• (11) 29353410 • (11) 29353413

Como ter uma Academia de Sucesso em 10 Passos

Como ter uma academia de sucesso em 10 passos

Quando se tem uma academia, ou se quer montar uma academia, alguns passos podem dar a direção para avaliar ou reavaliar o caminho para o sucesso que se quer atingir.

Alguns obstáculos e desafios podem atrapalhar a trajetória de como ter uma academia de sucesso, sendo uma boa hora fazer uma avaliação 360 graus sobre como está organizado e planejado os rumos do negócio.

1 ESPAÇO BEM PLANEJADO

Fachada desenvolvida pelo ACADE para a Academia Cia Do Exercício, no Rio de Janeiro.

Fachada desenvolvida pelo ACADE para a Academia Cia Do Exercício, no Rio de Janeiro.

A academia pode ser de pequeno, médio ou grande porte, ou seja, independente do seu tamanho a preocupação com o espaço físico é primordial para otimizar a quantidade de equipamentos aliado com a fácil circulação confortável dos alunos. O espaço planejado desde o lado de fora, com a calçada em ordem, até dentro com uma área suficiente para a troca nos vestiários, com todos esses elementos pode-se perceber a real capacidade da academia.

Lembre-se a fachada é um dos itens principais desse quesito, já que, ela é que chama atenção para que os visitantes entrem. Quanto mais atrativa a fachada, mais visitas, quanto mais visitas, mais vendas.

 

 

 

 

 

 

2 EQUIPAMENTOS

Para muitas academias este é o elemento primordial, de fato ele é importante mas não é principal causa de compra ou desistência da sua academia. Não necessariamente você precisa fazer loucuras insanas para ter o “Melhor equipamento do mercado”, ou o mais caro, faça isso somente se estiver dentro do seu planejamento e plano de negócios, do contrario compre um usado, pinte, coloque outro estofado, trabalhe dentro de suas possibilidades. Outro ponto é que, com a inserção de novas modalidades como funcional, crossfit entre outras, os aparelhos de musculação estão cada vez menos “na moda” quando se diz respeito a opinião do cliente claro, que é o que realmente importa, portanto, preocupe-se com esse item, mas só o suficiente. Nem demais e nem de menos!

 

3 ESCOLHA DE MODALIDADES

Como já dissemos no item 2, não é só de aparelhos que se vive uma academia, e certamente não é só isso que o cliente procura ou enxerga quando a escolhe. As modalidades que a academia oferece é um, e talvez o principal, atrativo. A escolha de quais modalidades oferecer devem levar em conta os aspectos da estrutura física, o preparo para aplicar tal modalidade e principalmente interesse do público. Muitos gestores acabam por escolher as modalidades que eles próprios gostam, não faça isso. Se você quer colocar uma nova modalidade em pauta na sua academia, a opinião do seu aluno e do seu futuro aluno é a que de fato importa.

Funcional & CrossFit ACADE

 

4 ANALISE A CONCORRÊNCIA

PostBlog_ConcorrêncaOlhar para o seu entorno é para compreender como está o mercado e não copiá-lo. As academias quando analisam a concorrência e tentam imitá-la, muitas vezes acabam entrando em uma guerra de preço, que como já falamos em nosso post, está não é uma das melhores estratégias para se posicionar no mercado. Olhar para a concorrência pode servir para descobrir oportunidades que ainda não são exploradas, ou que podem ser aprimoradas.

Por exemplo, se ao seu redor existe uma academia que já pega boa parte dos jovens do bairro porque não buscar um pública com idade mais avançada?
Ou se a Academia não oferece nenhum serviço (Low Coast) porque não oferecer um serviço totalmente diferenciado, com massagem, coaching e etc. cobrando até 3 ou 4x mais?

Lembre-se da frase de Walt Disney – “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é melhor”

 

Diferencie-se da Concorrência5 ESCOLHA DE PÚBLICO ALVO

As pessoas são diferentes e tem objetivos diferentes. O que antes era uma atividade na academia associada apenas aos jovens com interesse em melhorar a aparência e o vigor físico, hoje vem ganhando adeptos de todas as idades e com diversas necessidades. Há aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, combater o estresse, dentre outros.

