• (11) 29353410 • (11) 29353413

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

cade Gestão de Academia Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso

Compreender como os fenômenos e incertezas da economia vai se desenrolar afeta diretamente no sucesso da academia, porque ela depende de como está à situação e percepção financeira das pessoas.

E afinal, como as pessoas estão pensando ou descreveriam sobre a situação econômica do país? O instituto de pesquisa mercadológico IPSOS em sua pesquisa global identificou que, em junho, apenas 20% da população brasileira qualifica como boa ou muito boa, sendo que a média mundial é quase 40%. Ou seja, o mau pressentimento financeiro virou pessimismo e insegurança para a maioria das pessoas.

Com o orçamento baixo, alguns gastos podem ser cortados para equilibrar a economia familiar, um destes cortes no orçamento pode ser o custo com mensalidades nas academias, ou desmotivar novos clientes a investir e entrar na academia, por exemplo.

Reflexo disso, é que muitas academias não estavam preparadas para a baixa frequência de clientes e de visitas, durante o evento festivo da Copa do Mundo, o que dificultou a retenção e conquista de novos clientes. Tanto que foi um tema recorrente em nossas palestras.

Acade gestão de academia calendario reduzido nas academias epoca de baixa

Calendário Reduzido

Sabemos que as academias estão enfrentando grandes desafios, em 2014, por ser o ano que só tem 9 meses, isso mesmo apenas 9 meses… Economicamente falando temos 3 meses complicados:

1- Carnaval: as academias sofrem com a época de baixas no mês do carnaval e ele já tradicionalmente atrasa também o andamento e investimento no país;

2- Copa: além de ter ficado difícil manter a frequência dos clientes no mês da Copa, que sugou todas as atenções para o evento, o país arcou com mais custos do que benefícios;

3- Eleições: e agora, faltando poucos dias para as eleições, ela contribuirá com mais um mês de ansiedades e incertezas. E se a academia não estiver preparada para mais esse novo período de turbulência, com as eleições, as consequências podem ser irreversíveis.

Com um calendário reduzido, o desenvolvimento do país fica comprometido, cria instabilidade no mercado e, consequentemente, o mundo dos negócios tem o fluxo de caixa impactado drasticamente, o mesmo acontece dentro das academias.

O reflexo das incertezas é aumento da inflação estimado em 6%, sendo maior que a expectativa de crescimento, que é de apenas 1,8%, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Esses dois fatores afetam diretamente na economia, pois eleva o custo de vida das pessoas, ou seja, as pessoas sentem e reclamam que tudo está mais caro e começam a parar de consumir.

acade gestão de academia as academias preparadas para aumentar as vendas

O segredo é estar preparado

É importante entender o que acontece quando os clientes saem do estágio de mau pressentimento e vira pessimismo sobre a sua economia. Eles sentem receio do aumento dos produtos e serviços, do risco de ficar desempregado, ou de acontecer imprevistos financeiros, e por isso param de investir ou gastar com novos bens, ou pior, cancelam serviços já adquiridos.

Para isso, é indicado estar atento na satisfação do cliente, para que ele considere a academia um beneficio de vida e não um custo que possa ser cortado.

A mesma situação serve para os novos clientes quanto para os atuais, o cliente que tem a percepção de que a academia é o local ideal para melhorar sua qualidade de vida, bem-estar e alcançar seus objetivos acaba dando mais valor ao que proporciona do que o preço.

Uma das soluções para alcançar isso é usar estratégias de Marketing eficazes, aliados a Gestão de Academia, que consiga suprir a necessidade e o desejo de uma população que almeja mais, em que não importa se a academia vai custar mais caro do que estava previsto, contanto que um serviço de qualidade venha junto no pacote.


Relacionados

Posicionamento mercadológico para Academias

Posicionamento mercadológico para Academias

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Sua Academia Pode Tirar Nota 10 no Verão, Carnaval e o ano Todo

Homenagem da Acade ao Dia do Profissional de Educação Física

Homenagem da Acade ao Dia do Profissional de Educação Física