• (11) 29353410 • (11) 29353413

Os 5 erros mais comuns nas campanhas de carnaval das academias

Vem chegando o carnaval, e com ele muita festa, alegria e samba no pé. E nessa época que muitas academias lançam mão de campanhas sazonais para conquistar mais clientes.

Caso você não faça campanhas de marketing na sua academia em épocas como carnaval, sem crise, aqui você confere o passo-a-passo para arrasar nessa folia, sem erro.

1. Campanha de carnaval? Qual?

campanhas de carnaval para academias Erro 1 Campanha criada, academia decorada e pronta para arrasar no carnaval, não é mesmo? E é claro que você comunicou isso para todo, certo? Não? #erro. 

Deixar de divulgar a campanha de carnaval da sua academia (ou qualquer campanha sazonal) é quase que não ter feito nada, afinal, se você não divulgar o que sua academia faz, como espera que as pessoas saibam?

Na parte interna da academia, distribua cartazes, banners, totens ou adesivos que “vendem” a campanha. Quando for colocar os materiais de divulgação, escolha locais em que as pessoas e/ou seus clientes mais estão. Exemplo: recepção, esteiras, bicicletas, vestiários ou banheiros.

Para o marketing de divulgação externo, você pode contar com os comércios parceiros, divulgação nas redes socias, e-mail marketing etc. Caso você deseje e tenha orçamento, há a opção de utilizar anúncios em meios de comunicação locais. 

Outra importante estratégia é comunicar os clientes inativos, que já foram seus alunos e por alguma razão deixaram de frequentar a sua academia. Utilize ferramentas como telemarketing, e-mail marketing, e mesmo a redes sociais para engajá-los a retornar a treinar. 

2. Sem medo ou vergonha, procure parceiros para campanha

campanhas de carnaval para academias Erro 2Pesquise comércios próximos a sua academia e negocie parcerias de divulgação, em que um divulga o serviço do outro. Você também pode disponibilizar Free Pass para que os estabelecimentos possam usar como estratégia de vendas. 

Por exemplo, que tal anunciar em caixas de pizzas de alguma pizzaria local. Ou quem sabe criar uma promoção “na compra de X produto ganhe um Free Pass do bem-estar na academia Y (no caso a sua).

3. Prêmios? Brindes? Cadê, deixa eu ver!

campanhas de carnaval para academias Erro 3O que seria uma ação de marketing sem sorteio de brindes? Nas academias, essa é uma estratégia que funciona muito bem, principalmente para dar um gás nas campanhas sazonais como o carnaval. 

No entanto, um detalhe pode deixar tudo a desejar: Não expor os brindes aos clientes.

Quando as pessoas sabem que está acontecendo um sorteio elas gostam de ver o que estão concorrendo. Seja uma bicicleta, tênis de corrida, roupa fitness, squeeze ou o que for sortear, exponha em algum local visível, para que os clientes ou quem visite sua academia possa ver. 

Por exemplo, na recepção, que aliás é bem estratégico, pois as vendedoras/recepcionistas já podem apresentar as pessoas a campanha, e como podem concorrer aos brindes e prêmios. 

4. Ninguém merece desfilar no bloco do “eu sozinho”.

campanhas de carnaval para academias Erro 4 

Essa dica serve para receber clientes que nunca pisaram em uma academia ou que não estão acostumadas com ambientes fitness. É normal ao chegar em algum local pela primeira vez e ficar um pouco constrangido e se sentir um estranho fora do ninho.

Uma boa estratégia é distribuir entre seus clientes tickets Free Pass para que convidem seus amigos ou familiares para treinarem alguns dias na academia para conhecerem o ambiente, as atividades, pessoas e professores. Afinal, chegar acompanhado de um amigo, parente ou alguém conhecido a um lugar desconhecido é muito mais agradável e facilita sua venda. 

Além disso, você também pode criar aulas específicas pensando nesse público. Enfim, acolha bem esse cliente, deixe-o a vontade e conquiste-o. 

5. O carnaval da sua academia não acaba nas cinzas

campanhas de carnaval para academias Erro 5 

 

Alinhada com a Gestão de Academia, a campanha sazonal é a porta de entrada para que os clientes que você conquistou possam festejar o bem-estar contigo o ano todo. 

Se você nunca realizou uma campanha sazonal em sua academia, aproveite essas dicas e comece com o carnaval, e estenda durante as datas festivas do ano todo. 

Depois, conte para nós como foi. E se quiser saber mais, baixe gratuitamente nosso e-book com os sete passos para dominar o marketing para academias no carnaval . 


Relacionados

Os 5 erros mais comuns nas campanhas de carnaval das academias

Os 5 erros mais comuns nas campanhas de carnaval das academias

Proprietário e Gestor de Academia, Você É a Pessoa Certa

Proprietário e Gestor de Academia, Você É a Pessoa Certa

Vender ou Reter? Eis a Questão!

Vender ou Reter? Eis a Questão!