Você precisa ser uma academia diferente se quiser ter sucesso em 2017. Academias convencionais tendem a ter cada vez mais dificuldades porque querem atender ‘todo mundo’, hoje as pessoas querem se sentir especiais, sentir que aquele serviço foi feito especialmente para suas necessidades e desejos.

Definir qual será o perfil do público atendido é uma boa estratégia para se diferenciar nesse setor.

 

6 CALCULE O CUSTO-BENEFÍCIO

É hora de uma reflexão financeira, avaliando se a academia oferecerá só musculação ou também aulas de ioga, ginástica e luta ou qualquer outra modalidade, para considerar que cada serviço necessita de custos com profissionais qualificados e a manutenção da aparelhagem e do local deverão ser levados em consideração.

Calculando os custos, pode-se fazer uma projeção de cenários, desde o número de matriculas para cobrir os gastos até o quanto poderia ser o lucro com a academia mais cheia, e assim fazer um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é essencial, seja numa academia nova, ou mesmo se você esta entrando em um novo ano. Vale a pena colocar modalidade X? Tirar modalidade Y? Estas são perguntas que você deve se fazer constantemente, desta forma você se mantém próximo do custo benefício mais apropriado para seu negócio.

 

7 INVISTA NO MARKETING DA SUA ACADEMIA

O marketing é mais complexo do que uma simples divulgação em um folheto. Pensar no marketing da sua academia é avaliar todos os aspectos da sua marca, como ela está inserida no planejamento de sua comunicação, como aproveitar o ambiente que você está no mercado para ter um posicionamento mercadológico, quais são os seus diferenciais, para te ajudar nisso, temos disponível um e-book gratuito de Marketing para Academia, de como trabalhar os serviços que a sua academia oferece para promover de forma eficiente.

Marketing Para Academias

Pense que você deve ter a mão sempre a ciencia de que seu preço, o que você oferece e como você divulga são C-R-U-C-I-A-I-S!
Para te ajudar, algumas dicas importantes:

1)Tente simplificar seus planos. Esse negócio de “Aula 1 com aula 2 + musculação é R$ X,XX” ou “1 vez por semana ginástica + Lutas 3 vezes por semana é R$ X,XX – Mas se quiser colocar ginástica 2x por semana tem que inserir mais R$ x,xx” complica muito a tomada de decisão do seu cliente.

2) O marketing convencional funciona cada vez menos, você precisa evoluir! Tem que dominar o marketing digital, e pra isso, também temos um ebook grátis para te ajudar.

3) Lembre-se, sua promoção, ou seja, sua forma de divulgação NÃO PODE se basear somente no preço. É preciso ter mais atrativos.

4) Crie produtos. Produtos para emagrecimento, para noivas, para casamento, para atletas, para crianças sedentária, para idosos… As possibilidades são literalmente INFINITAS.

 

8 EQUIPE TREINADA

A qualificação profissional na hora de contratar é importante, mas nem sempre ela vem com a total qualidade pretendida, e é para isso que serve o desenvolvimento profissional através de treinamentos, para a equipe compreender os objetivos e a maneira que a academia pretende alcançar. Avalie do que a sua equipe necessita, e você , como líder, avaliar os aspectos que pode melhorar para gerenciar a equipe e o negócio.

Além disso você deve sempre manter sua equipe treinada, essa é responsabilidade do gestor. Da equipe de vendas, passando pela equipe técnica e até a equipe de limpeza, todos devem ser treinados para assegurar o melhor atendimento junto ao cliente. Para te ajudar nisso, temos aqui, mais um ebook sobre treinamento de vendas.

 

9 PARTICIPE DE EVENTOS

Essa é uma ótima forma de estreitar laços com fornecedores, ter uma atualização profissional e realizar parcerias. Além de ficar por dentro das novas tecnologias, tendências, expectativas do mercado, é possível ter acesso a custos menores nesses eventos.

 

10 PARCEIROS

O dono e gestor de academia por uma vontade de melhorar o seu negócio e obter mais sucesso pode procurar Consultorias e Assessorias que deem dicas e treinamentos para a equipe, para aprimorar as vendas, fidelização, retenção, controle financeiro, planejamento, marketing e gestão.

A Acade Gestão de Academias além de oferecer todos estes serviços ela acompanha e auxilia todos os passos para a sua academia alcançar o sucesso.

 

Como ter uma academia de sucesso em 10 passos

Quando se tem uma academia, ou se quer montar uma academia, alguns passos podem dar a direção para avaliar ou reavaliar o caminho para o sucesso que se quer atingir.

