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Recepcionistas que Vendem ou Vendedoras que Recepcionam?

Entenda porque o conceito de vendedora recepcionista é cada vez mais importante para o aumento de vendas e do lucro em sua academia.

Uma academia, em primeiro lugar, é uma empresa e sendo assim precisa de clientes para suprir suas necessidades. Por isso é cada vez mais importante ter uma pessoa bem treinada e pronta para vender, essa função hoje cabe as recepcionistas. Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para que sua academia tenha uma vendedora que recepciona.

Como Vender

Quando um possível cliente chega à academia o primeiro contato dele é com a vendedora, ela é quem vai dar a primeira impressão da qualidade do serviço que é oferecido no local. Por isso é essencial que a pessoa que faz essa primeira abordagem tenha condições de conquistar o cliente.

Para isso, a vendedora precisa ter algumas características específicas como simpatia, inteligência, pró-atividade e ambição. Além dessas, é importante também que a vendedora tenha o foco de que ela é responsável pela conquista do cliente, atue com desenvoltura e de maneira que atenda as expectativas de cada cliente.


Sempre Focada

A recepcionista é a primeira a ter contato com o possível cliente, por isso deve estar sempre focada na conquista do cliente. Para isso ela precisa atender as necessidades específicas que ele deixar transparecer.

A principal dica é ter sempre uma comunicação transparente que leve o cliente a se sentir bem em investir no seu bem-estar e saúde, é importante que nosso futuro cliente tenha acesso a todos os benefícios. Uma boa vendedora faz muitas perguntas, para depois oferecer alguma coisa.

A prova de que o foco na venda funciona está em academias em que o próprio gestor atua também na recepção. Nesses casos o número das vendas aumentou, pois o foco deles está na conquista dos novos clientes.

Motivação sempre ajuda

Alguns gestores de academias ainda não tem a noção da importância de se treinar uma recepcionista para torná-la uma boa vendedora. Mas, o treinamento da recepcionista é um dos pontos mais importantes.

O primeiro passo para esse treinamento é passar para elas os pontos principais de vendas, é interessante que uma vendedora tenha conhecimento sobre técnicas de negociação, empatia, suavizadores de linguagem e etc.

Outra dica é utilizar na Gestão de Academia é uma boa politica de comissão e bonificação pelo resultado obtido. Se você quer vender mais planos, é importante comunicar a sua equipe quais planos quer vender, em que prazo e de que forma.

 

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