• (11) 94371-0022

Experiência do cliente: sua academia sabe como oferecer?

Oferecer uma boa experiência do cliente é fundamental para ter sucesso no negócio e fazê-lo crescer. Em um mundo no qual os serviços e produtos estão cada vez mais especializados, é necessário focar não só na oferta, mas também na experiência que a sua solução é capaz de oferecer. Pensar nisso é essencial quando falamos de saúde, bem-estar e exercícios físicos.

O objetivo de qualquer empreendedor deve ser deixar o cliente encantado. Ficar apenas satisfeito já não é mais o suficiente. Um cliente fica encantado quando os serviços que ele recebe vão além da expectativa criada. Isso significa que você conseguiu criar uma experiência incrível e que há muitas chances daquele cliente se tornar fiel a sua academia.

 

O que é experiência do cliente?

experiência do cliente na sua academiaÉ preciso, antes de mais nada, ter a ideia de que é sempre possível melhorar a experiência do cliente. Isso não é apenas responsabilidade do atendimento, a empresa também precisa oferecer subsídios para que esse atendimento possa ser melhorado. Assim, para alcançar esse objetivo, é necessário que todos os colaboradores trabalhem em conjunto.

Para desenvolver uma boa estratégia e assim, conseguir entregar a melhor experiência do cliente, é necessário ter algumas informações. Por exemplo, saber o que o aluno espera da sua academia, o que as outras academias estão oferecendo, como a sua solução pode melhorar a vida das pessoas, quais são os diferenciais que a sua empresa oferece e, principalmente, porque uma pessoa deveria fazer a matrícula na sua academia e não em outra.

Essa pode não ser realmente algo fácil de fazer, mas não é impossível. Exige dedicação, colaboração de todos os funcionários e, sempre que possível, a orientação de profissionais que possam entregar todas essas respostas e discutir com o gestor do estabelecimento o que pode ser feito para alcançar as metas.

 

Por que oferecer uma boa experiência do cliente é importante?

Vamos pensar em uma situação hipotética que pode até já ter acontecido com você. Um amigo indicou um restaurante que possui uma comida deliciosa e você, é claro, saiu para experimentá-la. De fato, o sabor da comida era perfeito e seria ainda melhor, se não tivesse chegado fria, se o garçom fosse mais educado, se você não precisou esperar 30 minutos apenas para ser atendido, entre outras coisas que podem afetar o serviço consideravelmente.

Assim, fica claro que, oferecer apenas um bom produto não é o bastante. Podemos ter quase certeza de que você não voltaria a esse restaurante por mais que a comida fosse maravilhosa. O mesmo se pode pensar dos seus alunos. A academia pode oferecer uma estrutura incrível e os melhores aparelhos existentes no mercado e os melhores profissionais, mas se a experiência do aluno não for boa, se houver problemas burocráticos para efetuar a matrícula, se não há o devido acompanhamento profissional e se o seu estabelecimento não cumpre o que é prometido, certamente esse aluno irá deixá-lo e correrá para a concorrência, ou até mesmo para o sofá de casa. Pior de tudo: ele falará mal do seu negócio para outras pessoas e essa propaganda negativa pode ser um verdadeiro desastre para os seus negócios.

 

Como oferecer uma boa experiência para o seu aluno?

Como oferecer uma boa experiência do cliente

Para oferecer uma boa experiência, é preciso compreender o que o consumidor entende como uma boa experiência. Ele deve perceber valor de uma forma geral tanto de forma consciente quanto inconsciente. Para que isso aconteça, você pode seguir algumas dicas que vamos passar agora:

 

Estabeleça um relacionamento com o aluno

Já se foi a época em que o único objetivo de uma empresa é vender. Em um mundo globalizado e competitivo como o nosso, isso não basta. É necessário estabelecer laços emocionais com os alunos e possíveis alunos, afinal de contas, todos eles são pessoas como eu e como você, que têm ideias, sensações, sentimentos, entre outras características que nos faz ser quem nós somos.

Saiba quais são os desejos deles, o que eles querem para a vida deles. Por exemplo, eles podem procurar a sua academia porque querem um corpo mais bonito, porque se preocupam com a saúde, porque precisam aliviar o estresse do dia a dia, etc. Essas respostas acabam aparecendo quando você cria um relacionamento franco e honesto com eles.

 

Demonstre compromisso

É bastante comum que esse relacionamento se dê apenas no início e que, com o passar do tempo vá esfriando. Não permita que isso aconteça ou o cliente se sentirá traído e poderá ir embora. Mostre que todos os colaboradores são comprometidos  com o bem-estar dos alunos e que estão sempre por perto para ajudar. Tente, ao máximo, oferecer além de suas expectativas.

 

Faça pesquisas

Um ponto muito importante para descobrir o que os seus alunos esperam da sua academia e assim poder oferecer a melhor experiência é perguntando. Fazer pesquisas é essencial para qualquer negócio e hoje contamos com diversas ferramentas para isso, especialmente no universo online. Você pode mandar uma pesquisa por e-mail ou mesmo criar uma enquete no blog do seu site ou mesmo em um grupo na rede social. Use todos os meios que puder, quanto mais informações, melhor.

Percebeu o quanto a experiência do cliente é importante para qualquer tipo de negócio, inclusive para o seu? Explore mais sobre esse assunto e contrate uma equipe especializada que possa ajudá-lo a obter os melhores resultados.

 

Quer acompanhar todas as nossas novidades? Então siga-nos nas redes sociais: Facebook, e Instagram 


Relacionados

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

7 dicas para melhor o fluxo de caixa da sua academia

7 dicas para melhor o fluxo de caixa da sua academia

Avaliação Física: Saiba como utilizar como marketing na sua academia

Avaliação Física: Saiba como utilizar como marketing na sua academia