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Guerra de Preços entre Academias

Entenda as alternativas para fugir dessa estratégia

Através do aumento da competitividade entre as empresas, potencializada ainda mais com o chegada das Redes Low Cost,  uma das formas que os gestores apresentam como arma estratégica é a chamada guerra de preços entre academias. Uma ação utilizada por empresários que possuem competência para administrar seus custos, e conseguem produzir e entregar serviços com melhor qualidade entre os seus concorrentes com um preço menor.

A verdade é que esse método administrativo trata-se de um posicionamento mercadológico possível e consta, inclusive, como umas das 7 competências fundamentais de estratégias defendidas por especialistas do marketing como Michael Porter.

Quando trazemos o conceito de guerra de preços para o universo fitness, os gestores devem tomar cuidado com esse tipo de estratégia entre academias, principalmente se falamos de modelos de academias com o mesmo perfil de custo e estrutura semelhante.

Em geral, parte das academias ainda não entenderam o novo cenário e mudanças do mercado fitness, por isso continuam cobrando o mesmo valor, mesmo com o aumento dos equipamentos e com clientes mais exigentes. Uma academia recém-inaugurada, por exemplo, poderá não conseguir gerar valor agregado, se passar ao cliente apresentando apenas uma estrutura nova, mas cobrando um valor mais baixo apenas para conquistar alunos dos concorrentes próximos.

 

 

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Alguns gestores colocam como prioridade em sua estratégia, buscar saber quanto as academias vizinhas cobram pelos mesmos serviços que possui, para oferecer preços mais baratos, mas sem grande diferença real. Em outros casos, a redução de preços como estratégia acontece mesmo que a academia possua estrutura melhor que a concorrente.

A bomba que explode com essa ação, atinge em cheio todo o mercado de academias, isso porque cria um processo de desvalorização dos serviços de bem-estar e qualidade de vida que as academias ofertam as pessoas.

É possível vencer a concorrência sem Guerra de Preços entre Academias

O principal é que você gestor que deseja conquistar espaço e crescimento no mercado é que a guerra de preços entre academias não se trata de uma estratégia errada. Acreditamos que ela passa a ser improdutiva quando, por exemplo, o objetivo é apenas roubar clientes de uma academia vizinha sua.

Em nosso post Vencendo a Concorrência entre Academias, você irá entender o mito de que no mundo fitness as academias competem entre si e perceberá que existem melhores alternativas para alcançar o sucesso de seu negócio sem necessitar gastar tanta energia numa guerra de preços para alcançar resultados.

A prática da guerra dos preços entre academias pode também evidenciar a falta de criatividade e inovação em novos serviços e produtos, além de desvalorizar o mercado fitness e comprometer o lucro, com isso a academia pode não ter renda suficiente para crescer e investir em equipamentos, infraestrutura, novidades.

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Mas como fugir da Guerra de Preços entre Academias? 

O posicionamento mercadológico é das umas saídas estratégicas que as academias dispõem para por fim a guerra de preços entre as elas. Cada vez mais surgem opções de modelos de negócios que oferecem serviços a diversos públicos com necessidades e objetivos distintos.

Exemplos existem, academias apenas para mulheres, que oferecem atividades que atendam os desejos desse público é uma delas.

Há academias, que fogem do padrão sala de musculação, e dispões de uma grande variedade de atividades e aulas que acabam ficando com cara de clube para família.

Seguindo a onda e crescimento do mercado das lutas, algumas academias criam diferencial no mercado e apostam no potencial das aulas de artes marciais, que cativam e conquistam os mais variados perfis de alunos. O boxe nas academias, por exemplo, tem se tornado uma excelente opção para mulheres que querem queimar muitas calorias e rigidez muscular.

 

Conheça bem o potencial de seu negócio antes de investir

O importante é que antes do gestor investir em alguma dessas alternativas de modelos de negócios para academias, entenda bem o seu negócio. Não basta apenas querer embarcar em alguma dessas opções sem saber se é capaz de entregar com qualidade e eficiência os serviços a seus alunos.

O gestor precisa encontrar o foco e a sua vocação e desenvolver um posicionamento mercadológico forte e adequado.

Através disso ele pode agregar valores e começar a produzir e entregar serviços para o cliente que ele escolheu e que não será provavelmente bem atendido  por outros clientes, por isso, fugir da regra da empresa significa encontrar e desenvolver a sua identidade entregando produtos que tenham a percepção que o aluno deseja.

 

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Fuja da guerra de preços e conquiste quem está fora das academias 

Uma alternativa para fugir da guerra de preços entre academias, como estratégia competitiva é investir os esforços em agregar valor a seus serviços e oferecer produtos diferenciados para conquistar clientes que estão fora da academia.

Falamos daqueles 95% de brasileiros que não praticam atividade física com frequência, principalmente dentro das academias.

E importante que você gestor, pense que para conquistar esse tipo de consumidor deverá oferecer modalidades, aulas e atividades diferentes daquelas praticadas por seus concorrentes.


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