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7 Dicas para Vencer as Desculpas que os Clientes falam nas Academias

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A pessoa visita sua academia, você mostra o ambiente, as atividades e benefícios, mas na hora de efetuar a matricula o que se escuta é sempre uma desculpa para não fechar. Quantas vezes nessa semana você já passou por essa situação?

E então, você percebe que de desculpa em desculpa, muitas pessoas deixam de se tornar alunos da sua academia, e dessa forma, prejudicando a taxa de conversão de clientes. Às vezes não dá para entender, não é mesmo?

Pois é, as desculpas que os clientes dizem na hora de fechar matrícula é um problema eterno enfrentado por muitos gestores e proprietários de academias. Mas é possível vencer esse desafio.

Por isso, separamos algumas dicas e percepções para que você entenda esse problema e de que maneira preparar e organizar sua academia para receber essas visitas e transformá-las em clientes, sem desculpas.

Mas afinal, por que tantas desculpas para não fazer academia? 

As desculpas mais comuns que as pessoas costumam dizer para não fazer academia são: “Só passei para dar uma olhadinha“, “Não tenho tempo“, “Olha, eu preciso falar com meu marido/esposa“, “Não trabalho com cartão”, “Vou pensar e depois eu volto“.

Vença as desculpas_nas_academias- Eu não tenho tempo

Apesar disso, a ida até a academia, para alguns, significa se livrar de um sentimento de culpa ou resolver um problema.

Mas como que alguém que sai de sua casa, disposta a visitar uma academia, conhecer o local e atividades, não tem disponibilidade de tempo ou poder de decisão?

1. O futuro cliente já vem com a desculpa de não fazer academia na cabeça 

Apesar dos clientes estarem procurando as academias de forma espontânea, o fato é que parte deles não gosta de treinar, praticar atividade física e seguir a rotina da academia. Então isto faz com que muitos deles inventem objeções para não se matricularem.

Mas se você parar para pensar como que uma pessoa que levou um tempo para ir até a sua academia não saiba o tempo que ela tinha para treinar? Ou não saiba como se organizar, ou efetuar o pagamento?

Todo mundo tem consciência do tempo que tem para investir em atividade física, se assim quiser.

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2. A boa imagem da sua academia vale mais que mil desculpas

O primeiro passo para vencer as desculpas para não fazer academia é entender o os motivos pelos quais o cliente escolheu visitar sua academia. E com isso, preparar e organizar sua academia para que se transforme na melhor experiência de bem-estar que atenda os desejos e anseios do cliente.

3. A imagem que a sua academia transmite à pessoa influencia muito no processo de decisão. Você pode trabalhar para que, desde a fachada até a colocação de anúncios em pontos estratégicos da academia, tenham imagens que passem a ideia de bem-estar, qualidade de vida e saúde.

E não é só na foto, organize o lugar para que seja um ambiente agradável, limpo e confortável para prática de atividades físicas.

Sabe aquela frase de que a primeira impressão é a que fica? Pois é, possibilite a melhor experiência para quem está conhecendo sua academia.

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4. Antes de aceitar as desculpas, entenda o cliente.

Não se contente com a primeira resposta do cliente. Isto não significa “ser chato” ou “intrusivo“, mas adotar um comportamento de venda investigativa, a fim de identificar os reais motivos pelos quais os clientes resolvem visitar sua academia e quais objetivos e metas eles desejam obter com os seus serviços.

5. Apresente as pessoas da Academia

Durante a visita do cliente, além de mostrar sua estrutura e equipamentos, apresente-os a seus futuros professores.

Afinal, serão eles que no dia a dia, quando se tornar cliente, que o ajudarão a alcançar suas metas, incentivá-los e instruírem para melhor prática da atividade física.

O segredo aqui está na gentileza. Quanto melhor o cliente for bem recebido, as chances de ele querer ficar aumentam.

Grande parte dos clientes quer atenção, e quando perguntadas para um cliente se ele já treinou em algum outro lugar e porque ele saiu de lá, a maioria afirma ser por causa do atendimento, mais precisamente a falta dele, com as justificativas de que o professor “não dava atenção“, “passou um treino e nunca mais acompanhou“, ou “dá atenção demais só para as novinhas“.

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6. Vencendo as objeções de quem nunca pisou numa academia

Há também o cliente sedentário, que por um impulso toma a atitude de ir para uma academia, mas já tem as objeções na cabeça prontas.

A percepção deste cliente é que ele quer se livrar do sentimento de culpa, porém ele não quer realmente se matricular. Mesmo assim, esteja preparado para entender o sentimento de culpa e transformar isso em matricula.

Alinhe sua comunicação com perfil deste cliente, que muito provavelmente num pisou em uma academia ou que já teve uma experiência ruim em outra.

Identifique as objeções dele para contorna-las, destacando os benefícios que ele irá ganhar ao escolher sua academia para praticar bem-estar.

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7. E se mesmo assim o cliente não quiser fechar?

Há situações em que, mesmo tendo feito um bom atendimento, entendido o cliente e apresentado as vantagens de se matricular, a pessoa não fecha.

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Com a administração de gestão de sua academia, além de um bom atendimento, você pode coletar o maior número de informações e contatos da pessoa para posteriormente inclui-lo em divulgações de ações promocionais através de ferramentas como e-Mail Marketing, mala direta ou em redes Sociais.


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