Alguns obstáculos e desafios podem atrapalhar a trajetória de como ter uma academia de sucesso, sendo uma boa hora fazer uma avaliação 360 graus sobre como está organizado e planejado os rumos do negócio.

1 ESPAÇO BEM PLANEJADO

Fachada desenvolvida pelo ACADE para a Academia Cia Do Exercício, no Rio de Janeiro.

Fachada desenvolvida pelo ACADE para a Academia Cia Do Exercício, no Rio de Janeiro.

A academia pode ser de pequeno, médio ou grande porte, ou seja, independente do seu tamanho a preocupação com o espaço físico é primordial para otimizar a quantidade de equipamentos aliado com a fácil circulação confortável dos alunos. O espaço planejado desde o lado de fora, com a calçada em ordem, até dentro com uma área suficiente para a troca nos vestiários, com todos esses elementos pode-se perceber a real capacidade da academia.

Lembre-se a fachada é um dos itens principais desse quesito, já que, ela é que chama atenção para que os visitantes entrem. Quanto mais atrativa a fachada, mais visitas, quanto mais visitas, mais vendas.

 

 

 

 

 

 

2 EQUIPAMENTOS

Para muitas academias este é o elemento primordial, de fato ele é importante mas não é principal causa de compra ou desistência da sua academia. Não necessariamente você precisa fazer loucuras insanas para ter o “Melhor equipamento do mercado”, ou o mais caro, faça isso somente se estiver dentro do seu planejamento e plano de negócios, do contrario compre um usado, pinte, coloque outro estofado, trabalhe dentro de suas possibilidades. Outro ponto é que, com a inserção de novas modalidades como funcional, crossfit entre outras, os aparelhos de musculação estão cada vez menos “na moda” quando se diz respeito a opinião do cliente claro, que é o que realmente importa, portanto, preocupe-se com esse item, mas só o suficiente. Nem demais e nem de menos!

 

3 ESCOLHA DE MODALIDADES

Como já dissemos no item 2, não é só de aparelhos que se vive uma academia, e certamente não é só isso que o cliente procura ou enxerga quando a escolhe. As modalidades que a academia oferece é um, e talvez o principal, atrativo. A escolha de quais modalidades oferecer devem levar em conta os aspectos da estrutura física, o preparo para aplicar tal modalidade e principalmente interesse do público. Muitos gestores acabam por escolher as modalidades que eles próprios gostam, não faça isso. Se você quer colocar uma nova modalidade em pauta na sua academia, a opinião do seu aluno e do seu futuro aluno é a que de fato importa.

Funcional & CrossFit ACADE

 

4 ANALISE A CONCORRÊNCIA

PostBlog_ConcorrêncaOlhar para o seu entorno é para compreender como está o mercado e não copiá-lo. As academias quando analisam a concorrência e tentam imitá-la, muitas vezes acabam entrando em uma guerra de preço, que como já falamos em nosso post, está não é uma das melhores estratégias para se posicionar no mercado. Olhar para a concorrência pode servir para descobrir oportunidades que ainda não são exploradas, ou que podem ser aprimoradas.

Por exemplo, se ao seu redor existe uma academia que já pega boa parte dos jovens do bairro porque não buscar um pública com idade mais avançada?
Ou se a Academia não oferece nenhum serviço (Low Coast) porque não oferecer um serviço totalmente diferenciado, com massagem, coaching e etc. cobrando até 3 ou 4x mais?

Lembre-se da frase de Walt Disney – “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é melhor”

 

Diferencie-se da Concorrência5 ESCOLHA DE PÚBLICO ALVO

As pessoas são diferentes e tem objetivos diferentes. O que antes era uma atividade na academia associada apenas aos jovens com interesse em melhorar a aparência e o vigor físico, hoje vem ganhando adeptos de todas as idades e com diversas necessidades. Há aqueles que buscam melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, combater o estresse, dentre outros.

Você precisa ser uma academia diferente se quiser ter sucesso em 2017. Academias convencionais tendem a ter cada vez mais dificuldades porque querem atender ‘todo mundo’, hoje as pessoas querem se sentir especiais, sentir que aquele serviço foi feito especialmente para suas necessidades e desejos.

Definir qual será o perfil do público atendido é uma boa estratégia para se diferenciar nesse setor.

