• (11) 29353410 • (11) 29353413

Guerra de preços entre Academias: entenda as alternativas para fugir dessa estratégia no mercado fitness

Entenda a Guerra de Preços:

Através do aumento da competitividade entre as empresas uma das formas que os gestores apresentam como arma estratégica é a chamada guerra de preços.

Uma ação utilizada por empresários que possuem competências para administrar seus custos, e conseguem produzir e entregar serviços com melhor qualidade entre os seus concorrentes com um preço menor.

A verdade é que esse método administrativo trata-se de um posicionamento mercadológico  possível e consta inclusive como umas das sete competências fundamentais de estratégias defendidas por pensadores do marketing como Michael Porter.

posicionamento mercadologico para academias

Quando trazemos o conceito de guerra de preços para o universo fitness, os gestores devem tomar cuidado com esse tipo de estratégia, principalmente se falamos de modelos de academias com o mesmo perfil de custo e estrutura semelhante.

Em geral grande parte das academias ainda não entenderam o novo cenário e mudanças do mercado fitness e continuam cobrando o mesmo valor, mesmo com o aumento dos equipamentos e com clientes e alunos mais exigentes.

Uma academia recém-inaugurada, por exemplo, poderá não conseguir gerar valor agregado, se passar ao cliente  apenas uma estrutura nova, mas cobrando um valor mais baixo apenas para conquistar alunos dos concorrentes próximos.

Alguns gestores colocam como prioridade em sua estratégia, buscar saber quanto as academias vizinhas cobram pelos mesmos serviços que possui, para oferecer preços mais baratos, mas sem grande diferença real. Em outros casos, a redução de preços como estratégia acontece mesmo que a academia possua estrutura melhor que a concorrente.

A bomba que explode com essa ação, atinge em cheio todo o mercado de academias, isso porque cria um processo de desvalorização dos serviços de bem-estar e qualidade de vida que as academias ofertam as pessoas.

Como vencer a concorrência entre as academias sem a guerra de preçosÉ possível vencer a concorrência entre as academias sem guerra:

O principal é que você gestor que deseja conquistar espaço e crescimento no mercado de academias é que a guerra de preços não se trata de uma estratégia errada.

Acreditamos que ela passa a ser improdutiva quando, por exemplo, o objetivo é apenas roubar clientes de uma academia vizinha sua.

Em nosso post Vencendo a Concorrência entre Academias, você irá entender o mito de que no mundo fitness as academias competem entre si e perceberá que existem melhores alternativas para alcançar o sucesso de seu negócio sem necessitar gastar tanta energia numa guerra de preços para alcançar resultados.

A pratica da guerra dos preços, pode também evidenciar a falta de criatividade e inovação em novos serviços e produtos. 

Mas como fugir da guerra de preços entre Academias?: 

O posicionamento mercadológico é das umas saídas estratégicas que as academias dispõem para por fim a guerra de preços entre as elas. Cada vez mais surgem opções de modelos de negócios que oferecem serviços a diversos públicos com necessidades e objetivos distintos.

Exemplos existem academias apenas para mulheres, que oferecem atividades que atendam os desejos desse público.

Há academias, que fogem do padrão sala de musculação, e dispõe de uma grande variedade de atividades e aulas que acabam ficando com cara de clube para família.

Seguindo a onda e crescimento do mercado das lutas, algumas academias criam diferencial no mercado e apostam no potencial das aulas de artes marciais, que cativam e conquistam os mais variados perfis de alunos.

O boxe nas academias, por exemplo, tem se tornado uma excelente opção a mulheres que querem queimar muitas calorias e conquistar rigidez muscular.

Conheça bem o potencial de seu negócio antes de investirConheça bem o potencial de seu negócio antes de investir:

O importante é que antes do gestor investir em alguma dessas alternativas de modelos de negócios para academias, entenda bem o seu negócio. Não basta apenas querer embarcar em alguma dessas opções sem saber se é capaz de entregar com qualidade e eficiência os serviços a seus alunos.

O gestor precisa encontrar o foco e a sua vocação e desenvolver um posicionamento mercadológico forte e adequado.

Através disso ele pode agregar valores e começar a produzir e entregar serviços para o cliente que ele escolheu e que não será provavelmente bem atendido  por outros clientes, por isso, fugir da regra da empresa significa encontrar e desenvolver a sua identidade entregando produtos que tenham a percepção do aluno.

Fuja da guerra de preços e conquiste quem está fora das academias: 

Uma alternativa para fugir da guerra de preços como estratégia competitiva é as academias investirem esforços em agregar valor a seus serviços e oferecer produtos diferenciados para conquistar clientes que estão fora da academia.

Falamos daqueles 97% de brasileiros que não praticam atividade física com frequência, principalmente dentro das academias.

É importante que você gestor, pense que para conquistar esse tipo de consumidor deverá oferecer modalidades, aulas e atividades diferentes daquelas praticadas por seus concorrentes.

Quer saber mais sobre como melhorar a Gestão de sua Academia? Baixe nosso ebook gratuitamente

 


Relacionados

Posicionamento mercadológico para Academias

Posicionamento mercadológico para Academias

Confira 4 Dicas Para Preparar sua Academia para o Sucesso

Confira 4 Dicas Para Preparar sua Academia para o Sucesso

Os 5 erros mais comuns nas campanhas de carnaval das academias

Os 5 erros mais comuns nas campanhas de carnaval das academias