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Como ter uma Academia de Sucesso em 11 Passos

como ter uma academia de sucesso

Quer ter uma academia de sucesso? Então, você precisa levar em consideração alguns fatores importantes na hora de montar o seu negócio. Neste post, vamos trazer para você como ter uma academia de sucesso, em apenas 11 passos.

De acordo com algumas pesquisas, o mercado fitness cresce significativamente no Brasil e só em nosso país existem mais de 30 mil academias espalhadas e que possuem aproximadamente 8 milhões de alunos. Esse mercado consegue movimentar cerca de US$ 2 bilhões todos os anos.

Sem dúvida alguma é um negócio bastante rentável e promissor, mas a concorrência também é grande e, para ter o sucesso desejado, é preciso se destacar em meio à multidão. Para isso, listamos 10 dicas para você alavancar o seu negócio e evitar uma série de erros!

 

 

 

1. Escolha uma boa localização

Você não precisa escolher um ponto na principal avenida da cidade onde o aluguel é caríssimo. Na verdade, é até melhor que seja em locais menos movimentados, onde os alunos possam encontrar facilmente um local para estacionar. Caso o local não ofereça essa opção, você pode buscar por um ponto que tenha um bom terreno para transformar uma parte dele em um estacionamento privativo.

Pode ser, inclusive, mais uma forma de ganhar dinheiro. Você pode, por exemplo, cobrar um valor a mais para aqueles que queiram utilizar o estacionamento, oferecendo a opção. O estacionamento pode ser também uma forma de você agregar valor ao seu negócio, atraindo mais alunos.

A localização de seu negócio é sem dúvida a 1ª e uma das mais importantes escolhas estratégicas para você saber como ter uma academia de sucesso.

 

2. Escolha um bom espaço

Como ter uma academia de sucesso se você não possui um bom espaço? Antes de sair a procura, você precisa ter em mente quais são os aparelhos que quer colocar, se vai oferecer aulas de dança, de luta e outros. Precisa saber quais serviços irá oferecer além da musculação. Só então, depois de decidir isso é que estará pronto para procurar um local.

Lembre-se: os aparelhos não podem ficar muito juntos, pois é preciso evitar acidentes e também oferecer livre espaço para que as pessoas possam transitar sem ter que ficar se esquivando a todo momento para não bater em algo. Para isso, analise quantas pessoas a sua academia pretende atender por hora.

 

 

 

3. Faça uma análise da concorrência

Saber como os seus concorrentes estão posicionados no mercado no qual você atua é essencial. Apenas listar os nomes dos seus concorrentes diretos não significa que a análise já está pronta. Além disso, eles não são apenas academias de musculação, são qualquer empreendimento que ofereça atividades físicas para as pessoas nas mais diversas modalidades como o crossfit, treinamento funcional e outras.

Após uma análise completa — que pode ser terceirizada para uma empresa especializada nesse tipo de serviço — será possível identificar os pontos fracos do concorrente e assim atuar com uma estratégia na qual a sua academia tenha esse ponto forte, além de outros já oferecidos. Por exemplo, digamos que o ponto fraco da concorrência seja o atendimento. Então, o melhor que você tem a fazer nesse momento é focar nisso e oferecer bons treinamentos para a sua equipe de atendimento.

 

 

 

4. Determine o público-alvo

O público-alvo é aquele que você deseja atingir de forma mais ampla. Por exemplo, digamos que a sua academia ofereça apenas musculação como serviço, mas o seu público-alvo não é apenas aquela pessoa que deseja praticar musculação, mas sim qualquer pessoa que queira cuidar melhor da saúde praticando exercícios físicos ou também aqueles que desejam ter um corpo esteticamente bonito.

Você precisa documentar isso. Deixe claro quem são as pessoas que o seu negócio quer atingir. Determine o intervalo de idade (mínima e máxima), o gênero, ocupação, nível de instrução educacional, entre outras características que achar relevante. Saber quem é o seu pública vai te ajudar a como ter uma academia de sucesso!

 

 

5. Crie uma persona

como ter uma academia de sucesso - Crie uma personaAgora que já determinamos como fazer o seu público-alvo, vamos falar agora da persona. A persona é como uma especificação do seu público e você pode ter mais de uma persona, mas não muitas para não prejudicar o seu negócio.

A persona, além de ter todas as características do público-alvo, ela também possui outras mais específicas como sonhos, desejos, gostos, preferências. Por exemplo, digamos que a sua persona seja uma mulher que tem uma vida agitada no trabalho e faz uma segunda jornada em casa com os filhos. Ela deseja cuidar da saúde e manter a boa forma em meio a essa agenda apertada. A sua persona deve ter um rosto e também um nome.

 

 

 

6. Invista em marketing digital

Estar na rede é essencial para qualquer negócio, especialmente se estamos falando do mercado fitness. Cada vez mais as academias estão investindo nesse tipo de marketing e, com isso, ganham autoridade no assunto, atraindo cada vez mais alunos.

