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Vencendo a Concorrência entre Academias

Aquela academia vizinha que você pensa ser sua maior concorrente, pode ser uma grande aliada no mercado de bem-estar. Entenda o porquê!

Quando pensamos em concorrência no mundo fitness, a primeira coisa que vem a nossa cabeça é que as academias competem entre si. Mas hoje, vamos aos poucos redescobrir esse mito.

O Mito

Imagine o seguinte cenário: numa mesma rua temos duas academias que atendem os moradores do bairro. A primeira impressão é que as duas são concorrentes, certo? Não, isso é um mito! Esse pensamento pode ser pouco produtivo para gestão de sua academia. Mas para explicar precisamos voltar um pouco no tempo.

Nas décadas de 70 e 80, quando o mercado de academias começava a crescer no Brasil, o principal objetivo das pessoas era aprender uma modalidade de luta, natação, dança, fazer exercícios e etc. Hoje, a busca passou a ser pelo divertimento e o bem-estar por meio da atividade física.

Assim, passamos a ver o cenário acima da seguinte maneira. A maioria das academias não concorrem entre elas, mas contra os bares, restaurantes, salões de beleza, parques, resorts, entre outros locais, que proporcionam no fim das contas a mesma coisa, o bem-estar.

Nesse cenário, nosso modelo de Gestão de Academias aconselha as empresas a qualificarem e melhorarem seus serviços a fim de oferecer mais conforto e bem-estar às pessoas que moram ali.

Como fazer?

Para enfrentar a concorrência entre os serviços de bem-estar, temos duas importantes dicas para gestores de academia.

A primeira é definir seu posicionamento mercadológico. Ou seja, identificar um público-alvo para vender seu serviço. Por exemplo, crianças, mulheres, classes sociais, idosos, etc. Feito isso, a segunda dica é elaborar produtos específicos para o público escolhido.

Retomando o nosso exemplo, digamos que a primeira academia da rua escolheu trabalhar com atividades voltadas para idosos. Já a segunda, preferiu direcionar seus serviços para os jovens. As duas passariam a oferecer os mesmos serviços já trabalhados, mas com um olhar específico para o seu segmento.

A que optou pelos idosos, pode investir em qualificação de equipe, acompanhamento fisioterápico, fortalecimento ósseo, entre outros atendimentos. Isso tudo sem abandonar as atividades que podem ser frequentadas por outras faixas etárias.

A segunda pode oferecer aulas de lutas, investir em uma ambientação alegre, um atendimento mais descontraído, bem agradável aos jovens que são seu alvo. E como a primeira, continuam a oferecer as aulas padrões de uma academia.

Assim, você passa a trabalhar com um público especifico, criando produtos direcionados a ele, o que te possibilita uma rentabilidade maior.

Vencendo de vez os concorrentes

Depois de definir seu público-alvo e seus produtos. É hora de garantir seu cliente pela qualidade de seu serviço ao proporcionar exatamente o que ele quer; diversão e bem-estar. O objetivo aqui se torna tirá-lo do sofá de casa.

Como citamos no início, hoje os clientes procuram mais que somente aprender um exercício ou modalidade, eles querem se divertir. Assim, aquelas aulas em que o professor ensina passo a passo o que deve ser feito, funcionam menos que aulas lúdicas e cheias de entusiasmo.

Procure investir em aulas animadas e que promovam a interação entre os participantes. Algumas academias que seguem nosso Modelo de Gestão têm investido em aulas de esportes diferentes como o biribol e também em atividades ao ar livre.

Agora que você sabe quais são seus concorrentes e como enfrentá-los, aproveite nossas dicas para o sucesso. Estamos sempre prontos para auxiliá-lo com as melhores dicas para Gestão de sua Academia.

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