Pensar em promoções arrasadoras de Black Friday para academias pode ser algo um pouco complicado. Estamos falando de um serviço que é contínuo. Dificilmente alguém espera a última sexta-feira do mês de novembro para realizar a matrícula e começar a praticar exercícios.
Porém, isso não quer dizer que nada possa ser feito. Por exemplo, você pode oferecer pacotes especiais que valerão apenas durante o mês de novembro. Pode dar bons descontos para os que já são alunos a fim de que eles permaneçam no seu estabelecimento.
Vamos agora entender um pouco como a Black Friday pode ajudar as academias e como utilizar essa data de forma coerente com o seu negócio.
Por que focar apenas em valor não é interessante?
Quando se fala em Black Friday, muitas pessoas logo pensam em grandes descontos e muitas delas preferem parar as compras por meses para fazê-las nesse grande dia.
A grande questão aqui é que dar descontos arrasadores nas academias pode não ser o principal fator para atrair novos alunos. Ao contrário de outros produtos e serviços existentes no mercado, a maioria das pessoas não contratam uma academia apenas pelo valor. Elas querem uma boa estrutura e profissionais capacitados e, por isso, podem até pagar um valor a mais.
Portanto, na hora de fazer a sua promoção é interessante que ela agregue outras variáveis. Por exemplo, digamos que a sua academia possui uma piscina na qual há aulas de hidroginástica e natação. Você pode fazer um pacote durante a Black Friday, oferecendo um bom desconto para aqueles que contratarem.
Como usar a Black Friday para academias?
Bom, a Black Friday é um grande fenômeno de vendas, não só no Brasil como também no mundo. Por exemplo, no evento em 2017, foram feitos mais de 10 milhões de pedidos, um número bastante considerável e que mostra a força desse grande dia para os lojistas e demais empreendedores.
Mas como utilizar a Black Friday para academias? De que forma esse grande dia — 23 de novembro de 2018 — poderá me ajudar a conquistar mais alunos e manter os já matriculados?
Para ajudá-lo a ter essas respostas, vamos dar algumas dicas abaixo!
Crie senso de exclusividade
Por exemplo, fazer uma campanha promocional é usar o termo “apenas para rematrículas” é uma forma de criar um senso de exclusividade. Não só faz com que os atuais alunos sintam-se satisfeitos por já fazerem parte da academia, como também mostra àqueles que ainda não são alunos o que estão perdendo.
Faça com que os que ainda não estão matriculados pensem que fazer parte da sua academia oferece grandes vantagens em comparação à concorrência. Sendo alunos eles podem conquistar inúmeros benefícios exclusivos.
Não há problema em focar no preço
Apesar de o preço não ser o fator principal quando se trata de academias, todo mundo gosta de desconto não é mesmo?
Como já dito mais acima, você pode criar pacotes promocionais para os alunos e preços imperdíveis para aquelas pessoas que estão pensando em começar a praticar exercícios. A promoção pode ser um grande incentivo para fazer com que aquela pessoa indecisa tome de uma vez por todas a decisão e faça isso no seu estabelecimento.
Oferecer um mês experimental
Muitas academias oferecem uma semana gratuita para que o aluno possa conhecer de perto a estrutura e a equipe do local. Na Black Friday você pode ir além.
Que tal oferecer um mês inteiro com um belo desconto de 70 ou 80% para que o novo aluno possa experimentar a sua academia sem pesar tanto no bolso. Ele vai pagar um valor mínimo ao aproveitar a oferta e você ainda tem maiores chances de conseguir novos alunos.
Dar desconto no primeiro mês
Vamos incentivar ainda mais a entrada de novos alunos? Dando um incentivo financeiro, as chances são maiores. Você pode, por exemplo, colocar um preço bem baixo no primeiro mês como R$ 29,90 e manter o preço normal nos meses seguintes.
A promoção poderia ser: fazendo a matrícula por 3 meses, o primeiro mês sai apenas por R$ 29,90!
Montar uma estratégia de Black Friday para academias pode ser algo um tanto complexo, mas há sim boas possibilidades. A melhor forma de saber se a sua promoção valerá mesmo a pena é falando com um especialista em gestão financeira sobre o assunto. O ideal é buscar um profissional que seja focado no seu nicho específico, ou seja, em academias.
Gostou das nossas dicas? Então assine a nossa newsletter e receba todas elas em primeira mão!
Relacionados

Como as Trapalhadas na Economia do País Podem Atrapalhar a Gestão das Academias

As 7 dicas para academias alavancarem as vendas em épocas de baixa
![[Vídeo] Concorrência entre academias [Vídeo] Concorrência entre academias](http://www.acadesystem.com.br/wp-content/uploads/2018/02/AConcorrênciaEntreAcademias.png)
[Vídeo] Concorrência entre academias