• (11) 29353410 • (11) 29353413

Como ter mais alunos? 5 dicas para bombar sua academia

Conheça 5 dicas que vão bombar sua academia com mais alunos e fazer com que você ande na contramão da concorrência e da sazonalidade.

Um dos grandes desafios na gestão de academias, fazer com que o seu negócio tenha mais alunos torna-se difícil diante de um mercado sazonal e cheio de concorrência.

​​Com períodos de alta e de baixa, as academias também sofrem com um grande número de desistências ao longo do ano. Conhecer medidas que fazem com que a sua academia bombe o ano todo é o segredo para atingir o sucesso.

​Você precisa atrair mais alunos para academia, mas como fazer isso?​ Fique atento às 5 dicas que vamos dar para você descobrir como ter mais alunos e fazer a sua academia bombar, independentemente da situação.

1) Tenha um ambiente ​atrativo e um bom atendimento

como ter mais alunos na sua academia? um abiente atrativo te ajuda

​Um dos segredos para atrair mais alunos para sua academia é dispor de um atendimento marcante e de um ambiente que faça com que as pessoas queiram estar ali.

Não há nada mais desagradável que um possível aluno ir visitar e conhecer a academia e ser mal atendido ou, até mesmo, achar o ambiente inadequado para o propósito do espaço. Além de você perder o cliente, ele pode contribuir para um “boca a boca” negativo e fazer com que a sua academia seja mal vista por aí.

​O cartão de visita da sua academia é o atendimento que ela presta, juntamente com a primeira impressão que o ambiente passa. Em um início, a forma como as pessoas se sentem no espaço e como são atendidas é um dos quesitos que fazem toda a diferença na hora da decisão de escolha.

​Invista em um treinamento completo para a sua equipe, ​mostrando para todos a importância do atendimento na atração de novos alunos.

Além disso, preocupe-se em ter um espaço convidativo, marcante, um ambiente que faça com que o aluno sinta-se em casa. Estacionamento, vestiário, recepção: tudo conta para ter mais alunos em sua academia.


​2) Venda benefícios – e não objetos materiais.

como ter mais alunos na sua academia? basta vender benefícios

Acreditar que somente os equipamentos da sua academia serão bons atrativos para conseguir mais alunos é uma falha que precisa ser corrigida.

O que precisa ser entendido é que nenhum aluno se matricula em uma academia visando somente os aparelhos que ela possui. Veja a sua academia como um conceito de negócio, como um espaço que promove benefícios gerados através das atividades físicas.

Ou seja: o seu serviço significa bem-estar e saúde, e é assim que ele precisa ser vendido. Explore conceitos relativos à qualidade de vida e os associe às vantagens que o estilo de vida saudável pode trazer aos alunos, adquirindo um maior poder de convencimento para atrair mais alunos para a sua academia.

3) ​Invista em marketing e divulgação

Investir em marketing e em divulgação te ajuda a ter mais alunos

“Quem não é visto, não é lembrado” – já dizia o ditado. Para que as pessoas saibam que a sua academia existe e para que elas conheçam os seus diferenciais, é preciso fortalecer a sua marca e investir em ações de publicidade e marketing.

Não há como fugir da divulgação se você busca atrair mais alunos para a sua academia. Atualmente, algumas tendências de marketing de academias estão balançando o mercado e podem ser uma boa saída para você se destacar dos demais.

O marketing digital é uma ferramenta e tanto para manter um relacionamento com o seu público-alvo e para fortalecer a sua academia. Além de não exigir altos investimentos, possibilita uma segmentação muito eficaz através de ações variadas.

Para iniciar no mundo digital, é imprescindível que você dedique um site, um blog e páginas nas redes sociais para a sua academia. Como complemento, investir em anúncios pagos nos diferentes canais online também é um ponto a seu favor e pode te ajudar a atrair ainda mais alunos. Só para se ter uma ideia, a rede SmartFit conseguiu atrair mais de 30 mil novos alunos em 2 meses, somente utilizando estratégias digitais.


4) Preocupe-se com a retenção de alunos

Preocuope-se com a retenção. Isso vai te ajudar a ter mais alunos

Uma das medidas para se ter a academia cheia o ano inteiro não é somente atrair novos alunos, mas também reter aqueles que já estão matriculados. De certa forma, serão alunos que renovarão suas matrículas – tornando-se novas fontes de receita em períodos que não estariam presentes.

Para minimizar as desistências e fidelizar mais alunos, um dos passos principais é manter uma equipe comprometida e altamente profissional, características que motivam os seus alunos a não desistirem dos treinos e a efetuarem as rematrículas.

Outra medida que precisa ser adotada são programas de fidelização de clientes. O que você oferece de diferente para aqueles alunos que já estão há um tempo na sua academia? Quais os benefícios e vantagens que eles terão caso decidam renovar a matrícula? Descontos por assiduidade, brinde nas rematrículas, uma condição especial no mês de aniversário: tudo é válido para fidelizar e para fazer com que sua academia tenha mais alunos, mesmo nos períodos de baixa temporada.


5) Free Pass

​Uma das estratégias cada vez mais utilizadas para atrair alunos são as aulas-teste, também conhecidas como “free pass”.

Essa medida visa oferecer ao público-alvo pequenas amostras dos serviços que a academia oferece, fazendo com que a atração dessas pessoas seja mais efetiva.

Basicamente, você deve começar com um convite despretencioso para que as pessoas conheçam o espaço. No momento da visita de um futuro aluno é onde você tem a chance de gerar uma experiência atrativa e encantadora.

O convite pode englobar treino grátis por alguns dias ou, até mesmo, o experimento de alguma das aulas oferecidas. Isso vai gerar maior curiosidade pelos resultados que a sua academia oferece, além de estabelecer uma relação de simpatia com o público.

Muitas vezes, a pessoa aceita o convite e vai somente com a intenção de conhecer a academia. Chegando lá, se surpreende com o atendimento, com as opções de pacotes e condições de pagamento e encontra o que ela precisava em termos de modalidades. Mostre para os visitantes o porquê a sua academia merece um voto de confiança dentre as demais existentes no mercado!

Navegue pelo blog e leia mais artigos para alavancar o seu negócio e levar a sua academia para o sucesso!


Relacionados

Como as Trapalhadas na Economia do País Podem Atrapalhar a Gestão das Academias

Como as Trapalhadas na Economia do País Podem Atrapalhar a Gestão das Academias

Os 5 livros que Todo Gestor de Academia Precisa Ler

Os 5 livros que Todo Gestor de Academia Precisa Ler

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação com baixo custo

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação com baixo custo