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As 7 dicas para academias alavancarem as vendas em épocas de baixa

Sabemos que um dos grandes problemas das academias é a sazonalidade. É comum ver a academia cheia nos meses de primavera e verão e perceber que as matrículas caem durante o outono e inverno. Mas há como reverter esse quadro e solucionar os problemas nas academias em época de baixa ou, pelo menos, melhorá-lo.

Veja abaixo as 7 dicas que preparamos para ajudá-lo nessa caminhada e assim conseguir obter sucesso no seu estabelecimento em qualquer época do ano!

 

Como ter mais matrículas nas academias em baixa época

 

1. Aproveite a alta temporada

Aproveite esse bom momento para educar o seu público. É importante que as pessoas entendam que continuar com os treinos mesmo no inverno ajuda não apenas a manter o que foi conquistado durante o verão, mas também a aumentar o sistema imune. Assim, vírus como o da gripe, bastante comum nas épocas mais frias do ano, encontram dificuldade para se instalar e desenvolver no corpo.

Além disso, esse também é o momento para encantar e fidelizar os alunos. Treine a sua equipe para o oferecer o melhor atendimento possível e serviços diferenciados. Isso não significa que você tenha que gastar comprando os melhores aparelhos do mercado. O que estamos querendo dizer é que fazer um bom investimento no capital humano da sua empresa pode ajudar a manter os clientes mesmo em épocas de baixa temporada.

 

2. Identifique quais são as épocas de baixa estação

7 dicas para academias em época de baixa

É muito importante que você saiba como identificar em qual período do ano a taxa de matrículas começa a cair. Para isso, você pode utilizar um software de gestão que possa oferecer essa e outras informações importantes para o crescimento da sua academia.

Além de identificar quando começa e quando termina esse período, temos que saber quanto tempo ele dura. Por exemplo, dependendo da região do país em que você esteja, como no Nordeste, que faz sol quase todo o ano, esse período seja menor. Enquanto, que, em regiões mais frias como o Sul, o período de baixa seja muito maior que a média.

 

3. Utilize dados passados

Para saber como a sua empresa funciona e como ocorre fluxo de matrículas, você precisa de dados reais e isso só é possível fazendo uma análise da sua academia em outros anos. O número de matrículas aumento ou caiu durante a baixa temporada em relação ao mesmo período do ano passado? Essas informações precisam estar arquivadas.

Caso você não as tenha porque não realizou esse acompanhamento dos dados nos últimos anos, então comece a fazer isso hoje mesmo. Assim, terá uma base para os próximos anos.

 

4. Tente reconquistar os clientes antigos

Que tal entrar em contato com aqueles clientes que já estão há algum tempo afastados da sua academia? Primeiro, tente entrar em contato via WhatsApp ou SMS para não incomodar, se não obter resposta, ligue e pergunte se aquele é o melhor momento. Se não, marque outro horário.

Ofereça algo que eles consideram de valor. Uma promoção, um desconto ou mesmo um pacote de matrícula de longo prazo. Por exemplo, pagar 40% a menos em um plano de 6 meses de matrícula ou então, acesso irrestrito a todos os serviços que academia oferece por 4 meses. Solte a sua criatividade e se coloque no lugar do seu cliente.

 

5. Invista em marketing digital

Marketing Digital Para Academias - Porque investir?

O marketing digital é uma ótima ferramenta para criar um maior relacionamento com o seu público-alvo. Ele consegue direcionar as suas ações para as pessoas que realmente estão interessadas na solução que a sua academia tem a oferecer. Além disso, é uma ótima forma de manter os alunos mesmo em época de baixa.

Por exemplo, você pode usar as redes sociais e o blog para explicar como massa magra adquirira durante o verão começa desaparecer durante o inverno se não houver um treinamento contínuo. Pode falar também que é nessa época em que as pessoas mais ficam doentes e que a prática constante de exercícios físicos ajudam a manter o nível de anticorpos elevado.

 

6. Crie incentivos para os amigos dos alunos

Que tal aproveitar os alunos que você possui neste momento para ampliar o número de clientes? Uma ótima maneira de fazer isso é oferecer pacotes de desconto para grupos acima de uma determinada quantidade de pessoas, ou ainda, oferecer um passe gratuito pelo período de 1 semana para que os novatos possam conhecer a estrutura e os serviços oferecidos pela academia.

Ainda que não tenha muitas matrículas efetivadas, é uma ótima oportunidade para fazer com que um maior número de pessoas conheça o seu estabelecimento. Nesse contato, você pode adicionar essas pessoas às redes sociais da empresa e também enviar e-mail marketing com novidades e dicas para cuidar melhor da saúde.

 

7. Faça pesquisas

Primeiro, entenda porque as pessoas estão deixando a sua academia. Será que elas realmente estão sedentárias ou resolveram ir para o concorrente?

Entenda o que fez os alunos não renovarem a matrícula e veja qual é o motivo prevalente. Depois, escolha um plano de ação que consiga reter pessoas apesar desse motivo ou então, faça mudanças para que esse motivo não seja mais um problema caso isso seja possível.

 

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