante todo o processo. Mesmo depois de alcançar o objetivo final, é preciso fazer uma nova avaliação para determinar a melhor forma de manter os resultados alcançados.

 

3. Faça uma avaliação humanizada

O aluno não é apenas um aluno, mas sim uma pessoa com várias emoções e expectativas por trás daquela decisão de começar a praticar exercícios físicos.

Uma boa forma de deixar a avaliação física mais interessante e reduzir a margem de erros com o aluno, é dialogando enquanto ela é realizada. Por exemplo, pergunte quais motivos levaram aquele aluno a fazer a matrícula e procurar o seu estabelecimento. Ele quer perder peso ou ganhar músculos por conta da autoestima? A prática de exercícios foi uma recomendação médica por causa de alguma patologia específica? Todos esses fatores precisam ser respondidos.

 

4. Treine o seus profissionais

Se toda a equipe não estiver envolvida nesse processo, é bem provável que ele não ocorra da maneira correta. E não estamos falando apenas dos profissionais de educação física responsáveis pela avaliação dos alunos, mas de todos os que ali trabalham.

Por exemplo, quem está no atendimento, pode informar sobre esse serviço que a academia oferece, como é oferecido e falar um pouco sobre a importância da avaliação física.

Aliás, se você souber como investir bem numa avaliação física e transformar isso no marketing da sua empresa, esse pode ser o diferencial que a sua academia precisa dentro do mercado.

 

Como você aborda a questão da avaliação física dentro do seu negócio? Essa abordagem tem isso eficaz? Compartilhe essas informações conosco nos comentários!


Relacionados

Seja um Profissional de Valores

Seja um Profissional de Valores

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Posicionamento mercadológico para Academias

Posicionamento mercadológico para Academias