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Os 8 erros mais comuns no Marketing para Academias

Olá leitores do Blog Acade, em nosso primeiro E-book ensinamos como fazer marketing para Academias, agora vamos para outro lado que é pouco falado no mercado.

É comum aqui no ACADE, encontrarmos várias academias ao longo do nosso território nacional que cometem vários erros, coisas simples que acabam tornando a venda mais difícil, fazendo com que as academias percam clientes/alunos e consequentemente dinheiro.

Acompanhe os principais erros cometidos no marketing para academias, vale a pena refletir e mudar um pouco os conceitos de como se comunicar com seu cliente.

 

Erros de Marketing para Academias

 

Falar da estrutura e das ferramentas ao invés de falar sobre os benefícios

Marketing para Academias - Comunique beneficios

Na Gestão de Academia, muitas vezes, os donos se concentram e orientam suas Consultoras de vendas/recepcionistas em dizerem, aos novos interessados, sobre os equipamentos que a academia possui as aulas que oferecem.

A rigor, está é uma estrutura que funcionava bem a 10 ou 20 anos atrás, quando não existiam 18.000 Academias e a estrutura era um fator crucial na escolha do Cliente.

Fale com seus clientes sobre o quão vantajoso será praticar uma atividade física em sua Academia. Mencione que ele vai dormir e se sentir melhor ao longo do tempo e que aqui é um lugar voltado para seu Bem-Estar.

Usar a racionalidade e não o Emocional

Todo processo de venda é baseado em emoção, é claro que o produto faz diferença, mas você não precisa saber quais ingredientes um refrigerante possui, para que tenha vontade de tomá-lo.

Na maioria das Academias verificamos que as pessoas tentam passar aos clientes informações sobre Hipertrofia, Fisiologia do exercício, entre outros assuntos que não vão ajudar o cliente a tomar a decisão de frequentar sua Academia.

Nossa dica é que você procure comunicar emocionalmente, ou seja, tente resolver o problema dele, descubra o que ele quer e foque seus esforços única e exclusivamente nisto.

 

Tentar se comunicar com “Todo Mundo”

Tentar se comunicar com todo o tipo de público não vale muito a pena, talvez a única empresa que pudesse fazer isso é a Coca Cola (de novo falando de refrigerante), mas nem ela faz isso, pois assume que algumas pessoas não gostam dela.

O fato é que se você se comunicar com um público especifico, terá um resultado acima da média, e vai com certeza aumentar suas Vendas e o Lucro.

Para que isso ocorra você precisa saber sobre como se posicionar no mercado , e então botar a mão na massa.

 “Acontecem erros no posicionamento mercadológico das empresas, as academias vendem equipamentos e não benefícios aos clientes. Outro fator é a utilização de imagens de pessoas com perfil diferenciado da sociedade (pessoas com porte físico avançado). Algumas academias já assumiram seus erros e hoje colocam o bem-estar em primeiro lugar. Ir a academia deve ser um divertimento, um entretenimento, uma coisa boa para o aluno e é nisso que elas devem focar.”

Andrew Lima, Diretor de Marketing da ACADE.

Utilizar Propaganda de Mau Gosto

Na opinião das pessoas que trabalham no Marketing da ACADE, este é um tópico que nem deveria ser colocado aqui, afinal, mau gosto é mau gosto e fim.

Colocamos porque, fazendo uma rápida pesquisa na internet ficamos surpresos com algumas campanhas de marketing para academias. Provavelmente, algumas pessoas não entendem que esse tipo de campanha leva os clientes para longe da Academia ao invés de colocá-lo para dentro.

E acredite, existem maneiras mais eficazes de conquistar aqueles clientes sedentários, que nunca pisaram numa academia. Clique e confira.

O principal fator que deve ser levado em consideração na hora de fazer uma propaganda ou publicidade é entender quem é seu cliente, e o que ele gostaria de ver, ouvir e sentir para que pudesse tomar a decisão de levantar do sofá e ir até sua Academia.

Comunicar e não entregar

Percebemos um grande problema em diversas academias do Brasil que é o fato de comunicar algo e não entregar.

Todo tipo de comunicação ou abordagem de venda deve ser entregue pelo estabelecimento, fazer algo contrário a isso traz resultados catastróficos para qualquer tipo de negócio, com a Academia não é diferente.

Tome cuidado com promoções como – Você no Biquíni do ano passado. Emagreça 10 kg em 10 semanas. Certifique-se de que se você criar alguma divulgação nesse sentido vai conseguir entregar.

Não fazer Marketing Digital

Marketing para AcademiasEsse talvez seja o principal erro cometido pelas academias, entender que seu cliente e seu possível cliente estão nas redes e na internet, isso é fundamental para uma estrutura de abordagem solida e efetiva.

Imaginem que o Brasil é o terceiro maior país em usuários do Facebook, e que 90% das pessoas antes de comprar um produto ou serviço fazem uma pesquisa no Google.

Sabendo disto, fica evidente que é fundamental a aparição das academias nestes dois sites.

Vamos lembrar que, as pessoas já falam sobre o seu negócio nas redes, se você está lá pode interagir, responder perguntas e eventualmente rebater uma reclamação (às vezes precisa e vale muito a pena).

Se você não sabe como criar um perfil ou até mesmo como interagir com seus clientes, fique tranquilo, leia nosso post Facebook para Academias, tem tudo lá.

Fazer Propaganda Enganosa

Propaganda enganosa não é nada legal, em alguns locais costumamos ver anúncios com chamadas do tipo: “Os Melhores profissionais…”; Mas quando vamos pesquisar descobrimos que estes mesmos profissionais trabalham em mais duas ou três Academias, ou seja, será que as outras duas ou três academias também têm os melhores profissionais?

Tente fortalecer sua comunicação em benefícios, como já falamos acima, aqui também cabem as dicas mencionadas nos itens 4 e 5.

Fazer Marketing e não mensurar

Marketing para Academias - Mensurar resultados

Toda estratégia de marketing para academias é baseada em retorno, se você fez algo, é importante medir. Mesmo que seja simplesmente pintar a fachada.

“O principal erro é a falta de planejamento. Os donos de academia tomam as decisões de forma intuitiva e sem fazer pesquisa, depois erra e acaba caindo por terra. A minha dica é planejar, pesquisar e depois colocar a coisa em prática.”

Alessandro Mendes, Gestor da  Intarget

Se você fez algo sem medir, você não vai saber se esta estratégia funcionou ou não, e isso pode acabar insistindo em um erro.

Por fim, Publicidade e Propagando constitui em estudar o público e fazer algo que realmente lhe traga retorno, e que possa ser mensurado.

Até a Próxima!

Quer mais dicas de sobre Gestão de Academias? Baixe Gratuitamente nosso E-book 10 dicas para a Gestão de Academias

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