• (11) 94371-0022

Os 8 erros mais comuns no Marketing para Academias

Como qualquer outra empresa, a academia precisa pensar as estratégias de marketing, afinal de contas, a propaganda é a alma do negócio. Portanto, evitar alguns erros na hora de fazer marketing para academias é imprescindível. A primeira coisa que você precisa fazer é identificar quais são esses erros, para não cometê-los mais.

Marketing para academias - os 8 erros mais comuns

Para ajudá-lo nisso, nós listamos abaixo os 8 principais erros no marketing para academias. Assim, fica mais fácil de evitá-los. Acompanhe:

 

 

1. Não fazer planejamento

O planejamento de marketing para academias é o primeiro passo para conseguir uma estratégia eficiente e obter bons resultados. Você pode até saber aonde quer chegar, mas se não souber como, alcançar esse objetivo ficará cada vez mais difícil.

Você precisa saber quem é o seu público-alvo e determinar a sua persona, afinal de contas, atirar para todos os lados só fará você gastar dinheiro e obter pouco resultado. Além do planejamento das estratégias em si, planeje quais conteúdos serão oferecidos para os clientes, em quais dias da semana e que tipo de conteúdo.

Fazer um cronograma com todos esses alinhamentos consegue deixar o trabalho da equipe mais fácil de ser feito e evita uma série de erros.

 

 

2. Não investir no marketing digital

Não estamos falando apenas em estar nas redes sociais, mas em investir de forma planejada e conseguir o seu espaço no dia a dia do cliente. Estar nas redes sociais é algo que boa parte das empresas já fazem e a sua academia precisa se destacar.

Promova os seus posts que mais geram engajamento nas redes sociais, tenha um site — ainda que o seu negócio seja físico — e associe um blog a ele. Produza um conteúdo de qualidade para que você seja encontrado pelos mecanismos de busca de forma mais fácil. Se você não souber como fazer isso, a melhor opção é terceirizar o serviço, mas lembre-se não trabalhar com digital é sem dúvida um dos erros mais graves no marketing para academias

 

 

3. Não ficar atento à linguagem

A forma como a sua academia se comunica com os alunos é muito importante e, para descobrir qual é a mais adequada, você deve ter algumas informações sobre quem são esses alunos e quais são aqueles clientes em potencial, ou seja, aqueles com grandes chances de fazer a matrícula.

Por exemplo, a sua academia é mais frequentada por um público mais jovem? Ficar bem informado sobre as gírias mais comuns e utilizá-las no seu conteúdo é uma excelente opção. Para um público mais adulto, uma linguagem sem gírias, porém, coloquial pode ajudar.

 

 

4. Não medir os resultados

Uma das grandes vantagens do marketing digital é que você pode medir os resultados das suas campanhas. Acompanhar métricas de engajamento nas redes sociais, como comentários e compartilhamentos, é essencial para saber qual é o tipo de postagem que o seu público mais gosta, com qual tipo ele mais se identifica.

É só com essas informações em mãos que você poderá investir algum capital no seu marketing digital. Primeiro, descobrimos do que o cliente gosta e, depois, vamos tentar agradá-lo ao máximo que pudermos.

 

 

5. Só falar sobre os seus serviços

O marketing tradicional tem um foco muito grande na empresa, mas quem está na internet não está muito interessado nisso, mas sim, nas soluções que você pode oferecer para ele. Dessa forma, tente criar um conteúdo educativo, que ajude aos visitantes do seu blog e redes sociais.

Por exemplo, as pessoas podem estar pesquisando sobre os melhores exercícios para perder peso ou para acelerar a hipertrofia muscular. Há muitos temas que você pode abordar que ajudará não apenas os seus alunos — se tornando uma forma de fidelização — mas também as pessoas que ainda não conhecem o seu negócio.

 

 

6. Não ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram

Muitas pessoas cometem esse erro, principalmente pela falta de informação. Usar o seu perfil do Facebook para divulgar os seus serviços é um grande erro.

Primeiro porque não passa uma imagem mais profissional do seu negócio e apenas os seus amigos poderão ver as suas atualizações. Além disso, não há como impulsionar uma postagem, ou seja, você não pode alcançar pessoas fora da sua rede. Isso faz com que o marketing do seu negócio fique limitado ao seu círculo de amizades, o que é um problema.

 

 

7. Não investir no treinamento da equipe

Ao contrário do que você pode estar pensando, treinamento de equipes e marketing para academia, andam lado a lado. O atendimento é um dos pontos mais importantes para o marketing de qualquer empresa. Outras academias podem ter os meus aparelhos que a sua, oferecer as mesmas aulas, mas o atendimento não pode ser copiado. Portanto, esse pode ser o diferencial do seu estabelecimento.

Um bom atendimento pode fazer com que aquele possível cliente que foi lá pedir informações, retorne e faça a matrícula. Assim, investir no treinamento dos seus funcionários é essencial para ter um bom marketing. A propaganda boca a boca será a melhor possível.

 

 

8. Não ser inovador

A quantidade de estudos que surgem todos os dias sobre atividade física e saúde é significativa e você precisa estar atento a todos eles. Novas técnicas que ajudam as pessoas a perder peso mais rápido, com menor esforço e em menos tempo, entre tantas outras.

Esteja em constante contato com as novidades do seu mercado, faça cursos e seja o pioneiro na sua região quando o assunto é atividade física. As pessoas adoram novidade e se você oferecer isso a elas e com qualidade, sua academia não sofrerá pela falta de alunos.

Comece agora mesmo a aplicar mudanças no marketing da sua academia. Planeje, crie estratégias inovadoras, reúna toda a equipe e faça com que eles participem de cada momento. Os seus funcionários possuem informações valiosas sobre o público que você deseja ter no seu empreendimento.

 

 

Quer ficar sempre atento a todas as novidades sobre marketing para academias e mercado fitness? Então, curta a nossa página no Facebook!


Relacionados

Lei do atestado médico nas Academias: Use-a a seu favor

Lei do atestado médico nas Academias: Use-a a seu favor

Professor de educação física é o potencial da sua Academia

Professor de educação física é o potencial da sua Academia

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação com baixo custo

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação com baixo custo