O marketing digital oferece diversos benefícios. Um deles é o fato de que o investimento cabe no seu orçamento. Por exemplo, criar uma página no Facebook, uma conta no Instagram ou um canal no YouTube é de graça. Na hora de investir em anúncios, é possível adequar os valores ao seu capital disponível e ir, gradualmente, investindo no que realmente dá certo.

 

 

 

7. Crie parcerias

O sistema de parcerias entre empresas cresce a cada dia e isso não é por acaso já que oferece inúmeras vantagens. É aquela velha história de “ a união faz a força” e sem duvidas isso vai te ajudar a como ter uma academia de sucesso.

No caso de uma academia, é possível fazer parcerias com restaurantes, lanchonetes e autônomos que fornecem comida balanceada e saudável, com nutricionistas, com fisioterapeutas, com cardiologistas, com nutrólogos, enfim, a lista é grande. Quanto mais parceiros você tem, maiores as chances de ter mais alunos se matriculando.

Normalmente, esses profissionais oferecem descontos para os alunos que estão matriculados no seu estabelecimento. Essas vantagens chamam atenção das pessoas e pode ser um diferencial para o seu negócio.

 

 

 

8. Treine a sua equipe

O bom atendimento é essencial pelos mais diversos motivos. Se coloque no lugar do cliente: em quantos lugares você já deixou de ir por causa do péssimo atendimento apesar de o produto ser de excelente qualidade? Vamos pensar em um restaurante. A comida de lá é maravilhosa, mas os garçons não dão a devida atenção, a comida demora muito a chegar e precisa enfrentar filas para fazer o pagamento.

Pensando nisso, fica fácil entender porque o bom atendimento é essencial para você saber como ter uma academia de sucesso. Você pode ter os aparelhos mais modernos, oferecer uma diversidade de aulas e modalidades de exercícios em horários flexíveis, mas se o atendimento não for bom, você acabará perdendo um bom número de alunos.

E como oferecer esse atendimento de excelência? Treine os seus funcionários. Oferecer a eles boas orientações de como devem tratar os alunos ajuda e muito nesse sentido. Além dessa dica, há outras como contratar pessoal qualificado, fazer questionários para entender os problemas na visão dos alunos, deixar uma caixa de sugestões, entre outras.

 

 

 

9. Participe de eventos

Um dos principais motivos pelo qual muita gente participa de eventos é em busca de novos contatos e conhecimentos, ou seja, fazer networking. Essa é uma excelente forma também de encontrar bons parceiros.

Além disso, os eventos conseguem mantê-lo atualizado sobre as maiores novidades do mercado fitness e vão trazer você para um mundo onde as pessoas já sabem como ter uma academia de sucesso. Novos estudos, novas pesquisas, dicas de tipos de treinamentos e modalidades que estão surgindo em outros pontos do país.

 

 

 

10. Avalie o custo-benefício

Antes de investir mais no seu negócio, que tal avaliá-lo primeiro? Se você quer saber como ter uma academia de sucesso, é preciso que identifique os custos que podem ser reduzidos e os pontos fortes do seu negócio que podem ser melhorados. Analise as métricas e veja o que está dando certo e o que não está.

Por exemplo, digamos que você abre a academia das 5 da manhã até a meia-noite de forma ininterrupta. Porém, no horário entre 11 e meia-noite o custo de manter funcionários, energia elétrica e tudo mais o que for necessário para manter a academia funcionando pode não cobrir os custos no caso de a quantidade de alunos for insuficiente.

 

 

 

11. Faça uma boa gestão e saiba como ter uma academia de sucesso!

Fazer a gestão do seu negócio é algo que não pode ficar de fora de forma alguma. Como você saberá se ele está realmente dando lucro? Como saberá se as pessoas contratadas são realmente eficazes no que estão fazendo? Como saber se a campanha de marketing está, de fato, alcançando os objetivos planejados? Para tudo isso é preciso fazer e manter uma boa gestão do seu empreendimento.

Avalie os serviços que são oferecidos, esteja sempre em crescimento, modernizando o negócio, analise os números de perto e faça isso da maneira mais frequente possível para ter um maior controle sobre o acontece.

Caso você não saiba ou não queira fazer a gestão do seu empreendimento, você pode contratar uma empresa especializada no assunto. Eles ficam responsáveis por fazer tudo o que uma boa gestão determina e pode montar um relatório para que você analise os resultados e confira tudo de perto. Dessa forma, você pode se focar naquilo que realmente sabe fazer.

 

 

 

Uma boa gestão é imprescindível para ter uma academia de sucesso. Aprenda mais sobre o assunto e baixe o nosso e-book sobre os 7 erros mais comuns na gestão de academias!

 


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