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Como as Trapalhadas na Economia do País Podem Atrapalhar a Gestão das Academias

Você, meu caro leitor deve estar como eu, muito preocupado com a quantidade enorme de notícias sobre a economia do Brasil. As previsões realmente não são as mais otimistas.

Os dados do próprio governo, institutos de pesquisa econômica e dos especialistas nos confirmam que estamos em um quadro recessivo para a economia como um todo, especificamente para o mercado de consumo com a diminuição do dinheiro livre para consumo em todas as famílias. Temos também um renascimento da inflação, pois vivemos este fantasma que está de volta.

A questão hídrica já causa impacto nas academias, a água vai ficar mais cara e escassa, e isso vale para todo o Brasil, não é só para São Paulo ou alguns Estados. Nós sabemos que a energia também vai ficar bem mais cara, que vai impulsionar os nossos custos.

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Do outro lado temos um consumidor com menos dinheiro no bolso, preocupado com as contas ao final do mês e receoso com decisões que impactam o seu planejamento de médio o e longo prazo.

E para completar temos os custos das academias, com as operações, folha de pagamentos, custos fixos que não podem ser administrados pela academia, e custos variáveis com fornecedores, todos com previsões de alta, onde alguns especialistas dizem que as academias terão um custo de 12 a 15% maior este ano, do que em 2014. Isso já considerando uma inflação moderada de 7%.

Neste cenário precisamos vender mais, pensando em talvez repassar parte deste custo para um cliente que está com menos dinheiro no bolso ou fidelizar um consumidor que está extremamente desconfiado com relação ao futuro. Ou seja, uma tarefa que é bastante árdua.

Para enfrentar a crise, desejo falar de duas ferramentas poderosas que é o marketing e da comunicação, como as duas podem ajudar a academias.

Como funciona o Marketing para Academias?

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Marketing é a estratégia e forma como decidimos apresentar os nossos produtos, falando de uma maneira técnica é a nossa Proposta de Valor. O que vamos entregar? O quanto vamos entregar?  E quais os benefícios daquilo que entregamos por um determinado preço e um determinado valor?

Hoje o marketing é absolutamente primordial para uma empresa, não importa o porte e cartela de clientes, você será obrigado para ter um bom desempenho, um planejamento de marketing para definir claramente quais são os públicos que você pretende atingir, quais são os produtos que pretende desenvolver e oferecer?

E quais as formas que estes produtos serão apresentados para estes clientes? Será que ofereceremos as soluções em formatos de pacotes ou em formatos de programas com soluções, ou continuaremos a oferecer apenas um pacote de serviços que o cliente poderá desfrutar?

A definição desta Proposta de Valor terá um impacto direto na capacidade de aumentar ou não o preço, pois ela estará relacionada com a percepção de valor que o cliente terá. Se a reformulação ou criação de um produto ou serviço for atrativa o suficiente, onde mesmo para pessoas que tem menos dinheiro no bolso e receio no futuro, se consiga vender, terá sucesso.

Mas ao oferecer o mesmo produto a percepção continuar a mesma, provavelmente eu terei as mesmas pessoas, e essas mesmas pessoas estarão  com menos dinheiro, e receio no futuro, portanto é importantíssimo alterar a forma e a Proposta de Valor dos produtos e serviços e como eles serão apresentados na academia.

Como Aplicar a Comunicação na Academia?

são os canais que decidimos utilizar para divulgar esta Proposta de Valor, podendo ser digital, impresso, uma mistura dos dois, tendo ou não ações promocionais, que podem envolver ou não parceiros.

Os novos canais digitais que são pouco utilizados hoje pelas academias, mas se bem utilizados podem trazer  resultados impressionantes. Posso citar, como exemplo, um grupo de academias que através das redes sociais e site passou se a aumentar o número espontâneo de visitantes em 25%.

Portanto, mesmo que se mantenha a sua proposta de valor antiga, sem mexer no marketing, mas utilizar a comunicação de forma eficiente, à academia vai passar a crise tranquilamente.

Superando o desafio sem impedimentos

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Isso pode ser feito de várias formas, mas com certeza a maioria das academias não tem especialistas em marketing ou de comunicação, ou ambas as áreas dentro delas. A minha sugestão é que procurem se informar, se preparar e até para contratar um especialista,  que talvez você vai precisar…

Saiba o que precisa resolver, seja problema de baixa frequência, fidelização para contratar um especialista que utilize o marketing e a comunicação certa, que evite investir em canais equivocados ou estratégias erradas.

Para que você possa contratar bem, para sua decisão você também precisa se preparar não ao ponto de se tornar especialista, a minha sugestão é que um gestor de academia entenda de marketing, de produtos, de comunicação, saiba identificar as oportunidades de cada um para que posso ainda que contratando um especialista, poder dirigir o seu negócio com eficiência.

Com estas percepções espero que tenha um excelente ano de 2015.


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