• (11) 29353410 • (11) 29353413

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação com baixo custo

Dicas Para Revitalização e Manutenção de Equipamentos de Musculação
Torne sua academia mais atrativa mantendo os aparelhos de musculação bem conservados e revitalizados. E o melhor: sem gastar muito!

Ninguém melhor que você, dono de academia, para saber como a escolha dos equipamentos de musculação é importante e crucial na hora de planejar o espaço do seu negócio. Os investimentos não são tão baixos, mas compensam para montar uma academia completa e bem estruturada, que esteja pronta para atrair e receber os futuros alunos.

Mas mesmo com uma seleção de qualidade, deve-se ter em mente que a revitalização e a manutenção de equipamentos de musculação serão necessárias para manter os aparelhos em perfeito estado de uso. Eles são usados constantemente e o suor dos usuários é fator chave para acelerar a depreciação. Por isso, o desgaste é inevitável e precisa ser combatido com um trabalho atento. Além disso, uma manutenção periódica é o que vai garantir que a sua academia se mantenha renovada, segura, competitiva e com uma infraestrutura capaz de atender a todas as necessidades. Resultado? Atração, retenção e fidelização de clientes.

Olhe para o seu negócio e pense nas melhorias possíveis de serem feitas. O aperfeiçoamento da sua academia é algo que sempre deve ser olhado com atenção, uma vez que o mercado fitness não para de crescer e os diferenciais que você irá apresentar são somatórios na hora de captar e manter os seus alunos. Ninguém busca treinar em uma academia que tenha equipamentos de musculação em mau estado, que já não oferecem total segurança ou que apresentem problemas, correto?

Fique tranquilo: nem sempre é necessário despender de altos gastos para revitalizar aparelhos de musculação. As empresas especializadas existem, mas é possível que a manutenção dos equipamentos de academia seja feita sem gastar muito. Confira as dicas da Acade Gestão de Academias para que você renove os equipamentos do seu negócio sem precisar trocá-los e nem investir alto.

1) Eliminando as ferrugens

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação - Eliminando as ferrugeens

Equipamentos de ferro inevitavelmente apresentarão ferrugem caso haja descuido na manutenção. Comece fazendo uma inspeção. Qual o nível de desgaste geral? Existem muitos equipamentos com partes em que a pintura já não existe mais? É importante fazer essa avaliação porque é justamente quando a tinta se desgasta que as partes de ferro ficam expostas e oxidam, dando lugar à tão temida ferrugem.

Para dar uma cara nova à sua academia, nada melhor que eliminar as ferrugens de cada aparelho e deixá-los como novos. Além de melhorar a aparência geral do ambiente e causar melhor impressão aos alunos, remover as oxidações vai garantir maior conservação e segurança aos equipamentos de musculação.

Utilize uma lixadeira nas partes enferrujadas que deseja remover. Ela vai garantir que o processo seja mais simples de ser executado e vai eliminar as ferrugens com maior eficácia, garantindo, também, maiores pontos de aderência para a nova tinta que virá. Feito isso, você pode aplicar uma tintura epóxi – que tem grande resistência à corrosão – ou seguir uma pintura convencional, aplicando tinta especial para superfícies metálicas e, por fim, verniz para conservar.

2) Renovando os estofados

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação, renovando os estofados

Devido ao uso constante e à ação do suor, os estofados dos aparelhos tendem a se desgastar e a romper com maior frequência. Nada pior que um estofamento em mau estado, que não esteja mais no formato convencional ou cause desconforto aos alunos – além de ter um impacto visual desagradável para o ambiente. Portanto, a troca dos estofamentos será necessária de tempos em tempos se você quer uma boa manutenção de equipamentos de academia.

Fazer essa renovação dos estofados é uma tarefa que será melhor executada por um profissional de tapeçaria. Existem diversas opções de empresas e de profissionais disponíveis no mercado e acredite: despender desse investimento vai ser a melhor forma de obter menor gasto com a revitalização. Poupar investimento também significa minimizar erros e desperdícios – e não se arriscar em uma tarefa que necessita de precisão e experiência. Pesquise e solicite orçamentos, assim você poderá escolher a oferta que melhor se encaixa no seu orçamento.

3) Revitalização geral através da limpeza

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação através da limpeza

A limpeza é um dos fatores que garante maior vida útil aos equipamentos. Não se esqueça de que são usados por diferentes pessoas e que o suor é um agente que contribui e muito na deterioração. Além disso, é questão de higiene e bem estar manter os aparelhos de musculação sempre bem desinfectados.

Prepare uma solução de 80% água e 20% detergente neutro e utilize um pano umedecido com a mistura para limpar diariamente os estofamentos. Use a mesma receita para fazer uma limpeza semanal em toda a estrutura dos aparelhos – lembrando de secá-la totalmente depois de finalizar. Nesse caso, o mais importante é utilizar panos suaves e deixar bem longe as esponjas de aço e os materiais abrasivos, que possam riscar a pintura. Você vai ver como a limpeza vai revitalizar constantemente a sua academia e vai fazer com que os equipamentos de musculação tenham a durabilidade muito bem conservada.

4) Cabos e partes móveis

Como Revitalizar e Manter seus Equipamentos de Musculação cabos

Quando falamos em manutenção de equipamentos de academia, estamos diretamente falando de revitalização e conservação. Os cabos e as partes móveis dos aparelhos são, talvez, as partes mais importantes de serem revitalizadas e inspecionadas. Elas são as grandes responsáveis por fazer com que os equipamentos funcionem em perfeito estado, garantindo segurança a todos os frequentadores da academia.

Faça uma vistoria completa nos cabos sustentadores e nas estruturas móveis. Estique os cabos e avalie a condição de cada um deles, reaperte a bucha das guias dos pesos, reaperte pinos de regulagem, aparafuse braços dos Convergentes e pino anilheiro, bem como reaperte a fixação do terminal rotular dos equipamentos. Essa é mais uma tarefa imprescindível para manter tudo em ordem, deixar os aparelhos como novos e garantir que os seus alunos estarão em segurança.

Navegue pelo blog da Acade e confira outras matérias que vão complementar a gestão da sua academia e levar você para o sucesso. Boa sorte!


Relacionados

Proprietário e Gestor de Academia, Você É a Pessoa Certa

Proprietário e Gestor de Academia, Você É a Pessoa Certa

Vencendo a Concorrência entre Academias

Vencendo a Concorrência entre Academias

Competição e Estratégias de Marketing eficazes para as Academias

Competição e Estratégias de Marketing eficazes para as Academias