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15 erros que fazem sua academia perder dinheiro

Assim como qualquer outro empreendedor, você também não gosta de perder dinheiro não é verdade? Mas, se você não quer mais que isso aconteça com a sua academia, então precisa tomar algumas atitudes para mudar essa realidade.

Existem alguns erros típicos que está fazendo a sua academia perder dinheiro e é sobre eles que falaremos agora. Citaremos abaixo os principais para que você possa identificá-los no seu negócio e também a solução que pode resolver esse problema.

 

1. Não levar os pequenos gastos em consideração

Um colchonete que precisou ser comprado, uma corda de pular para substituir aquela que se partiu, entre outros. Esses são gastos pequenos e que ocorrem no dia a dia de uma academia. Muitos gestores podem negligenciá-los e assim cometem um grande erro. No final do mês, as finanças ficam no vermelho ou sobra muito pouco de lucro, bem menos que o esperado.

Assim como acontece com as nossas finanças pessoais, precisamos levar em conta os pequenos gastos. Quando somados, podem dar uma quantia significativa, atrapalhando a margem de lucro esperada e também todos os outros setores. Portanto, anote todos no seu livro de controle.

 

2. Não investir na manutenção dos alunos

O foco principal de muitos gestores é sempre o de conseguir mais e mais alunos para academia. A pergunta é sempre “como posso fazer mais pessoas se matricularem na minha academia?” E essa não é uma pergunta errada, na verdade, ela está certíssima, mas esse não deve ser o seu único objetivo.

Você deve pensar também em como manter os alunos que já possui. Dessa forma, você não estará sempre tão preocupado em conseguir mais. Além disso, o custo de manter um aluno é muito menor que aquele utilizado para conquistar mais. Portanto, reúna esforços para essa finalidade. Você pode, por exemplo, criar planos diferenciados para os que já são alunos.

 

3. Não ter meta de vendas

Você tem um objetivo, mas não tem meta, ou seja, não tem um objetivo mensurável. Por exemplo, sabe quantos alunos quer matricular dentro de 1 semestre? Em quantos por cento deseja aumentar os seus lucros? Isso é ter metas e se você não as tem, está colocando o seu negócio em risco.

Para estabelecer metas, primeiro você precisa dividir o seu negócio em setores. Faça-se algumas perguntas como quanto deseja investir em marketing e em quantos por cento esse investimento pode aumentar, se pretende crescer o seu time, quantas pessoas seriam, entre outras relacionadas.

 

4. Ter recepcionistas invés de vendedoras

Sim, você leu corretamente. Você já parou para pensar se o funcionário que tem na recepção da sua academia é uma recepcionista ou é uma vendedora?

Há uma diferença muito grande aqui. Uma recepcionista apenas receberá os alunos de forma apropriada e tirará algumas dúvidas que eles tenham quanto ao funcionamento da academia. Mas uma vendedora, aumentará os seus lucros.

Ofereça treinamentos para o funcionário que ficar na recepção da academia. É ele quem vai mostrar os planos para os possíveis alunos e encontrar aquele que mais se adequa a cada rotina. Uma vendedora deverá entender de técnicas de persuasão e saber oferecer a melhor opção para cada tipo de pessoa. Assim, ela conseguirá concluir bons negócios.

 

5. Não cuidar da infraestrutura

Ter e manter uma boa infraestrutura ajuda a manter os alunos já matriculados e também atrai novos. Paredes manchadas ou descascadas, cor desbotada, banheiros que o chuveiro não funciona, halteres enferrujados, enfim, todas essas coisas prejudicam a boa imagem do seu negócio e os alunos podem sair por não se sentirem estimulados pelo ambiente.

Além disso, ao manter e melhorar a infraestrutura do local, você pode passar a cobrar mais dos alunos que pagarão para malhar em um local agradável.

 

6. Não ter preços compatíveis

Antes de abrir a sua academia, você precisa saber quanto cobrará de mensalidade aos alunos para cobrir os gastos e obter lucro. Para isso é importante fazer uma pesquisa de mercado e entender quanto as pessoas estão dispostas a pagar por um serviço como esse.

Você pretende cobrar acima da média? Então, comece a pensar porque as pessoas pagariam esse valor. O que a sua academia tem que as outras não?

Além disso, os preços podem ser incompatíveis com a estrutura da academia. É importante dar esse retorno para os alunos. Por exemplo, aumentar o valor, mas ampliar o espaço, comprar equipamentos novos e outros investimentos.

 

7. Não fazer marketing digital

O marketing digital é um recurso essencial na sua estratégia de marketing, especialmente porque, quando falamos em academia, uma grande parte dos alunos é feita de jovens e adultos. Essas pessoas, certamente estão nas redes sociais e se você quer ter sucesso nessa estratégia, precisar estar lá também.

Para isso, você pode terceirizar essa tarefa tão importante. Assim, você terá maior suporte de pessoas especializadas que cuidarão de todas as suas necessidades nesse setor. Por exemplo, você pode querer divulgar um novo plano de pagamento, novas aulas que estão ocorrendo, um evento, entre outros.

 

8. Não planejar o fluxo de caixa para investimentos

Você, certamente, quer fazer o seu negócio prosperar e, para isso, uma parte dos lucros precisa ser reservada para retornar para a academia na forma de investimentos.

