• (11) 94371-0022

8 dicas para aumentar a margem de lucro da sua Academia

Um dos principais objetivos de qualquer empresa é aumentar a margem de lucro, mas, para que isso aconteça, uma das variáveis que precisam ser analisadas é o custo que o negócio tem. Alguns desses custos podem ser eliminados ou reduzidos, mas para isso é preciso conhecê-los e entender porque acontecem e como isso ocorre. Veja abaixo 8 boas dicas para aumentar a margem de lucro da sua academia

Quando se trata de uma academia, alguns custos são inevitáveis como compra de novos aparelhos, manutenção, energia elétrica, sistema de segurança com câmeras, funcionários, entre outros. Porém, ainda que sejam inevitáveis, alguns podem ser reduzidos e assim, aumentar a margem de lucro ao final de um período.

Quer descobrir como melhorar a margem de lucro do seu negócio e reduzir os custos? Então veja as dicas que separamos para você!

 

Alugueel - como aumentar a margem de lucro da sua academiaAluguel

Esse é custo que, muitas vezes, é inevitável. Se você não tem um local próprio, precisará alugá-lo e quando se trata de uma academia, não estamos falando de qualquer espaço. Ele precisa ser amplo para caber todos os aparelhos e ter espaço suficiente para as aulas. O problema, muitas vezes, é que um espaço como esse costuma custar caro.

Nesse caso, o melhor a fazer é negociar o preço do aluguel e conseguir algum desconto, por exemplo, com o pagamento adiantado. Ainda que o espaço não seja exatamente o que você esperava é possível otimizá-lo. Aproveite ao máximo cada metro quadrado e não se esqueça de deixar um espaço vago para algum novo equipamento.

 

Manutenção

Aqui é um ponto que merece total atenção, pois a manutenção dos aparelhos de ginástica é algo corriqueiro nas academias, mas que pode se tornar um grande gargalo e prejudicar a sua margem de lucro. Não deixe passar a data de manutenção agendada, pois isso aumenta o tempo de vida útil do equipamento. Muitas vezes é preciso perceber quando os custos com a manutenção está saindo mais caro que um aparelho novo.

 

Folha de pagamento - 8 dicas para aumentar a margem de lucro da sua academiaFolha de pagamento

Será que você não está com mais funcionários do que realmente precisa? Nesse caso, montar um organograma para todos os processos da sua empresa seja a melhor forma de responder a essa pergunta. Você passa a descobrir quantas pessoas são necessárias para realizar cada tarefa e assim, consegue diminuir os gastos com a folha de pagamento. A folha de pagamento é um dos itens mais importantes na nossa lista para aumentar a margem de lucro da sua academia

 

Terceirização

Você já parou para pensar que a terceirização pode ser uma boa saída para aumentar a margem de lucro da academia? Por exemplo, contratar uma empresa que ofereça bons serviços de marketing para cuidar desse importante setor da empresa pode ter um custo menor que contratar uma equipe interna e ainda consegue oferecer muito mais recursos. Vale a pena pesquisar um pouco antes de tomar a decisão final.

 

Despesas comuns

As despesas comuns são aquelas relacionadas à água, à energia elétrica e outras do tipo. Com algumas mudanças simples é possível reduzir os gastos e o ponto principal para essa mudança é a conscientização de todos os colaboradores, especialmente dos alunos que são muitos.

Espalhe mensagens em locais apropriados para que não se esqueçam de apagar a luz ao sair do banheiro, por exemplo, ou mesmo para não deixar torneiras abertas. Além de reduzir os custos, você ainda colabora com o meio ambiente.

 

Material de consumo

Alguns materiais podem ser reaproveitados e utilizados de melhor forma. Por exemplo, o contrato pode ser impresso em frente e verso, algumas folhas impressas da maneira errada podem ser de rascunho ou mesmo papel para anotar recados. Evite o uso de copos descartáveis e assim, faça com que cada um traga a sua própria garrafa de água. O meio ambiente também agradece.

 

Planejamento financeiro

Você sabe como precificar o valor da matrícula? Possui uma reserva financeira para imprevistos ou sazonalidades (é comum, por exemplo, uma queda de matrículas na época do inverno)? Se a resposta para essa pergunta é não, então isso precisa mudar.

Fazer um bom planejamento financeiro é essencial para saber exatamente para onde vai cada real que a academia ganha. Não ter uma boa organização financeira poderá fazer com que o seu negócio passe por situações muito difíceis. Além disso, sem esse controle, não há como saber se houve crescimento ou não dos lucros. Por isso o planejamento financeiro é primordial para aumentar a margem de lucro da sua academia.

 

Diferencial

Certamente há várias outras academias na sua região, então é necessário se destacar no mercado. Ter um diferencial é uma forma de aumentar a margem de lucro e isso pode ser feito sem um grande investimento. Por exemplo, um diferencial que não pode ser copiado é o atendimento. Oferecer treinamentos para a sua equipe e contratar profissionais bem capacitados é uma excelente opção.

Há muitas formas de expandir a margem de lucro da sua academia com algumas mudanças. Encontrar formas de reduzir os custos conscientizando os colaboradores e criando alguns hábitos de organização é fundamental. Para descobrir os pontos fracos e fortes do seu negócio e saber como investir da maneira correta, você pode contratar um serviço de consultoria. É investimento que oferece um bom retorno no médio e longo prazo.

 

Está precisando de um serviço de consultoria para melhorar o desempenho da sua academia? Então conheça os nossos serviços!


Relacionados

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos

Aprendendo com os Mestres – 10 Frases para Ajudar na Gestão de sua Academia

Aprendendo com os Mestres – 10 Frases para Ajudar na Gestão de sua Academia