• (11) 29353410 • (11) 29353413

As lições Que o “Porta dos Fundos” Ensina à Gestão da Sua Academia

Porta dos Fundos Gestão de Academias

Qual é a ideia que as pessoas fazem de uma academia? Será que realmente você sabe qual a imagem que os seus clientes tem do seu negócio? Estas são perguntas que podemos fazer para que suas respostas nos direcionem uma boa Gestão da Academia.

E para falar sobre isso, de maneira exagerada, o humor do canal Porta dos Fundos revela algo que é decisivo nas vendas da sua academia: a percepção que o seu cliente ou futuro cliente faz do seu negócio.

Rir é o melhor remédio, e também pode ser inspiração para sua academia ser um negócio mais lucrativo e agradável para levar mais pessoas a praticarem atividade física.

Por isso, listamos três vídeos do canal de humor para que você, além de rir, reflita sobre algumas dessas situações que podem estar acontecendo em sua academia e como melhorá-las.

Recepção: Como sua vendedora apresenta sua Academia ao futuro cliente?

As visitas que as pessoas fazem a sua academia são oportunidades de ouro que sua equipe de vendas tem em conhecer os clientes, investigar os motivos que o levaram a procurar seu negócio, suas necessidades, além de mostrar a academia, os professores, as vantagens e benefícios que são oferecidos.

Mas e se isso falha? O resultado é ter apenas uma recepcionista que apenas dita as informações dos planos e atividades que sua academia possui, sem se preocupar em saber o que o cliente deseja e espera dos serviços que seu negócio oferece.

E mesmo que intenção da recepcionista seja positiva, um atendimento ineficaz pode fazer com que cliente fique constrangido, impaciente e procure outra academia ou mesmo desista de começar academia. Pois é, o Porta dos Fundos mostra que esta situação na recepção da sua Academia pode ser ainda pior.

A lição que o vídeo ensina é a importância de se investir em treinamentos de vendas para sua equipe, para transformar suas recepcionistas em Vendedoras que recepcionam muito bem as pessoas, levando-as a decidir se tornarem clientes da sua academia.

Aula de Quinta: Como os Professores da sua Academia Ajudam seus clientes?

A principal missão dos profissionais de atividade física dentro das academias é ajudar os clientes a conquistarem seus objetivos e metas através dos exercícios e atividades orientadas.

O vídeo Aula de Quinta mostra uma situação em que, na melhor das intenções, o professor tenta incentivar os alunos a participarem da aula, se empenharem no exercício. Mas faz isso de uma forma pouco produtiva, constrangendo e muitas vezes até intimidando os alunos.

A imagem que muitas pessoas fazem da academia (sobretudo o público sedentário) é se tratar de um lugar “chato”, restrito apenas a pessoas preparadas para praticarem atividade física. Além disso, muitos sentem que, quando se matricularem vão ser recebidos por professores que os farão sofrer.

O vídeo a seguir é só uma das formas de entendermos como esta percepção pode acontecer na prática, prejudicando a fidelização e satisfação dos clientes.

A lição que este vídeo passa para a gestão da sua academia é: fique atento as percepções que o cliente tem sobre sua academia. Através dessas informações, a respeito do que o aluno acha do seu negócio é possível entregar serviços com vantagens e benefícios que atendam os reais anseios do seu público.

Aula de Segunda: Qual a experiência que sua academia proporciona aos clientes?

É inegável o número de profissionais de atividades físicas que fazem das suas aulas um show, motivando e divertindo os alunos. Ao contrário do exemplo do vídeo anterior, transformam a prática de atividade física numa importante ferramenta para recarregar as energias, melhorar o humor, relaxarem e obter mais bem-estar.

Mas existem academias com professores que erram na dose, e como no vídeo da aula de quinta, tornam a experiência de se praticar atividade física na academia um desastre.

Esta é a aula de Segunda do Porta dos Fundos:

E agora, qual a lição que se leva?

Sua missão como gestor é planejar e organizar sua academia para transformá-la em um negócio em que as pessoas se sintam bem e felizes de estar.

Um espaço agradável, em que a prática da atividade física orientada por profissionais de educação física inteiramente dedicados a ajudar os clientes a conquistarem suas metas e objetivos, seja a melhor e mais saudável forma de se ter bem-estar.

 


Relacionados

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos

Como Se Defender das Quedas de Visitas na Sua Academia

Como Se Defender das Quedas de Visitas na Sua Academia

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo