Falando especificamente do marketing realizado junto às Academias, preparamos para você gestor, algumas dicas e exemplos práticos para entender a importância de uma campanha sazonal dentro de seu negócio, seus principais benefícios e como planejá-las na Gestão de sua Academia.
O que são Campanhas Sazonais?
São estratégias de vendas e comunicação aplicadas em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, Carnaval, dia dos Pais e Mães, Dia das Crianças, etc.
Nesses períodos o mercado costuma ficar mais aquecido e agitado, pois, as pessoas ficam mais sensibilizadas e emotivas por causa da ocasião, portanto consomem mais para presentear alguém especial ou simplesmente festejar.
Quais os principais resultados de uma campanha sazonal?
- Levar o consumidor a ter uma experiência positiva que reforce a relação que seu cliente tem com a da academia.
- Aumentar os números de vendas através de promoções;
- Fidelizar clientes e captar novos alunos;
- Destacar os benefícios dos serviços e produtos oferecidos.
- Aumentar seu poder competitivo
- Verifique com antecedência as datas comemorativas e planeje-se, dessa forma você saberá qual será o investimento a ser aplicado: decoração especifica para data, compra de brindes e prêmios para distribuir ou sortear, etc.
- Pergunte-se “quem eu vou atingir com essa campanha?” e “qual o objetivo dela”.
- Mantenha o banco de dados de sua academia sempre atualizado para que você saiba exatamente o perfil do seu publico.
Veja alguns exemplos práticos de Campanhas Sazonais:
Campanha do Dia dos pais
Seu foco serão os filhos ou os pais dos alunos? Pode ser os dois. Que tal uma campanha free-pass para promover aulas de natação para as crianças ou planos familiares, em que por um único valor toda a família pratica o bem estar e saúde juntos. Você pode trabalhar com ideais como: “Traga seu filho/pai para desfrutar X dias na academia e concorra a ‘X’ prêmios”; ou “Promoção de pai para filho: presenteie quem você ama com ‘Y’ dias de aulas grátis”.
Quantos de seus clientes são do sexo feminino?
Essa informação é interessante se você for investir numa campanha em Maio, mês do dia Internacional das Mulheres e dias das mães. Aborde promoções que destaquem a importância do cuidado com a saúde e bem estar delas. Atrelado a isso, desenvolva campanhas do tipo: “traga suas amigas para fazer “x” aulas grátis e ganhe um brinde”. Mesmo que haja um investimento com os mimos, você terá um retorno com os alunos que estará prospectando com essa ação.
Dia dos namorados:
Você pode, por exemplo, reservar um espaço na academia convidando seus alunos a colar fotos de seus respectivos parceiros em algum mural estrategicamente montado dentro da sua academia. Essa ação é muito simples e não requer muito investimento. Como resultado, você fará com queos clientes tenham uma experiência pessoal e especial dentro de seu estabelecimento.
Independente do momento pelo qual passa sua academia, o importante é sempre promove-la e comunicar os seus serviços e vantagens. E como já salientamos, as datas comemorativas favorecem isso. Você pode, por exemplo, ofertar free-pass aos alunos para que eles presenteiem as pessoas que eles gostam. E essa ação pode se aplicar a diversas datas, pois como já salientamos, as datas sazonais são períodos em que o consumidor busca novidades para confraternizar, é só adequá-las com os respectivos motivos: dia dos Namorados, dia das Mães, dias dos Pais.
Se você nunca realizou uma campanha sazonal em sua academia, aproveite essas dicas e comece com o carnaval, e estenda durante as datas festivas do ano todo.
Depois, conte para nós como foi. E se quiser saber mais, baixe gratuitamente nosso e-book com os sete passos para dominar o marketing para academias no carnaval .
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