Compreender como os fenômenos e incertezas da economia vai se desenrolar afeta diretamente no sucesso da academia, porque ela depende de como está à situação e percepção financeira das pessoas.
E afinal, como as pessoas estão pensando ou descreveriam sobre a situação econômica do país? O instituto de pesquisa mercadológico IPSOS em sua pesquisa global identificou que, em junho, apenas 20% da população brasileira qualifica como boa ou muito boa, sendo que a média mundial é quase 40%. Ou seja, o mau pressentimento financeiro virou pessimismo e insegurança para a maioria das pessoas.
Com o orçamento baixo, alguns gastos podem ser cortados para equilibrar a economia familiar, um destes cortes no orçamento pode ser o custo com mensalidades nas academias, ou desmotivar novos clientes a investir e entrar na academia, por exemplo.
Reflexo disso, é que muitas academias não estavam preparadas para a baixa frequência de clientes e de visitas, durante o evento festivo da Copa do Mundo, o que dificultou a retenção e conquista de novos clientes. Tanto que foi um tema recorrente em nossas palestras.
Calendário Reduzido
Sabemos que as academias estão enfrentando grandes desafios, em 2014, por ser o ano que só tem 9 meses, isso mesmo apenas 9 meses… Economicamente falando temos 3 meses complicados:
1- Carnaval: as academias sofrem com a época de baixas no mês do carnaval e ele já tradicionalmente atrasa também o andamento e investimento no país;
2- Copa: além de ter ficado difícil manter a frequência dos clientes no mês da Copa, que sugou todas as atenções para o evento, o país arcou com mais custos do que benefícios;
3- Eleições: e agora, faltando poucos dias para as eleições, ela contribuirá com mais um mês de ansiedades e incertezas. E se a academia não estiver preparada para mais esse novo período de turbulência, com as eleições, as consequências podem ser irreversíveis.
Com um calendário reduzido, o desenvolvimento do país fica comprometido, cria instabilidade no mercado e, consequentemente, o mundo dos negócios tem o fluxo de caixa impactado drasticamente, o mesmo acontece dentro das academias.
O reflexo das incertezas é aumento da inflação estimado em 6%, sendo maior que a expectativa de crescimento, que é de apenas 1,8%, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Esses dois fatores afetam diretamente na economia, pois eleva o custo de vida das pessoas, ou seja, as pessoas sentem e reclamam que tudo está mais caro e começam a parar de consumir.
O segredo é estar preparado
É importante entender o que acontece quando os clientes saem do estágio de mau pressentimento e vira pessimismo sobre a sua economia. Eles sentem receio do aumento dos produtos e serviços, do risco de ficar desempregado, ou de acontecer imprevistos financeiros, e por isso param de investir ou gastar com novos bens, ou pior, cancelam serviços já adquiridos.
Para isso, é indicado estar atento na satisfação do cliente, para que ele considere a academia um beneficio de vida e não um custo que possa ser cortado.
A mesma situação serve para os novos clientes quanto para os atuais, o cliente que tem a percepção de que a academia é o local ideal para melhorar sua qualidade de vida, bem-estar e alcançar seus objetivos acaba dando mais valor ao que proporciona do que o preço.
Uma das soluções para alcançar isso é usar estratégias de Marketing eficazes, aliados a Gestão de Academia, que consiga suprir a necessidade e o desejo de uma população que almeja mais, em que não importa se a academia vai custar mais caro do que estava previsto, contanto que um serviço de qualidade venha junto no pacote.
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