Você pode reservar uma porcentagem dos lucros todos os meses, por exemplo, 10% e colocar essa quantia para render. Por exemplo, pode investir em um CDI (Certificado de Depósito Interbancário) com rendimento de 100% ou mais. Dessa forma, você poderá comprar um novo equipamento, ampliar o local ou a equipe de maneira mais rápida.

 

9. Não treinar sua equipe

Alguns gestores acreditam que oferecer treinamentos para os funcionários é um custo, mas, na verdade, é um investimento. Não fazer isso, fará com que a sua empresa deixe de ganhar mais dinheiro e assim, aumentar os lucros.

Por exemplo, treinar a equipe de vendas é essencial para conquistar novas matrículas e evitar que os alunos acabem indo para concorrência. Além disso, os treinamentos são uma forma de mostrar que a empresa se importa com os funcionários os valorizam. Dessa forma, treinar a equipe é uma ótima maneira de reter talentos, especialmente os bons.

 

10. Negligenciar o gerenciamento

Você já foi cobrado de um pagamento que já foi efetuado ou que ainda estava para vencer? Essa é uma situação bastante desagradável e você não quer que isso aconteça com os seus alunos.

Portanto, é muito importante que você faça o gerenciamento de todos os setores de perto e evite que esse tipo de erro aconteça.

Certamente, são muitos os assuntos para acompanhar: pagar salários dos funcionários, as contas variáveis como água, luz e outras, ficar atento à manutenção de equipamentos e da estrutura da academia, entre várias outras obrigações. Com tantas responsabilidades, uma opção bem interessante é terceirizar o serviço para uma empresa especializada em gestão de academias.

Não negligencie o gerenciamento, este é um erro que fará, certamente, sua academia perder dinheiro

 

11. Não trabalhar a renovação dos seus alunos

Já pensou em focar um pouco mais nos alunos que você já conquistou? Se você não esta olhando para isto, certamente esta cometendo um erro que que faz a sua academia perder dinheiro. A melhor maneira de satisfazê-los é entendendo melhor o comportamento deles. Para isso, nada melhor do que fazer uma pesquisa de satisfação e pedir que eles ofereçam ideias sobre o que pode ser melhorado e o que precisa ser modificado por completo.

Com essas valiosas informações, o dinheiro separado para reinvestir no negócio, tem muito mais chances de dar maior lucro. Dessa forma, os seus alunos também se sentem mais valorizados, pois sabem que possuem o voz e que são ouvidos por você e sua equipe.

 

12. Não ter uma reserva financeira

Muitos dos hábitos da nossa vida financeira pessoal podem ser levados para a vida profissional. Assim como as pessoas, as empresas também precisam de uma reserva financeira.

Essa é uma ótima maneira de se manter no mercado em tempos de crise ou mesmo de aproveitar um bom momento do mercado. Por exemplo, os treinamentos aeróbicos ao ar livre e que usam o próprio peso do corpo para os exercícios, estão se tornando cada vez mais populares e procurados pelas pessoas. Que tal aproveitar essa demanda e abrir uma nova turma no seu estabelecimento?

 

13. Não ter controle sobre os pagamentos das matrículas

Uma academia vive das matrículas pagas pelos alunos. Se elas não são pagas em dia, como se programar para pagar as contas e obter o lucro previsto?

Dessa maneira, o melhor mesmo é ter uma espécie de sistema ou software que possa exercer esse controle. Por exemplo, alguns sistemas de catracas possuem um software próprio que trava a passagem caso o aluno em questão, por meio de identificação digital ou cartão. Essa é uma ótima maneira de fazer esse controle e receber as matrículas em dia.

 

14. Seus alunos não sabem a data de vencimento

O seu sistema de cobrança pode ser bastante organizado, mas não vai adiantar muito se a informação de data de vencimento da matrícula não for repassada para os alunos. Eles não se programarão para o pagamento e você receberá sempre atrasado.

Portanto, no momento em que o aluno fizer a primeira matrícula, peça permissão a ele para enviar e-mail, SMS ou qualquer outro tipo de meio de comunicação como um lembrete. Lembre-se, as pessoas vivem com uma vida bastante corrida e ter um estabelecimento que os recorde sobre os compromissos já é uma vantagem. Esse é um dos erros que fazem sua academia perder dinheiro

 

15. Não medir os resultados

Não medir os resultados certamente é um dos erros mais graves que que fazem sua academia perder dinheiro. A sua estratégia de vendas está dando certo? Se você não mede os resultados, não tem como saber e, consequentemente, não tem como melhorar, o raciocínio é basicamente simples.

Sendo assim, acompanhe as métricas de todos os setores da sua empresa, especialmente, o de vendas e o de marketing, que estão intimamente atrelados. Dessa forma, fica mais fácil alcançar as metas.

Fazer a gestão de uma academia é uma tarefa complexa e que exige uma gama de conhecimentos sobre os mais diversos assuntos. Para obter melhores resultados na sua gestão, você pode terceirizar essas tarefas. Deixar uma empresa especializada é um excelente investimento e que trará o retorno pretendido dentro do médio e longo prazo.

 

Quer parar de perder dinheiro? Então, veja também quais são os 8 erros mais comuns em marketing que as academias cometem!


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