 

6 CALCULE O CUSTO-BENEFÍCIO

É hora de uma reflexão financeira, avaliando se a academia oferecerá só musculação ou também aulas de ioga, ginástica e luta ou qualquer outra modalidade, para considerar que cada serviço necessita de custos com profissionais qualificados e a manutenção da aparelhagem e do local deverão ser levados em consideração.

Calculando os custos, pode-se fazer uma projeção de cenários, desde o número de matriculas para cobrir os gastos até o quanto poderia ser o lucro com a academia mais cheia, e assim fazer um planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é essencial, seja numa academia nova, ou mesmo se você esta entrando em um novo ano. Vale a pena colocar modalidade X? Tirar modalidade Y? Estas são perguntas que você deve se fazer constantemente, desta forma você se mantém próximo do custo benefício mais apropriado para seu negócio.

 

7 INVISTA NO MARKETING DA SUA ACADEMIA

O marketing é mais complexo do que uma simples divulgação em um folheto. Pensar no marketing da sua academia é avaliar todos os aspectos da sua marca, como ela está inserida no planejamento de sua comunicação, como aproveitar o ambiente que você está no mercado para ter um posicionamento mercadológico, quais são os seus diferenciais, para te ajudar nisso, temos disponível um e-book gratuito de Marketing para Academia, de como trabalhar os serviços que a sua academia oferece para promover de forma eficiente.

Marketing Para Academias

Pense que você deve ter a mão sempre a ciencia de que seu preço, o que você oferece e como você divulga são C-R-U-C-I-A-I-S!
Para te ajudar, algumas dicas importantes:

1)Tente simplificar seus planos. Esse negócio de “Aula 1 com aula 2 + musculação é R$ X,XX” ou “1 vez por semana ginástica + Lutas 3 vezes por semana é R$ X,XX – Mas se quiser colocar ginástica 2x por semana tem que inserir mais R$ x,xx” complica muito a tomada de decisão do seu cliente.

2) O marketing convencional funciona cada vez menos, você precisa evoluir! Tem que dominar o marketing digital, e pra isso, também temos um ebook grátis para te ajudar.

3) Lembre-se, sua promoção, ou seja, sua forma de divulgação NÃO PODE se basear somente no preço. É preciso ter mais atrativos.

4) Crie produtos. Produtos para emagrecimento, para noivas, para casamento, para atletas, para crianças sedentária, para idosos… As possibilidades são literalmente INFINITAS.

 

8 EQUIPE TREINADA

A qualificação profissional na hora de contratar é importante, mas nem sempre ela vem com a total qualidade pretendida, e é para isso que serve o desenvolvimento profissional através de treinamentos, para a equipe compreender os objetivos e a maneira que a academia pretende alcançar. Avalie do que a sua equipe necessita, e você , como líder, avaliar os aspectos que pode melhorar para gerenciar a equipe e o negócio.

Além disso você deve sempre manter sua equipe treinada, essa é responsabilidade do gestor. Da equipe de vendas, passando pela equipe técnica e até a equipe de limpeza, todos devem ser treinados para assegurar o melhor atendimento junto ao cliente. Para te ajudar nisso, temos aqui, mais um ebook sobre treinamento de vendas.

 

9 PARTICIPE DE EVENTOS

Essa é uma ótima forma de estreitar laços com fornecedores, ter uma atualização profissional e realizar parcerias. Além de ficar por dentro das novas tecnologias, tendências, expectativas do mercado, é possível ter acesso a custos menores nesses eventos.

 

10 PARCEIROS

O dono e gestor de academia por uma vontade de melhorar o seu negócio e obter mais sucesso pode procurar Consultorias e Assessorias que deem dicas e treinamentos para a equipe, para aprimorar as vendas, fidelização, retenção, controle financeiro, planejamento, marketing e gestão.

A Acade Gestão de Academias além de oferecer todos estes serviços ela acompanha e auxilia todos os passos para a sua academia alcançar o sucesso.

 


Relacionados

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

Economia vai mal e o que a sua academia tem haver com isso?

Como Se Defender das Quedas de Visitas na Sua Academia

Como Se Defender das Quedas de Visitas na Sua Academia

Facebook para Academias – Conquistando e Fidelizando Alunos

Facebook para Academias – Conquistando e Fidelizando Alunos